Olá! Você já ouviu falar sobre os índios? Eles foram os primeiros habitantes do Brasil. Eles vivem em grupos chamados tribos. Os índios tem vários costumes diferentes dos nossos, porém você sabia que vários de nossos hábitos são herdados da cultura indígena? Você gostaria de conhecer mais um pouquinho sobre essa etnia?
Atividade 1
Para começar, acesse o link abaixo e assista ao vídeo: O indiozinho – DóRéMiLá. Ele irá lhe explicar que quando os portugueses chegaram aqui no Brasil encontraram os índios. Os índios moram em ocas e várias ocas formam uma aldeia. Para caçar e pescar, usam arcos, flechas e lanças, feitos por eles mesmos. Eles pintam o corpo e se enfeitam com colares e penas coloridas. Suas festas são alegres, com muita música e a dança. A FUNAI é um órgão criado pelo governo para valorizar o índio. FUNAI significa: Fundação Nacional do Índio.
Agora, reflita e escreva no seu caderno uma lista explicando quais são as diferenças existentes entre os portugueses e os índios.
Atividade 2
Leia a resenha do livro: Tutu, o menino índio de autoria de Toni Brandão.
Ela narra a história de um indiozinho da nação Tutu que, desde seu crescimento, é tratado de maneira diferente dos outros meninos de sua sociedade. Um dia, é expulso de sua aldeia e mandado para a floresta em companhia de uma onça. O menino faz, então, uma viagem de aprendizado em busca de sua identidade e de seu destino.
Registre em seu caderno.
Depois que Tutu foi expulso da sua aldeia e mandado para a floresta em companhia de uma onça,o que ele encontrou durante a sua viagem? Use sua criatividade e escreva um parágrafo relatando.
Atividade3
O vídeo do link abaixo irá lhe ensinar a pronunciar, a contar e a cantar em inglês de 1 até 10 bem como se fala a palavra índio. Acesse o link e confira.
Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=urdg94V7NLE
Atividade 4
Agora que você aprendeu a contar de 1 a 10 e pronunciar a palavra índio em inglês. Convide algum membro da sua família para brincar de roda e cantar a música “Little Indians” com você.
Atividade 5
Você é show de bola! No seu caderno, desenhe uma aldeia indígena e 10 little indians.
Saiba Mais |Referências:
Componente Curricular | Língua Inglesa História Arte / Dança |
Objeto de Conhecimento | Repertório linguístico sobre o corpo humano em histórias curtas e músicas. Práticas somáticas, danças de roda, jogos e brincadeiras tradicionais e contemporâneas, contação de histórias dramatizadas. |
Habilidades | (GO-EF02LI04) Compreender e recontar, em língua inglesa, histórias curtas e músicas com auxílio de números cardinais, imagens, sons, movimentos físicos e a língua materna, usando a língua inglesa em interações linguísticas. (GO-EF02HI03-B) Reconhecer o modo de vida de diferentes grupos sociais como: indígenas, afrodescendentes, ciganos, comunidades tradicionais, migrantes e imigrantes. (GO-EF01AR27) Experimentar diferentes formas de expressão, consciência e percepção do corpo, tais como: elementos das práticas somáticas, danças de roda, jogos e brincadeiras tradicionais e contemporâneas, contação de histórias dramatizadas e outras atividades interartísticas. |
Proponentes/ Professores: | Deise Luiza Daniela de Oliveira Assis Freitas |
Instituição Educacional: | EMTI Profª Maria Nosidia Palmeiras das Neves |
CRE: | Maria Helena Batista Bretas |
Ensino Fundamental – Ciclo da Infância – Turma B – 2º ano – Ética e Cidadania