ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE HISTÓRIA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.
OLHE AO SEU REDOR E PERCEBA A DIVERSIDADE E AS DIFERENÇAS ENTRE AS PESSOAS. COMO O NOSSO PAÍS É RICO EM RELAÇÃO À CULTURA. O RESPEITO É FUNDAMENTAL E A DIVERSIDADE DEVE SER VALORIZADA.
VALORIZANDO A DIVERSIDADE
Disponível em: https://pixabay.com/pt/photos/rel%c3%b3gio-borda-desenho-esbo%c3%a7o-3026981/. Acesso em 16 jun. 2023
BASTA VOCÊ OBSERVAR AO SEU REDOR QUE ENCONTRARÁ MUITAS DIFERENÇAS ENTRE AS PESSOAS, SEJA PELA COR DA PELE, CULTURA, RELIGIÃO E LÍNGUA.
IMAGINE UMA SOCIEDADE EM QUE TODOS FOSSEM IGUAIZINHOS? POSSIVELMENTE OS RELACIONAMENTOS SERIAM MUITO CHATOS, NÃO É MESMO?
O BRASIL É UM PAÍS QUE EM SUA FORMAÇÃO TEVE A CONTRIBUIÇÃO DE DIVERSAS ETNIAS (ASIÁTICOS, AFRICANOS, INDÍGENAS E EUROPEUS), FAZENDO SURGIR UMA INCRÍVEL MISCIGENAÇÃO.
INFELIZMENTE, MUITAS PESSOAS AINDA PRATICAM ATOS PRECONCEITUSOS, DE DISCRIMINAÇÃO CONTRA ESTRANGEIROS, O QUE É CHAMADO DE XENOFOBIA.
O RESPEITO E A VALORIZAÇÃO DA DIVERSIDADE É FUNDAMENTAL PARA A CONVIVÊNCIA.
AGORA É COM VOCÊS, VAMOS RESPONDER ALGUMAS QUESTÕES?
QUESTÃO 1
VEJA A SEGUIR UMA CAMPANHA ELABORADA PELO MINISTÉRIO DA JUSTIÇA DO BRASIL:
FONTE: MINISTÉRIO DA JUSTIÇA, 2015.
PROCURE NO DICIONÁRIO O SIGNIFICADO DAS PALAVRAS:
A) PROCURE NO DICIONÁRIO O SIGNIFICADO DAS PALAVRAS:
ANGOLANO:
GALÊS:
IMIGRAÇÃO:
B) QUAL A MENSAGEM A CAMPANHA REPASSA PARA A POPULAÇÃO BRASILEIRA E QUAL A IMPORTÂNCIA DESSA MENSAGEM?
QUESTÃO 2
A ESCOLA É UM AMBIENTE COM MUITA DIVERSIDADE. BASTA VOCÊ OBSERVAR OS SEUS COLEGAS QUE PERCEBERÁ ISSO.
QUE ATITUDES PODEMOS TOMAR EM NOSSA ESCOLA PARA QUE NINGUÉM SEJA DISCRIMINADO OU SOFRA PRECONCEITO?
QUESTÃO 3
MARQUE A ALTERNATIVA QUE REPRESENTA CORRETAMENTE UMA CARACTERÍSTICA DA DIVERSIDADE BRASILEIRA:
A) O BRASIL É UM PAÍS QUE FOI FORMADO COM A CONTRIBUIÇÃO DE UMA ETNIA.
B) O BRASIL É CONSIDERADO UM PAÍS MISCIGENADO EM SUA FORMAÇÃO.
C) A TRADIÇÃO DA CATIRA É UM ASPECTO DA CULTURA DO ESTADO DO AMAZONAS.
D) O BRASIL É UM PAÍS COM POUCA DIVERSIDADE CULTURAL ENTRE AS REGIÕES.
QUESTÃO 4
EM UMA SOCIEDADE AS DIVERSIDADES DEVEM SER RESPEITADAS E VALORIZADAS.
A AVERSÃO COM ATITUDES DE PRECONCEITOS E DISCRIMINAÇÃO CONTRA ESTRANGEIROS É CHAMADA DE:
A) REBELDIA.
B) COMPANHEIRISMO.
C) XENOFOBIA.
D) ESTRANGEIRISMO.
Autoria: | Lorena Guimarães |
Formação: | Formada em Pedagogia e Letras |
Componente: | História |
Habilidade: | (GO-EF02HI05-B) Reconhecer e valorizar seu pertencimento como sujeito, os marcos de memória de sua comunidade, reconhecendo a diversidade etnicorracial, cultural e religiosa, na construção da sua identidade. |
Referências: | GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume II. Ensino Fundamental Anos Finais. CONSED; UNDIME, 2018. 433 p. Disponível em <sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/27-documentos-gerais>>. Acesso em 23/03/2023. GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Cortes Temporais. CONSED; UNDIME, 2019. p. 143. Disponível em: <sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2 > . Acesso em 23/03/2023. GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume II. Ensino Fundamental Anos Finais. CONSED; UNDIME, 2018. 433 p. Disponível em <sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/27-documentos-gerais>>. Acesso em 23/03/2023. GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Cortes Temporais. CONSED; UNDIME, 2019. p. 143. Disponível em: <sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2 > . Acesso em 23/03/2023. TJDFT. Discriminação ou preconceito. Disponível em: https://www.tjdft.jus.br/institucional/imprensa/campanhas-e-produtos/direito-facil/edicao-semanal/discriminacao-ou-preconceito-1 Acesso em 16 jun. 2023. RECORD TV GOIÁS. Campinas é palco de grupos de catira. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=x5o8WOFmTNw. Acesso em 16 jun. 2023. |