You are currently viewing Jogos e brincadeiras

Jogos e brincadeiras

Olá!

Você sabia que alguns brinquedos, jogos e brincadeiras tradicionais tem origens surpreendentes?

Eles surgiram através dos povos que deram origem à nossa civilização.
No mundo cada vez mais informatizado, a tendência é que muitas brincadeiras tradicionais percam espaço nas preferências das crianças.

Mas, os jogos e brinquedos têm um valor cultural inestimável, e o seu lugar já está garantido na nossa cultura.

A brincadeira tradicional é o exercício físico que agrega valores e virtudes à nossa vida.
No Brasil existem muitas brincadeiras tradicionais muito divertidas, uma delas é a estátua.

Você já brincou de Estátua?

Você conhece as regras?

Atividade 1

Assista ao vídeo abaixo e convide sua família para assistir também. 🙂

Clique Na Imagem Para Assistir

Atividade 2

Para aumentar a diversão conheça uma forma diferente de brincar de estátua.
Assista ao vídeo abaixo:


Fonte: Youtube. Canal: Prof Guilherme Ferreira
Link: https://youtu.be/D-KNKYvHMo4

Atividade 3

Você sabe como a brincadeira Estátua é organizada?

Para que tudo dê certo no momento de brincar, é necessário que você siga alguns passos:

 Primeiro escolha um espaço onde as pessoas possam se movimentar sem esbarrar ou tropeçar em móveis ou objetos.
 Depois defina com qual música vocês irão brincar.
 Escolha quem será o Mestre. Ele será o responsável por parar a música e observar se todos estão realmente parados, como uma estátua.
 Aquele que se mexer primeiro sairá da brincadeira.
 O participante que não for eliminado é o vencedor.

Brinque muito!


ComponenteHabilidades
Ed. Física
(Jogos e
brincadeiras)
Objeto de Conhecimento: Brincadeiras e jogos da cultura popular,
presentes no contexto comunitário e regional: Conceito História
Valores Regras
(GO-EF03EF01) Experimentar e fruir diferentes brinquedos,
brincadeiras e jogos populares do Brasil e do mundo, de diferentes
características, principalmente as cooperativas, contemplando os de
matrizes indígenas e africanas, reconhecendo, respeitando e
valorizando a importância desses no patrimônio histórico cultural.
(GO-EF03EF02) Planejar e utilizar estratégias para possibilitar a
participação segura de todos os estudantes em brinquedos,
brincadeiras e jogos populares do Brasil, de matriz indígena e africana.
(GO-EF03EF23) Identificar as transformações histórico-culturais,
valores, regras e significados presentes nos jogos, brinquedos e
brincadeiras da cultura popular.
Arte/ Teatro
Objetos de conhecimento/ conteúdo: Matrizes Estéticas e Culturais/
Brinquedos, brincadeiras, jogos, danças, canções e histórias de
diferentes matrizes estéticas e culturais.
Arte/ Teatro(GO-EF01AR24) Conhecer e experimentar brinquedos, brincadeiras,
jogos, danças, canções e histórias de diferentes matrizes estéticas e
culturais.
(GO-EF02AR24) Conhecer e experimentar brinquedos, brincadeiras,
jogos, danças, canções e histórias de diferentes matrizes estéticas e
culturais.
Ciclo da Infância ABC, Corpo, Expressão e Movimento, 3º ano C

Ciclo da Infância ABC, Corpo, Expressão e Movimento, 3º ano C

Créditos: Regime de Colaboração – Coordenação Estadual de Implementação da BNCC no Estado de Goiás.