Esta proposta de atividade de HISTÓRIA é destinada aos estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental
EXISTEM VÁRIOS TIPOS DE COMUNIDADE COM COSTUMES E MODOS DE VIDAS DIFERENTES. PARA QUE AS PESSOAS QUE FAZEM PARTE DESSAS COMUNIDADES VIVAM BEM, É NECESSÁRIO QUE CADA CIDADÃO CONHEÇA SEUS DIREITOS E CUMPRA SEUS DEVERES.
VAMOS RESPONDER ALGUMAS QUESTÕES?
QUESTÃO 1
EXISTEM VÁRIAS COMUNIDADES INDÍGENAS ESPALHADAS PELO BRASIL, ALGUMAS TÊM COSTUMES E ESTILOS DE VIDAS BEM DIFERENTES DO QUE ESTAMOS ACOSTUMADOS A VER. MUITOS POVOS INDÍGENAS AINDA MANTÊM SUAS TRADIÇÕES QUE SÃO PASSADAS DE GERAÇÃO EM GERAÇÃO.
VAMOS CONHECER UM POUCO MAIS DA CULTURA E MODO DE VIDA DESSA COMUNIDADE?
COM O AUXÍLIO DE UM ADULTO FAÇA UMA PESQUISA DOS DIVERSOS POVOS INDÍGENAS DO BRASIL ESCOLHA UM E RESPONDA ÀS SEGUINTES QUESTÕES:
- QUAL É A ETNIA PERTENCENTE?
- EM QUAL REGIÃO DO PAÍS VIVEM?
- QUAL É A LÍNGUA FALADA PELO SEU POVO?
QUESTÃO 2
AS COMUNIDADES TAMBÉM SÃO FORMADAS POR IMIGRANTES QUE DEIXAM SEU LOCAL DE ORIGEM E VÃO VIVER EM OUTRO LUGAR; ALGUNS FAZEM ISSO POR VONTADE PRÓPRIA, AS VEZES EM BUSCA DE UMA VIDA MELHOR, OUTROS ESTÃO FUGINDO DE GUERRAS E DA FOME.
- SUA FAMÍLIA SEMPRE MOROU NESTA CIDADE? SE SUA RESPOSTA FOR NEGATIVA, O QUE OCASIONOU A MUDANÇA?
- VOCÊ CONHECE ALGUM IMIGRANTE QUE VEIO DE OUTRO PAÍS?
QUESTÃO 3
OBSERVE A IMAGEM ABAIXO E RESPONDA:
NESSA IMAGEM ESTÃO ALGUNS DOS DIREITOS BÁSICOS DOS CIDADÃOS BRASILEIROS DESCRITOS NA CONSTITUIÇÃO.
VOCÊ ACHA QUE TODAS AS PESSOAS TÊM ESSES DIREITOS GARANTIDOS? JUSTIFIQUE SUA RESPOSTA.
SAIBA MAIS
ACESSE OS MATERIAIS REFERENTES A ESSA ATIVIDADE CLICANDO AQUI: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-historia-3o-ano/
Componente Curricular: | História |
Habilidades: | (EF03HI0) Identificar os grupos populacionais que formam a cidade, o município e a região, as relações estabelecidas entre eles e os eventos que marcam a formação da cidade, como fenômenos migratórios (vida rural/vida urbana), desmatamentos, estabelecimento de grandes empresas etc. (EF03HI02) Selecionar, por meio da consulta de fontes de diferentes naturezas, e registrar acontecimentos ocorridos ao longo do tempo na cidade em que vive. (EF03HI03) Identificar e comparar pontos de vista em relação a eventos significativos do local em que vive, aspectos relacionados a condições sociais e à presença de diferentes grupos sociais e culturais, com especial destaque para as culturas africanas, indígenas e de migrantes. |
Referências | Conceito de comunidade. Disponível em: https://conceito.de/comunidade. Acesso em: 03 de set. de 2022. Conheça o Brasil – População indígenas. Educa IBGE. Disponível em: https://educa.ibge.gov.br/jovens/conheca-o-brasil/populacao/20506-indigenas. Acesso 04 de set 2022. CHARLIER, Anna Maria. SIMIELLI,Maria Elena. Ápis história, 3º ano : ensino fundamental, anos iniciais. 2. ed. — São Paulo : Ática, 2017. QUILOMBOLAS. Brasil escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/sociologia/quilombolas.htm. Acesso em: 04 set. 2022. Comunidade surda no Brasil e a LIBRAS: o que é e quais os desafios. Academia de letras. https://academiadelibras.com/blog/comunidade-surda/#:~:text=A%20comunidade%20surda%20refere%2Dse,ou%20socializam%20com%20pessoas%20surdas. Acesso em 04 de set. 2022. |