Olá, estudante!
Esta videoaula de Língua Inglesa foi veiculada na TV no dia 22/03/2021 (Segunda-feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.
Para essa primeira aula do ano teremos a oportunidade de conhecer algumas palavras e expressões que podem ser utilizadas em uma apresentação pessoal em Inglês.
Assista a videoaula abaixo, com a temática – Informações pessoais e características relacionadas a gostos, preferências, rotinas e ações em progresso
*Hello students, how are you?
Quando estudamos a Língua Inglesa nos deparamos com diversos assuntos, tópicos gramaticais, temas diversos e com um vasto vocabulário. Este vocabulário pode e deve estar atrelado a esses vários assuntos que envolvem a língua e, principalmente, a nós mesmos que a utilizamos. Mas algumas perguntas que perpassam na cabeça das pessoas que estão aprendendo essa língua são: Por onde começar a estudar? Por qual assunto? O que devo saber/conhecer primeiro? Uma possível resposta para essas indagações se relaciona ao fato de perceber as nossas necessidades enquanto falantes.
Partindo desse pressuposto, podemos inferir que nossa maior necessidade em aprender um novo idioma está ligada ao fato de sabermos falar de nós mesmos, de nos apresentarmos e de nos reconhecermos. Sendo assim, nessa aula, iremos aprender algumas palavras e expressões básicas e simples, em Inglês, que podemos usar quando precisamos nos apresentar.
Frases como:
Meu nome é….
Olá, como vai você?
Estou bem, obrigado!
Tenho …. anos de idade.
Eu estudo na escola …..
Eu gosto de ….
Eu não gosto de ……. Etc.
E como seriam essas frases em Inglês? Vamos observar como elas são pronunciadas para que assim a gente entenda o que é fundamental em uma apresentação, em Inglês!
Observe os exemplos:
My name is…… (Meu nome é……)
Hello, how are you? I am fine (Olá, como vai você? Eu estou bem)
I am ……. years old (Eu tenho…..anos de idade)
I study at ….. (Eu estudo na….)
I like….. (Eu gosto….)
I don´t like…. (Eu não gosto….)
Goodbye (Tchau)
Para praticarmos e exemplificarmos mais ainda nossa apresentação inicial, vamos utilizar agora dois grupos de vocabulário: animais e frutas. Como você já está no 6º ano, acredito que saiba o nome de vários animais e frutas em Inglês. Vamos praticar um pouco desses vocabulários?!
Atividade
Questão 1 – Agora, chegou o momento de unir essas informações, tanto as frases que podemos utilizar quanto os vocabulários apresentados. Para exemplificar, observe o pequeno parágrafo que ilustra a apresentação do personagem Pedro.
My name is Pedro
Hello, how are you? I am fine! My name is Pedro Silva, I am 12 (twelve) years old and I study at Laurindo Sobreira do Amaral. My parents´ names are João and Ana, and I have one brother, Carlos and one sister, Ana Carolina. I like animals, examples: cats, dogs and rabbits, but I don´t like snakes and frogs. I like fruits, examples: grapes, oranges and strawberries, but I don´t like bananas, lemons and apples.
Good bye!
Agora é a sua vez de praticar!! Utilize o vocabulário que estudamos hoje e escreva um pequeno parágrafo se apresentando em Inglês, em seguida, leia em voz alta para seus pais, irmãos e até mesmo para seus amigos!
Espero que você se divirta!!!
Um forte abraço and goodbye!!
Professor, essa aula segue a Matriz Curricular das Habilidades Estruturantes 2021-2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 147/2020 Dirped).
Habilidades estruturantes
(GO-EF05LI16) Compartilhar suas atividades cotidianas, utilizando recursos linguísticos diversos, para interagir em língua inglesa em situações comunicativas.
(EF06LI17-A) Utilizar recursos linguísticos referentes a temas familiares, escola, família, rotina diária, para aprimorar interações discursivas por meio da oralidade e/ou escrita.
Todas as imagens estão disponíveis em Pixabay: https://pixabay.com/pt/ e foram acessadas em fevereiro/2021.