You are currently viewing HISTÓRIA – VÍNCULOS PESSOAIS E AS RELAÇÕES DE AMIZADE

HISTÓRIA – VÍNCULOS PESSOAIS E AS RELAÇÕES DE AMIZADE

ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE HISTÓRIA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 1º ANO DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL.

OLÁ CRIANÇA!!! TODOS NÓS TEMOS UMA HISTÓRIA PARA CONTAR, DESDE O MOMENTO EM QUE NASCEMOS. VOCÊ JÁ PAROU PARA PENSAR QUE SUA HISTÓRIA É ÚNICA, ASSIM COMO A DOS SEUS AMIGOS? MESMO QUE CADA UM DE NÓS TENHA EXPERIÊNCIAS DIFERENTES, VIVEMOS TODOS NO MESMO TEMPO E PODEMOS APRENDER MUITO UNS COM OS OUTROS.

POR EXEMPLO, ENQUANTO VOCÊ GOSTA DE BRINCAR DE BOLA, SEU AMIGO PODE PREFERIR DESENHAR. ESSAS DIFERENÇAS TORNAM CADA HISTÓRIA ESPECIAL, MAS TAMBÉM NOS ENSINAM QUE, EMBORA TENHAMOS PREFERÊNCIAS DIFERENTES, AINDA COMPARTILHAMOS MUITOS MOMENTOS JUNTOS. ISSO FAZ PARTE DA MAGIA DA AMIZADE!

SEU PAPEL NA FAMÍLIA, NA ESCOLA E NA COMUNIDADE

ALÉM DAS AMIZADES, VOCÊ TEM UM PAPEL MUITO IMPORTANTE NA SUA FAMÍLIA, NA ESCOLA E NA COMUNIDADE. NA SUA CASA, VOCÊ PODE AJUDAR ARRUMANDO SEUS BRINQUEDOS OU COLOCANDO A MESA PARA O JANTAR. NA ESCOLA, VOCÊ APRENDE COISAS NOVAS E TAMBÉM AJUDA SEUS COLEGAS, SENDO UM BOM AMIGO E COMPANHEIRO.

NA COMUNIDADE, MESMO SENDO PEQUENO, VOCÊ PODE FAZER A DIFERENÇA, POR EXEMPLO, SENDO GENTIL COM AS PESSOAS OU PARTICIPANDO DE ATIVIDADES QUE AJUDAM O LUGAR ONDE VOCÊ MORA A SER AINDA MELHOR.

ENTÃO, LEMBRE-SE: SUAS RESPONSABILIDADES, SEJA EM CASA, NA ESCOLA OU NA COMUNIDADE, FAZEM PARTE DE QUEM VOCÊ É. E SUAS AMIZADES, COM TODAS AS HISTÓRIAS DIFERENTES QUE VOCÊS COMPARTILHAM, AJUDAM A TORNAR A VIDA AINDA MAIS DIVERTIDA E CHEIA DE APRENDIZADOS.


VAMOS FAZER AS ATIVIDADES?

QUESTÃO 1

CONTE SOBRE UMA VEZ EM QUE VOCÊ E UM AMIGO FIZERAM ALGO DIVERTIDO JUNTOS. COMO ESSA EXPERIÊNCIA FOI ESPECIAL PARA VOCÊ?

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


QUESTÃO 2

O QUE TORNA CADA HISTÓRIA ESPECIAL?

(A) AS HISTÓRIAS SÃO TODAS IGUAIS.

(B) AS HISTÓRIAS SÃO DIFERENTES E ÚNICAS.

(C) AS HISTÓRIAS SÓ IMPORTAM PARA OS ADULTOS.

(D) AS HISTÓRIAS NÃO TÊM IMPORTÂNCIA.


QUESTÃO 3

QUAL É UM EXEMPLO DE COMO VOCÊ PODE AJUDAR NA ESCOLA?

(A) BRINCANDO SOZINHO.

(B) NÃO FAZENDO NADA.

(C) AJUDANDO SEUS COLEGAS E SENDO UM BOM AMIGO.

(D) IGNORANDO SEUS AMIGOS.


QUESTÃO 4

O QUE VOCÊ PODE FAZER NA SUA COMUNIDADE PARA SER UM BOM MEMBRO?

(A) SER GENTIL COM AS PESSOAS.

(B) NÃO FALAR COM NINGUÉM.

(C) APENAS BRINCAR EM CASA.

(D) NÃO PARTICIPAR DE NADA.


QUESTÃO 5

COMO VOCÊ PODE AJUDAR SUA FAMÍLIA EM CASA? DESCREVA UMA TAREFA QUE VOCÊ GOSTA DE FAZER.

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


QUESTÃO 6

POR QUE VOCÊ ACHA QUE É IMPORTANTE CONHECER AS HISTÓRIAS DOS SEUS AMIGOS? COMO ISSO AJUDA VOCÊS A SE TORNAREM MELHORES AMIGOS?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


AUTORIAMARIA DA LUZ SANTOS RAMOS
FORMAÇÃODOUTORA EM EDUCAÇÃO
COMPONENTE CURRICULAR:HISTÓRIA
HABILIDADE(GO-EF01HI02-A) RELACIONAR E COMPARAR A SUA HISTÓRIA COM AS DE OUTRAS CRIANÇAS, COMPREENDENDO QUE ESTAS HISTÓRIAS, AINDA QUE DIFERENTES, ESTÃO SITUADAS DENTRO DE UM MESMO PERÍODO DE TEMPO.(EF01HI03) DESCREVER E DISTINGUIR OS SEUS PAPÉIS E RESPONSABILIDADES RELACIONADOS À FAMÍLIA, À ESCOLA E DA COMUNIDADE.
REFERÊNCIASGOVERNO DO ESTADO DE GOIÁS. SECRETÁRIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO – SEDUC/CONSED. DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO: VOLUME II ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS
IMAGENS RETIRADAS DO SITE: CANVA.COM