You are currently viewing Língua Portuguesa – NÃO CONFUNDA T/D, P/B E F/V

Língua Portuguesa – NÃO CONFUNDA T/D, P/B E F/V

ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 2º ANO DOS ANOS INICIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL.

NÃO CONFUNDA T/D, P/B E F/V

TEMOS ESTUDADO CONTOS DE FADAS, NELES PODEMOS VER QUE CADA PALAVRA TEM PODER. POR ISSO, PRECISAMOS PRESTAR ATENÇÃO AOS SONS DAS LETRAS. ALGUMAS DELAS SÃO BEM PARECIDAS E PODEM MUDAR TUDO NA HISTÓRIA!

FIQUE SEMPRE ATENTO ÀS LETRAS QUE TÊM SONS PARECIDOS: T/D, P/B E F/V. ESSAS LETRAS, SE TROCADAS, PODEM CRIAR PALAVRAS DIFERENTES.

IMAGINE A CENA: A FADA DISSE QUE PRECISAVA DE UMA FACA, POIS QUERIA CORTAR UMA MAÇÃ, MAS ALGUÉM OUVIU ERRADO E TROUXE UMA VACA! QUE BAGUNÇA NO CASTELO! 

EM OUTRA AVENTURA, ALGUÉM OUVIU QUE O PRÍNCIPE CORREU PARA A  FILA, ELE QUERIA UM INGRESSO PARA O TEATRO, MAS UMA PESSOA OUVIU QUE ELE CORREU DA VILA. VEJA A CONFUSÃO QUE ISSO DARIA. JÁ IMAGINOU UM PRÍNCIPE CORRENDO E FUGINDO DA VILA ONDE MORA?

COM T E D, O CUIDADO É O MESMO. SE O MAGO PEDIU PARA O APRENDIZ TER TATO COM OS ANIMAIS ENCANTADOS, MAS O MENINO CONFUNDIU E ACHOU QUE O MAGO FALOU PARA ELE TER DADO OS ANIMAIS ENCANTADOS. AÍ JÁ VIU, A CONFUSÃO? QUANDO O MAGO CHEGAR TERÁ PROBLEMAS, NÃO ENCONTRARÁ NENHUM ANIMAL POR LÁ!

JÁ COM P E B, AS TROCAS TAMBÉM MUDAM TUDO. UM PRÍNCIPE PODE TER  UM PATO, MAS NÃO UM BATO. E A BRUXA GUARDA SUA POÇÃO EM UM POTE, NÃO EM UM BOTE.

Os slides também podem ser baixados diretamente do Canva, apenas depois de baixado é possível fazer alterações. Basta acessar o link: https://www.canva.com/design/DAG6dnYteP0/gqtwO5rqwRiwQ0AiBmMTQA/edit

ASSISTA A VIDEOAULA SOBRE ESSE ASSUNTO

Disponível em: https://youtu.be/S3AKeuBR4RQ

RESPONDA ÀS QUESTÕES.

QUESTÃO 1

LEIA O POEMA ABAIXO COM A AJUDA DA PROFESSORA.

Imagens criadas por IA com prompts de Andrielly Campos.

PODEMOS DIZER QUE O TEMA DESTE POEMA É

(A) A CONVIVÊNCIA ENTRE DUAS PARTES DIFERENTES DA MESMA PESSOA. 

(B) A AVENTURA DE SERES MÁGICOS QUE CAMINHAM E CANTAM NA CIDADE.

(C) O ENCONTRO ENTRE PERSONAGENS ENCANTADOS QUE PASSEIAM JUNTOS.

(D) A HISTÓRIA DE DUAS FIGURAS MÁGICAS QUE PROCURAM POEMAS NA LUA.

QUESTÃO 2

O POEMA FALA SOBRE OS PERSONAGENS

(A) VADA E BRUXA.

(B) FADA E PRUXA.

(C) FADA E BRUXA. 

(D) VADA E PRUXA.

QUESTÃO 3

QUAL A LETRA CORRETA PARA COMPLETAR AS PALAVRAS ABAIXO? P, B, F, V, T OU D?

QUESTÃO 4

TROQUE A PRIMEIRA LETRA DE CADA PALAVRA E FORME OUTRA. DEPOIS DESENHE O SIGNIFICADO DE CADA NOVA PALAVRA QUE VOCÊ FORMOU.

QUESTÃO 5

LEIA COM ATENÇÃO A FRASE ABAIXO. ALGUMAS LETRAS FORAM TROCADAS. TENTE DESCOBRIR E CORRIGIR A FRASE DE MODO A DEIXÁ-LA CORRETA.

“ERA UMA FEZ UM ENCONTRO ENTRE VADA E PRUXA, ACONTECEU UMA DROCA DA FARA E DA FASSOURA. UMA MAGIA DROCADA, QUE VIROU UMA FERDADEIRA BIADA.”

QUESTÃO 6

OBSERVE A IMAGEM ABAIXO E LEIA O BILHETE QUE A BRUXA DEIXOU PARA SUA APRENDIZ. QUE LIÇÃO PODEMOS TIRAR SOBRE A TROCA DE LETRAS EM PALAVRAS? 

HORA DE APRENDER BRINCANDO!

Disponível em: https://wordwall.net/pt/resource/14050571

Autoria:Andrielly Campos
Formação:Letras: Português / Inglês e Pedagogia
Componente Curricular:Língua Portuguesa
Objeto(s) de Conhecimento:Construção do sistema alfabético e da ortografia:
– Escrita de palavras: correspondência fonema-grafema regulares e irregulares.
– Memorização de grafia de palavras: relação fonema- grafema irregulares.
Habilidades:(EF02LP02-B) Remover e substituir sílabas iniciais, mediais ou finais para criar novas palavras.
(EF02LP03) Ler e escrever palavras com correspondências regulares diretas entre letras e fonemas (f, v, t, d, p, b) e correspondências regulares contextuais (c e q; e e o, em posição átona em final de palavra).
Descritor:D04 Identificar uma mesma palavra escrita em diferentes padrões gráficos.
D05 Identificar sons de sílabas iniciais, mediais ou finais que se repetem em palavras diferentes.
Referências: GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume II. Ensino Fundamental Anos Finais. CONSED; UNDIME, 2018. Disponível em <https://sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/27-documentos-gerais&gt&gt;> Acesso em 01/12/2025.

GOIÂNIA. Matriz de Referência da Avaliação Semestral, para os componentes curriculares de Língua Portuguesa e Matemática, 1º semestre. SME, 2023. >Acesso em 01/12/2025.

CARPANEDA, Isabella. A Conquista – Língua Portuguesa – Volume 2. São Paulo: Ftd, 2021.

PRADO, Angélica; HÜLLE, Cristina. Entrelaços – Língua Portuguesa – volume 2. São Paulo: Ftd, 2021.

SILVA, Cícero de Oliveira; SILVA, Elizabeth Gavioli De Oliveira; ABROMOVICK, Márcia Cristina. Aprender Juntos – Língua Portuguesa – 2º ano. 9. ed. São Paulo: Sm, 2021.