Olá!
Você sabia que alguns brinquedos, jogos e brincadeiras tradicionais tem origens surpreendentes?
Eles surgiram através dos povos que deram origem à nossa civilização.
No mundo cada vez mais informatizado, a tendência é que muitas brincadeiras tradicionais percam espaço nas preferências das crianças.
Mas, os jogos e brinquedos têm um valor cultural inestimável, e o seu lugar já está garantido na nossa cultura.
A brincadeira tradicional é o exercício físico que agrega valores e virtudes à nossa vida.
No Brasil existem muitas brincadeiras tradicionais muito divertidas, uma delas é a estátua.
Você já brincou de Estátua?
Você conhece as regras?
Atividade 1
Assista ao vídeo abaixo e convide sua família para assistir também. 🙂
Atividade 2
Para aumentar a diversão conheça uma forma diferente de brincar de estátua.
Assista ao vídeo abaixo:
Atividade 3
Você sabe como a brincadeira Estátua é organizada?
Para que tudo dê certo no momento de brincar, é necessário que você siga alguns passos:
Primeiro escolha um espaço onde as pessoas possam se movimentar sem esbarrar ou tropeçar em móveis ou objetos.
Depois defina com qual música vocês irão brincar.
Escolha quem será o Mestre. Ele será o responsável por parar a música e observar se todos estão realmente parados, como uma estátua.
Aquele que se mexer primeiro sairá da brincadeira.
O participante que não for eliminado é o vencedor.
Brinque muito!
Componente | Habilidades |
Ed. Física (Jogos e brincadeiras) | Objeto de Conhecimento: Brincadeiras e jogos da cultura popular, presentes no contexto comunitário e regional: Conceito História Valores Regras (GO-EF03EF01) Experimentar e fruir diferentes brinquedos, brincadeiras e jogos populares do Brasil e do mundo, de diferentes características, principalmente as cooperativas, contemplando os de matrizes indígenas e africanas, reconhecendo, respeitando e valorizando a importância desses no patrimônio histórico cultural. (GO-EF03EF02) Planejar e utilizar estratégias para possibilitar a participação segura de todos os estudantes em brinquedos, brincadeiras e jogos populares do Brasil, de matriz indígena e africana. (GO-EF03EF23) Identificar as transformações histórico-culturais, valores, regras e significados presentes nos jogos, brinquedos e brincadeiras da cultura popular. Arte/ Teatro Objetos de conhecimento/ conteúdo: Matrizes Estéticas e Culturais/ Brinquedos, brincadeiras, jogos, danças, canções e histórias de diferentes matrizes estéticas e culturais. |
Arte/ Teatro | (GO-EF01AR24) Conhecer e experimentar brinquedos, brincadeiras, jogos, danças, canções e histórias de diferentes matrizes estéticas e culturais. (GO-EF02AR24) Conhecer e experimentar brinquedos, brincadeiras, jogos, danças, canções e histórias de diferentes matrizes estéticas e culturais. |
Ciclo da Infância ABC, Corpo, Expressão e Movimento, 3º ano C
Créditos: Regime de Colaboração – Coordenação Estadual de Implementação da BNCC no Estado de Goiás.