Olá, hoje vamos conhecer um pouco mais sobre “causos e contos populares”, entender o conceito de conto, reconhecer as diferenças entre a linguagem falada e a escrita. Vamos escutar um ‘causo’?
ATIVIDADE 1
Vamos assistir ao vídeo: – Causo da bicicleta – Geraldinho
O que você entendeu do conto? Registre em seu caderno suas impressões acerca da linguagem do conto.
ATIVIDADE 2
Apresentar o vídeo do conto – Reconto do conto Medo por Lucélia Clarinda (contadora de história)
Após assistir ao vídeo anterior elabore um parágrafo com as respostas das questões abaixo:
Qual era o nome do “causo”?
Como eram as personagens?
E os lugares descritos?
Que tipo de ação foi desenvolvida na história?
Que tipo de linguagem foi utilizada para narrar a história?
Atividade 3:
Para refletir: A linguagem interferiu na compreensão da história contada?
Saiba Mais
► http://www.violacaipira.com.br/musicabrasileira/?go=causo
► “Causos caipiras’ em áudio:
http://www.criareplantar.com.br/causos/ – site com “causos” e “estórias populares”
Objeto de Conhecimento | Reconstrução das condições de produção, circulação e recepção. Apreciação e réplica/ Estratégias de leitura. Apreciação e réplica. |
Habilidades | (EF69LP44) Inferir a presença de valores sociais, culturais e humanos e de diferentes visões de mundo, em textos literários, reconhecendo nesses textos formas de estabelecer múltiplos olhares sobre as identidades, sociedades e culturas e considerando a autoria e o contexto social e histórico de sua produção (EF69LP46) Participar de práticas de compartilhamento de leitura/recepção de obras literárias/manifestações artísticas, como rodas de leitura, clubes de leitura, eventos de contação de histórias, de leituras dramáticas, de apresentações teatrais, musicais e de filmes, cineclubes, festivais de vídeo, saraus, slams, canais de booktubers, redes sociais temáticas (de leitores, de cinéfilos, de música etc.), dentre outros, (EF67LP28) Ler, de forma autônoma, e compreender – selecionando procedimentos e estratégias de leitura adequados a diferentes objetivos e levando em conta características dos gêneros e suportes –, romances infanto-juvenis, contos populares, contos de terror, lendas brasileiras, indígenas e africanas, narrativas de aventuras, narrativas de enigma, mitos, crônicas, autobiografias, histórias em quadrinhos, mangás, poemas de forma livre e fixa (como sonetos e cordéis), vídeo-poemas, poemas visuais, dentre outros, expressando avaliação sobre o texto lido e estabelecendo preferências por gêneros, temas, autores. |
Proponentes/ Professores: | Professores: Alessandra Alves Vieira Ribeiro Ivanilda Servulo Mota Marília de Fátima Leandro Silva Vanusa Aparecida Ribeiro Guimaraes e Silva |
Instituição Educacional: | Escola Municipal João Alves de Queiroz |
CRE: | Jarbas Jaime |
Ciclo da Adolescência – Turma H (6º ano) – Ética e Cidadania