Olá, caro estudante!
Provavelmente, você já consumiu ou utiliza algum produto industrializado que foi fabricado no Brasil ou em outro país. O seu próprio computador e celular são frutos dos avanços tecnológicos decorrentes do processo de industrialização e da circulação de peças e produtos no comércio mundial.
Sem dúvida as inovações tecnológicas facilitam nossas rotinas diárias e, em muitos casos, permitem um crescimento econômico dos países que se destacaram no processo de industrialização, apesar dos seus impactos socioeconômicos e ambientais serem questionáveis.
Você já pensou sobre os impactos da industrialização no meio ambiente?
Assista ao vídeo: “Brasil Metal: Indústria e Sustentabilidade”
O processo de industrialização iniciou-se na Inglaterra, no século XVIII, provocando transformações na produção e na circulação de produtos. A Revolução Industrial modificou as relações de trabalho e a interação entre os seres humanos e o meio natural.
A industrialização se dispersou pelo mundo, primeiramente nos países europeus, seguidos por países da América, Ásia, Oceania e África. Contudo, esse modelo de crescimento econômico baseado no desenvolvimento industrial provocou enormes desequilíbrios sociais e ambientais, gerando o agravamento da degradação ambiental e da poluição.
Você já deve imaginar os efeitos nocivos para a saúde humana do processo de industrialização que não se preocupa com a degradação ambiental. No caso da queima de combustíveis fósseis, o ar pode ficar insalubre nas cidades, além de afetar o clima e acelerar o aquecimento global, entre outros impactos ambientais.
Agora responda algumas questões no seu caderno.
1. De acordo com o primeiro vídeo, qual o impacto ambiental da indústria siderúrgica na área do bioma Cerrado?
2. Quais são os tipos de doenças que afetam a população da China por conta da poluição atmosférica?
3. O que pode ser feito para reduzir os impactos ambientais da industrialização?
Para Saber Mais:
Leia o texto “A revolução industrial e a cidade”, extraído da obra de Lewis Munford (1991), para aprofundar seus conhecimentos sobre a revolução industrial e seus impactos socioeconômicos e ambientais.
Leia o texto “Industrialização e seus efeitos”, de Rodolfo Alves Pena, disponível no site Brasil Escola, para ampliar seus conhecimentos sobre a evolução da atividade industrial e os efeitos da industrialização sobre o espaço geográfico.
Bons estudos e até a próxima!
OBJETO DE CONHECIMENTO: | HABILIDADES |
Transformações do espaço na sociedade urbano-industrial. Impactos socioeconômicos e ambientais da industrialização na Europa, na Ásia e na Oceania. | (EF09GE10-A) Conhecer e analisar os impactos socioeconômicos e ambientais da industrialização na produção e na circulação de produtos e culturas na Europa, Ásia e Oceania. |
Educação Ambiental e Saúde – Geografia – Agrupamento I
Proponentes: Onofre Aurélio Neto – EM João Vieira da Paixão
Curadoria: Gabriel Ramos Paiva – EM Marechal Castelo Branco.
Ciclo da Adolescência – Turma H (8º ano) – Ed. Ambiental e Saúde