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Educação Física – Jogo Batalha Naval e o Plano Cartesiano

Oi, galerinha! Vocês sabem que o jogo “Batalha Naval” permite explorar as coordenadas cartesianas e facilita a assimilação do conceito de “Plano Cartesiano”? A brincadeira surgiu no início do século XX, mas a versão em tabuleiro só foi criada em 1967. Soldados russos criaram o jogo na 1ª Guerra Mundial. Na versão original, dois adversários desenhavam, em folhas de papel, navios posicionados em um mar imaginário quadriculado. Ganhava quem descobrisse primeiro às coordenadas das embarcações do oponente. Nos anos 20, o passatempo se tornou popular entre prisioneiros e soldados no intervalo dos combates. Em 1931, apareceu nos EUA à primeira versão comercial, ainda em papel, chamada Salvo.

É hora de brincar de Batalha Naval Matemática. Leia as regras com bastante atenção, confeccione o seu jogo e convide alguém para jogar com você. Pronto para a diversão?!

A brincadeira surgiu no início do século XX, mas a versão em tabuleiro só foi criada em 1967. Soldados russos criaram o jogo na 1ª Guerra Mundial. Na versão original, dois adversários desenhavam, em folhas de papel, navios posicionados em um mar imaginário quadriculado. Ganhava quem descobrisse primeiro às coordenadas das embarcações do oponente. Nos anos 20, o passatempo se tornou popular entre prisioneiros e soldados no intervalo dos combates. Em 1931, apareceu nos EUA à primeira versão comercial, ainda em papel, chamada Salvo.

Batalha Naval

Material utilizado:
Uma cartela

Dois conjuntos de fichas com resultados da tabuada de 8, 9 e 10.

Pinte o fundo de uma cartela de vermelho

Número de participantes: 2
REGRAS DO JOGO:
• Recorte as fichas com os valores das tabuadas de 8, 9 e 10.
• Um jogador fica com as fichas que tiverem o fundo vermelho e outro com a que tiver o fundo branco.
• Antes de iniciar o jogo deve-se estabelecer o total de fichas que será usado (10, 20 ou 30 fichas para cada jogador participante).

• Em seguida, os jogadores distribuem as fichas em suas cartelas da maneira que achar conveniente e de modo que um não veja a distribuição do outro (os competidores devem sentar-se frente a frente a uma distância razoável).

• O primeiro jogador, determinado por sorteio, dá um tiro, ou seja, escolhe um número de 1 a 7 e uma letra de A a J, por exemplo F3.

• O segundo jogador deve, então, verificar se em sua cartela, no local de união entre a letra F e o número 3, há uma ficha. Se houver, ele diz qual é o número para que o jogador que deu o tiro efetue a multiplicação correspondente. Por exemplo: se em F3 houver uma ficha com o número 80, ele deve dizer 8 x 10 ou 10 x 8.

• Se acertar a multiplicação, o primeiro jogador pega para si a ficha do adversário, deixando-a ao seu lado. Se errar, o adversário fica com a ficha.

• O segundo jogador procede da mesma maneira.

• Vence quem obter o maior número de fichas.

OBSERVAÇÕES IMPORTANTES:

→ Cada jogador tem direito a apenas um tiro.
→ Quando o jogador der um tiro e não houver fichas no local escolhido, o adversário diz água e prossegue o jogo dando o seu tiro.
→ A letra e o número correspondente ao tiro na água devem ser anotados numa folha à parte, para que o jogador não dê esse tiro novamente.

Disponível em  https://educador.brasilescola.uol.com.br/estrategias-ensino/batalha-naval.htm


Proponentes-Professores:Luciana Monsef Ferreira
Instituição Educacional:Escola Municipal Maria Clara Machado
CRE:Brasil Di Ramos Caiado
Referências – texto elaborado com fins pedagógicos.https://educador.brasilescola.uol.com.br/estrategias-ensino/batalha-naval.htm
https://super.abril.com.br/mundo-estranho/como-surgiu-o-jogo-batalha-naval/