You are currently viewing História – Vestígios do Passado

História – Vestígios do Passado

Esta proposta de atividade de História tem como base o DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais.

Disponível em: <https://www.canva.com>.  Acesso em: 07 de agosto de 2024.

Vestígios do Passado

Olá estudante!

Veja as imagens:

Disponível em: <https://www.canva.com>.  Acesso em: 07 de agosto de 2024.

A História é como uma grande coleção de histórias sobre tudo o que já aconteceu com a humanidade. Para que essas histórias não sejam esquecidas, elas precisam ser registradas de alguma forma. 

Ao longo do tempo, as pessoas desenvolveram diferentes maneiras de registrar os acontecimentos, garantindo que o conhecimento seja transmitido de geração em geração.

Vamos conhecer algumas dessas formas de registro:

REGISTRO ORAL:

Disponível em: <https://www.canva.com>.  Acesso em: 07 de agosto de 2024.

Antes da invenção da escrita, as pessoas contavam histórias, mitos, lendas e tradições de forma oral, ou seja, através da fala. Esse tipo de registro é muito comum em sociedades que não possuem escrita. As histórias são passadas de pais para filhos, de geração em geração, mantendo vivas as memórias e conhecimentos do passado.

Exemplo: Histórias tradicionais contadas, mitos e lendas culturais.

REGISTRO ESCRITO:

Disponível em: <https://www.canva.com>.  Acesso em: 07 de agosto de 2024.

Com o desenvolvimento da escrita, a humanidade ganhou uma maneira poderosa de registrar informações. Documentos, livros, cartas, diários e leis são exemplos de registros escritos. A escrita permite que as informações sejam preservadas por muito tempo e acessadas por pessoas em diferentes épocas e lugares.

Exemplo: Documento oficial.

REGISTRO PICTOGRÁFICO:

Disponível em: <https://www.canva.com>.  Acesso em: 07 de agosto de 2024.

Antes da escrita alfabética, muitos povos usavam desenhos e símbolos para registrar informações. Esses registros pictográficos incluem as pinturas rupestres feitas nas cavernas por nossos antepassados, onde desenhavam cenas de caça e da vida cotidiana, e os hieróglifos egípcios, que combinavam imagens e símbolos para contar histórias.

Exemplo: Pinturas rupestres encontradas em cavernas, Hieróglifos egípcios esculpidos em templos e tumbas, usados para contar histórias e registrar eventos.

REGISTRO IMAGÉTICO:

Disponível em: <https://www.canva.com>.  Acesso em: 07 de agosto de 2024.

Com a invenção da fotografia e do cinema, foi possível capturar imagens e cenas da vida real, criando registros imagéticos. Fotografias, filmes, vídeos e até mesmo desenhos são formas de registrar visualmente acontecimentos importantes, documentando a história de uma maneira que pode ser vista por todos.


Exemplo: Fotografias, o famoso quadro “Mona Lisa” de Leonardo da Vinci, que é uma representação artística e imagética da história da arte.

REGISTRO ELETRÔNICO:

Disponível em: <https://www.canva.com>.  Acesso em: 07 de agosto de 2024.

A tecnologia moderna trouxe novas formas de registro, como e-mails, blogs, redes sociais e vídeos digitais. Esses registros eletrônicos permitem que as informações sejam compartilhadas instantaneamente com pessoas em todo o mundo e armazenadas de maneira segura em servidores, mantendo uma parte da história digital para o futuro.

Exemplo: Postagens em redes sociais, E-mails e mensagens de texto que são armazenados digitalmente e podem ser recuperados para revisitar conversas do passado.

REGISTRO MUSICAL:

Disponível em: <https://www.canva.com>.  Acesso em: 07 de agosto de 2024.

A música também é uma poderosa forma de registrar e contar histórias. Canções, hinos e músicas folclóricas podem contar eventos históricos, transmitir emoções e preservar tradições culturais. A música é uma forma de arte que combina som e poesia para capturar a essência de um momento no tempo.

Exemplo: O Hino Nacional Brasileiro, que é um registro musical da identidade e história do país.

ATIVIDADES

QUESTÃO 1

A História é como uma grande coleção de histórias sobre tudo o que já aconteceu com a humanidade. Para que essas histórias não sejam esquecidas, elas precisam ser registradas de alguma forma. Cite e exemplifique os diferentes tipos de registros:



QUESTÃO 2

É um exemplo de registro oral

(A) pinturas rupestres.

(B) diários pessoais.

(C) lendas contadas por gerações.

(D) fotografias antigas.

QUESTÃO 3

É um exemplo de registro eletrônico

(A) hieróglifos egípcios.

(B) um post em rede social.

(C) um poema folclórico.

(D) uma canção tradicional.

QUESTÃO 4

O Hino Nacional Brasileiro, composto por Francisco Manuel da Silva com letra de Osório Duque-Estrada, é um exemplo de como a música pode registrar e expressar aspectos importantes da identidade nacional. Ao analisar essa música, quais informações podem ser levantadas sobre a história do Brasil? Registre:


Autoria:Gabriele Leandro Dias
Formação: Pedagogia/ Psicologia
Componente Curricular:História
Habilidades:(EF05HI06-A) Identificar e discriminar diferentes formas de registro da História (oral, escrita, pictográfica, imagética, eletrônica, musical etc.)
(EF05HI06-B) Compreender a importância dos meios de comunicação para o registro de memória, como fonte da História.
(EF05HI07-A) Perceber que os marcos e registros da história foram produzidos e difundidos por um grupo social, que pode ser ou não representativo de todos os grupos que compõem a sociedade.
(EF05HI08-A) Entender o conceito de tempo histórico e tempo cronológico.
(EF05HI09-A) Manusear diferentes tipos de fontes históricas.
(EF05HI09-B) Compreender a importância das fontes orais na manutenção e na circulação dos registros históricos antes da escrita ou por comunidades iletradas.
Referências: 2020. Documento Curricular para Goiás (DC-GO). Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. Disponível em: https://cee.go.gov.br
Pintangá Mais História. (Coleção do 2º ao 5º ano). São Paulo: Moderna, 2021.