Olá, estudante!
Esta videoaula de Língua Inglesa foi veiculada na TV no dia 14/06/2021 (Segunda-feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.
Na aula de hoje, teremos a oportunidade de perceber a Língua Inglesa em alguns contextos do dia a dia à luz dos conteúdos e conceitos gramaticais que temos estudado.
Assista a videoaula abaixo, com a temática – Informações pessoais e características relacionadas a gostos, preferências, rotinas e ações em progresso.
Hello students, tudo bem com vocês? How are you? My name is Thiago.
Bom, em algum momento você já se deparou com algum norte-americano na rua?
O que você faria se encontrasse um estrangeiro em uma lanchonete, em um supermercado, ou se alguém tocasse a campainha da sua casa e você percebesse que esta pessoa não fala Português? Qual seria sua primeira reação? Ou as primeiras palavras/frases/expressões que você diria em uma ocasião como esta?!
Na aula de hoje, eu gostaria de simular uma situação como esta!
Quando estamos aprendendo Inglês, ou até mesmo outro idioma, é bastante importante experimentar, ou pelo menos, tentar vivenciar situações que envolvam este outro idioma.
Sei que devido a Pandemia do novo coronavírus, nossas interações com outras pessoas, seja com os amigos, familiares, até mesmo entre pessoas desconhecidas, por meio de viagens, etc., ficaram interrompidas, mas, quero por meio dessa aula, propor situações para que você possa entender o que dizer e como interagir em situações assim! Vamos lá?!
Imagine que você está em um restaurante em outro país!
Ao entrar no restaurante, provavelmente um garçom te acompanharia até a mesa e ele lhe traria um cardápio. Cardápio em Inglês é MENU. Neste MENU você verá todas as opções que o restaurante oferece.
É importante frisar que em alguns restaurante, em outros países, antes de adentrar existe um sinal ou uma placa indicando a seguinte frase:
- Please wait to be seated (Por favor, aguarde para se sentar)
- In line (Em fila ou aguarde na fila)
Em seguida, quando chegar sua vez, alguém do restaurante irá te acompanhar até sua mesa. Ao se sentar, ele te apresentará seu cardápio (MENU)
Os cardápios (MENUS) são divididos em algumas categorias, observe:
Starters Soups and Salads Entreés | Aperitivos Sopas e Saladas Entradas ou Pratos Principais |
No prato principal (ENTREÉS), o cardápio pode te apresentar alguns tipos de carnes. Já parou para pensar como se fala bife, peixe, carne bovina ou frango em Inglês? Bom, observe esses nomes na tabela abaixo e que certamente aparecem em um cardápio.
Chicken Beef Pork Steak Seafood | Frango Carne bovina Porco Bife Frutos do mar |
Vamos a alguns exemplos de Frutos do mar (SEAFOOD)?
PEIXE (FISH) | CAMARÃO (SHRIMP) |
SALMÃO (SALMON) | LAGOSTA (LOBSTER) |
Outra categoria que você irá encontrar no cardápio é: acompanhamento (SIDES). Alguns exemplos de acompanhamentos são:
RICE (ARROZ) | POTATO (BATATA) |
BEANS (FEIJÃO) | FRENCH FRIES / CHIPS (BATATA FRITA) |
Outra categoria é: bebidas (BEVERAGES)
Veja na tabela alguns exemplos de bebidas (beverages):
Water Juice Coke Sodas Coffee | Água Suco Coca cola Refrigerantes Café |
E também, não podemos nos esquecer das deliciosas sobremesas (DESSERTS).
Bom, chegou o momento de fazer o seu pedido!! Ou em Inglês: It´s time to order!
TO ORDER = Fazer o seu pedido
Normalmente o garçom (WAITER) irá te questionar se você quer beber algo. Essa frase em Inglês é:
- Would you like something to drink? (Você gostaria de beber algo?)
Neste momento, você escolheria algo para beber, um exemplo em Inglês é:
- May I have a water, please. (Eu gostaria de uma água, por favor)
Vejo os demais exemplos da tabela:
May I have a …. | Juice (suco) Coke (coca cola) Water (água) Milkshake —- |
Cuidado para não usar a expressão: I WANT ! Aqui no Brasil é comum utilizarmos a expressão “EU QUERO”, a tradução literal é “I WANT”, mas, se você utiliza “I WANT” nos restaurantes fora do Brasil, soa grosseiro, como se você estivesse mandando alguém buscar o que você quer! No entanto, tome cuidado! A melhor expressão para esse momento é:
- MAY I HAVE … (Eu poderia ter…)
- CAN I HAVE … (Eu posso ter…)
- COULD I HAVE… (Eu poderia ter…)
- I WOULD LIKE A __________, PLEASE. (Eu gostaria de _________, por favor)
OBS: Não se esqueça de colocar o PLEASE (POR FAVOR), porque soa ainda mais educado!
Quando você desejar fazer o seu pedido, o garçom poderá te questionar. Normalmente, ele poderá te fazer a seguinte pergunta:
- Are you ready to order? (Você está pronto para pedir?)
- Yes, I am ready! (Sim, eu estou pronto!)
- No, I need a few more minutes, please! (Não, eu preciso de alguns minutos a mais, por favor!)
- No, I am not ready! (Não, eu não estou pronto!)
E quando você for pedir, é só se lembrar da estrutura “MAY I HAVE….” ou das outras exemplificadas, que tudo dará certo! Veja alguns exemplos:
MAY I HAVE A …. | Beef (Carne bovina) Rice and Bean (Arroz e feijão) Salad (Salada) French fries (Batata frita) Chicken (Frango) Desserts (Sobremesas) |
E antes de ir embora, claro, não podemos esquecer de pagar a conta! E como se pede a conta em Inglês?
- May I have the check please? (Eu poderia ter a conta?)
OBS: Na Europa, conta se fala BILL, ao contrário dos Estado Unidos que é CHECK.
ATIVIDADES
Vamos praticar um pouquinho!!
- Preencha as frases abaixo (diálogos) com o vocabulário adequado da tabela a seguir:
SHRIMP – COKE – RICE AND BEAN – ICE CREAM |
- Waiter: Would you like something to drink? (Você gostaria de algo para beber?)
You: May I have a __________________, please! (Eu gostaria de ____________________, por favor!)
- Waiter: What kind of seafood do you like? (Que tipo de fruto do mar que você gosta?)
You: I like ________________. (Eu gosto de ____________________)
- Waiter: Besides the steak, would you like a side? (Além do bife, você gostaria de algum acompanhamento?)
You: Yes, ___________________, please! (Sim, _______________________, por favor!)
- Water: What is your favorite desserts? (Qual sua sobremesa favorita?)
You: I love ______________________. (Eu amo _________________________).
Professor, essa aula segue a Matriz Curricular das Habilidades Estruturantes 2021-2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 147/2020 Dirped).
Habilidade estruturante
(GO-EF05LI16) Compartilhar suas atividades cotidianas, utilizando recursos linguísticos diversos, para interagir em língua inglesa em situações comunicativas.