Olá! Você gosta de ouvir histórias? Hoje você vai se aventurar no mundo imaginário das histórias infantis e brincar um pouco com a sua musicalidade. Vamos lá!
Atividade 1
As histórias infantis fazem parte do imaginário popular. Hoje você vai ouvir uma linda história cheia de aventura e musicalidade.
Você percebeu que na história contada tem muito ritmo e som? Você gosta de música?
Atividade 2
Agora você vai aprender a letra de uma música e desenvolver sua musicalidade através do ritmo, melodia e som.
Você gostou da música? Percebeu sua melodia, ritmo e som? Tudo combina e está interligado não é mesmo? A essa sequência de sons damos o nome de escala musical que é composta pela união de várias notas musicais.
Vamos conhecer quais são as notas musicais?
Atividade 3
Você descobriu qual é o personagem principal da história contada no vídeo e da música que você aprendeu?
Agora que você já ouviu a história, aprendeu cantar a música e identificou o personagem principal. Você utilizará um material reciclado para confeccionar este personagem (pode ser rolinho de papel higiênico, latinha, palito de picolé, garrafa pet, entre outros.) Enfeite ele da cor que você mais gosta!!
Quando terminar mostre sua tarefa para os seus familiares, escreva uma bela frase sobre o personagem. Que tal você gravar um vídeo recontando essa história, hein? Solte a sua criatividade. Vamos lá!
Saiba Mais | Referências:
Objeto de Conhecimento | Matrizes Estéticas e Culturais: local e regional e seus artistas representantes Elementos da linguagem: elementos constitutivos da música |
Habilidades | (GO-EF02AR04-A) Distinguir, experimentar, vivenciar e explorar diferentes formas de expressão artística como desenhos, croquis, pinturas, gravuras, colagens, HQ, dobraduras, esculturas, modelagens, instalações, vídeos, fotografias, performances, usando sustentavelmente materiais, instrumentos, recursos e técnicas convencionais e não convencionais, desenvolvendo o senso crítico, investigativo e a criação autoral. (GO-EF02AR14-B/C) perceber e identificar os elementos constitutivos da música: a melodia, e o ritmo e do som: a altura, a intensidade, o timbre, e a duração, por meio de práticas musicais diversas. |
Proponentes/ Professores: | Aioná Assis Oliveira Paulo Vitor Rhuan dos Santos Pereira |
Instituição Educacional: | Escola Municipal Joel Marcelino de Oliveira |
CRE: | Maria Helena Batista Bretas |
Ensino Fundamental – Ciclo da Infância – Turma B – 2º ano – Agrupamento B – 2º ano