Esta proposta de atividade de História tem como base o DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais.
Vestígios do Passado
Olá estudante!
Veja as imagens:
A História é como uma grande coleção de histórias sobre tudo o que já aconteceu com a humanidade. Para que essas histórias não sejam esquecidas, elas precisam ser registradas de alguma forma.
Ao longo do tempo, as pessoas desenvolveram diferentes maneiras de registrar os acontecimentos, garantindo que o conhecimento seja transmitido de geração em geração.
Vamos conhecer algumas dessas formas de registro:
REGISTRO ORAL:
Antes da invenção da escrita, as pessoas contavam histórias, mitos, lendas e tradições de forma oral, ou seja, através da fala. Esse tipo de registro é muito comum em sociedades que não possuem escrita. As histórias são passadas de pais para filhos, de geração em geração, mantendo vivas as memórias e conhecimentos do passado.
Exemplo: Histórias tradicionais contadas, mitos e lendas culturais.
REGISTRO ESCRITO:
Com o desenvolvimento da escrita, a humanidade ganhou uma maneira poderosa de registrar informações. Documentos, livros, cartas, diários e leis são exemplos de registros escritos. A escrita permite que as informações sejam preservadas por muito tempo e acessadas por pessoas em diferentes épocas e lugares.
Exemplo: Documento oficial.
REGISTRO PICTOGRÁFICO:
Antes da escrita alfabética, muitos povos usavam desenhos e símbolos para registrar informações. Esses registros pictográficos incluem as pinturas rupestres feitas nas cavernas por nossos antepassados, onde desenhavam cenas de caça e da vida cotidiana, e os hieróglifos egípcios, que combinavam imagens e símbolos para contar histórias.
Exemplo: Pinturas rupestres encontradas em cavernas, Hieróglifos egípcios esculpidos em templos e tumbas, usados para contar histórias e registrar eventos.
REGISTRO IMAGÉTICO:
Com a invenção da fotografia e do cinema, foi possível capturar imagens e cenas da vida real, criando registros imagéticos. Fotografias, filmes, vídeos e até mesmo desenhos são formas de registrar visualmente acontecimentos importantes, documentando a história de uma maneira que pode ser vista por todos.
Exemplo: Fotografias, o famoso quadro “Mona Lisa” de Leonardo da Vinci, que é uma representação artística e imagética da história da arte.
REGISTRO ELETRÔNICO:
A tecnologia moderna trouxe novas formas de registro, como e-mails, blogs, redes sociais e vídeos digitais. Esses registros eletrônicos permitem que as informações sejam compartilhadas instantaneamente com pessoas em todo o mundo e armazenadas de maneira segura em servidores, mantendo uma parte da história digital para o futuro.
Exemplo: Postagens em redes sociais, E-mails e mensagens de texto que são armazenados digitalmente e podem ser recuperados para revisitar conversas do passado.
REGISTRO MUSICAL:
A música também é uma poderosa forma de registrar e contar histórias. Canções, hinos e músicas folclóricas podem contar eventos históricos, transmitir emoções e preservar tradições culturais. A música é uma forma de arte que combina som e poesia para capturar a essência de um momento no tempo.
Exemplo: O Hino Nacional Brasileiro, que é um registro musical da identidade e história do país.
ATIVIDADES
QUESTÃO 1
A História é como uma grande coleção de histórias sobre tudo o que já aconteceu com a humanidade. Para que essas histórias não sejam esquecidas, elas precisam ser registradas de alguma forma. Cite e exemplifique os diferentes tipos de registros:
QUESTÃO 2
É um exemplo de registro oral
(A) pinturas rupestres.
(B) diários pessoais.
(C) lendas contadas por gerações.
(D) fotografias antigas.
QUESTÃO 3
É um exemplo de registro eletrônico
(A) hieróglifos egípcios.
(B) um post em rede social.
(C) um poema folclórico.
(D) uma canção tradicional.
QUESTÃO 4
O Hino Nacional Brasileiro, composto por Francisco Manuel da Silva com letra de Osório Duque-Estrada, é um exemplo de como a música pode registrar e expressar aspectos importantes da identidade nacional. Ao analisar essa música, quais informações podem ser levantadas sobre a história do Brasil? Registre:
Autoria: | Gabriele Leandro Dias |
Formação: | Pedagogia/ Psicologia |
Componente Curricular: | História |
Habilidades: | (EF05HI06-A) Identificar e discriminar diferentes formas de registro da História (oral, escrita, pictográfica, imagética, eletrônica, musical etc.) (EF05HI06-B) Compreender a importância dos meios de comunicação para o registro de memória, como fonte da História. (EF05HI07-A) Perceber que os marcos e registros da história foram produzidos e difundidos por um grupo social, que pode ser ou não representativo de todos os grupos que compõem a sociedade. (EF05HI08-A) Entender o conceito de tempo histórico e tempo cronológico. (EF05HI09-A) Manusear diferentes tipos de fontes históricas. (EF05HI09-B) Compreender a importância das fontes orais na manutenção e na circulação dos registros históricos antes da escrita ou por comunidades iletradas. |
Referências: | 2020. Documento Curricular para Goiás (DC-GO). Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. Disponível em: https://cee.go.gov.br Pintangá Mais História. (Coleção do 2º ao 5º ano). São Paulo: Moderna, 2021. |