Você já pensou sobre a origem dos produtos que consumimos em casa? De onde eles vêm? De onde vem e quem produz os objetos e alimentos utilizados e consumidos no nosso dia a dia? Você sabe a diferença entre Zona Urbana e Zona Rural? Fique atento para aprender mais sobre esse assunto.
Atividade 1
Assista ao vídeo: Chico Bento em: Na roça é diferente – Turma da Mônica (1990)
Agora que você já conheceu algumas diferenças entre o espaço urbano e rural. Elabore em seu caderno uma história em quadrinhos em que você apresente a cidade onde mora ao seu colega. Não se esqueça de relatar os seus lugares preferidos!
Atividade 2
Leia o texto abaixo, caso não consiga sozinho peça auxílio ao seu responsável.
Zona Urbana e Zona Rural
Há pessoas que moram na cidade, outras que moram no campo. As pessoas que moram na cidade formam a comunidade urbana e as pessoas que vivem no campo formam a comunidade rural. Na comunidade urbana, há muitas coisas em comum, por exemplo, alguns serviços como eletricidade, água e esgoto tratados, transportes coletivos, comunicação, rede de bancos e um comércio muito variado. Nas cidades, as casas ou apartamentos são construídos bem junto uns dos outros. A zona rural, também chamada de campo, é a região que fica fora da cidade. As pessoas vivem no campo em sítios, chácaras, fazendas, etc. As casas da zona rural não são construídas perto uma das outras. A maioria das pessoas que vivem na comunidade rural trabalha cuidando da lavoura e do gado. As que cuidam da lavoura são chamadas de agricultores ou lavradores. Elas trabalham na terra, plantam, colhem e vendem os produtos. Quem cria os animais como bois, cavalos, cabras, porcos, aves são chamadas pecuaristas. As formas de diversão e distração das pessoas variam muito de um lugar par o outro. É muito importante que todas as pessoas procurem se divertir e distrair para poder manter a saúde mental e física. Nas cidades há formas para as pessoas se distraírem: cinemas, teatro, zoológico, parques, televisão, etc. No campo, onde a vida é mais simples e não existem muitas escolhas para diversão, as pessoas se divertem pescando, andando a cavalo, tomando banho de rio, cachoeira, frequentando rodeios, bailes, etc. Na cidade ou no campo as pessoas podem se distrair lendo bons livros, fazendo passeios a pé, conversando.
Disponível em: ttps://www.smartkids.com.br/trabalho/zona-urbana-e-zona-rural (acesso em 13 de agosto de 2020)
Após a análise do texto, realize a atividade abaixo em seu caderno. Poderá ser utilizadas palavras ou imagens:
Atividade 3
Faça a leitura do mapa mental:
* Mapa mental por Rafaela Sousa
Professora de Geografia
Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/espaco-urbano-rural.htm (acesso em 13 de agosto de 2020)
Conseguiu compreender a diferença do espaço urbano e rural por meio do mapa mental?
Agora é hora de praticar.
1-Responda às perguntas a seguir, anote as respostas em seu caderno:
a. O que diferencia a zona rural da zona urbana?
b. Existe uma interdependência entre o campo e a cidade? JUSTIFIQUE sua resposta.
Atividade 4
Você já teve curiosidade de saber de onde vêm os alimentos que comemos? Alguns alimentos possuem embalagens com rótulos que nos dão dicas de onde e como o alimento foi produzido.
Leia o texto com o auxílio de seu responsável para obter mais informações: Disponível em:
Os alimentos industrializados passam por processos desde o campo até as indústrias. Veja como se dá a cadeia produtiva do leite: Disponível em:
Anote em seu caderno esse processo, não se esqueça de realizar os desenhos!
Agora é com você!
Escolha um alimento e registre o processo que ele passou até chegar ao consumidor.
Saiba Mais Referências:
Objeto de Conhecimento | Relação campo e cidade: Atividades socioeconômicas do campo e da cidade no espaço goiano Fluxos econômicos, de informações, de ideias e de pessoas no território goiano. |
Componente Curricular | Geografia |
Habilidades | (EF04GE04-A) Reconhecer as especificidades socioeconômicas do campo e da cidade no território goiano. (EF04GE04-B) Analisar a interdependência campo-cidade, considerando fluxos econômicos, de informações, de ideias e de pessoas. |
Proponentes/ Professores: | Leyriany Rodrigues Fraga |
Instituição Educacional: | Escola Municipal Bernardo Élis |
CRE: | Brasil Di Ramos Caiado |
Ensino Fundamenta – Ciclo da Infância – Turma D (4º ano) – Educação Ambiental e Saúde