Sinopse: A arte das histórias em quadrinhos.
Olá, estudante!
Esta aula de ARTE com a temática Artes Visuais a seguir. está disponível juntamente com a proposta de atividade.
Você sabia que o desenho é uma modalidade da linguagem artística, chamada Artes Visuais?
O desenho é uma das formas de expressão que se destaca nas Artes Visuais. Tem gente que não resiste ao ver uma folha em branco e logo começa a desenhar: paisagens, objetos, personagens…
E por falar em personagens, quem não gosta de ver histórias de personagens em uma revista em quadrinhos (HQs)?
No Brasil, um dos mais famosos cartunistas ou quadrinistas é o Maurício de Sousa. Seu sucesso é tão grande que ele é considerado o Walt Disney do Brasil. Ao longo de sua carreira, já criou mais de 400 personagens e vendeu mais de 1 bilhão de revistas. Suas HQs já foram publicadas em mais de 100 países. Maurício de Sousa é o primeiro quadrinista do mundo a entrar para uma Academia de Letras.
Você sabia que a Turma da Mônica, história que fez parte da infância de muitas pessoas, de diferentes gerações, foi criada pelo Maurício de Souza?
Outra curiosidade interessante é que o primeiro personagem criado pelo desenhista foi o “Capitão Picolé”, em 1947. Maurício tinha apenas 12 anos de idade. Ele chegou a vender revistinhas artesanais do personagem para seus colegas da escola.
Vamos conhecer um pouco sobre os HQs? Assista ao vídeo abaixo:
Muito interessante, não é? O vídeo foi desenvolvido pela equipe de alunos, bolsistas e voluntários da PUC-Rio, do Núcleo de Estudos do Design na Leitura.
Use sua imaginação para criar os personagens e abuse da criatividade! Capriche, faça seu melhor, mesmo não sendo um cartunista/quadrinista profissional.
Para conhecer todos os personagens e a trajetória do quadrinista Maurício de Sousa, clique no link abaixo:
Até a próxima!
Habilidades estruturantes/Habilidades complementares
(GO-EF08AR05-A) Distinguir, explorar, compreender e empregar diferentes formas de expressão artística, bidimensionais e tridimensionais, existentes, tais como desenhos: pinturas, gravuras, colagens, HQ, zines, memes, intervenções artísticas, dobraduras, esculturas, modelagens, instalações, vídeos, fotografias, performances, grafite, tecelagens, entre outras possibilidades expressivas. Fazer uso sustentável de materiais, instrumentos, recursos, técnicas convencionais e não convencionais, enquanto componentes fundamentais para ampliar as experiências artísticas, assim como seu repertório imagético, estético e sensível nas produções em contexto.
Atividade adaptada e atualizada por Maria M. de O. e Sousa em 29/11/2021