You are currently viewing História – Tempo, espaço e formas de registros: Teorias que subsidiam o aparecimento do ser humano na terra (evolução) e mapas e rotas de povoamento da América.

História – Tempo, espaço e formas de registros: Teorias que subsidiam o aparecimento do ser humano na terra (evolução) e mapas e rotas de povoamento da América.

Olá, educando (a)! Esta videoaula de História foi veiculada na TV no dia 03 de Maio de 2021 (Segunda-Feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.

Nesta  aula, por meio de textos selecionados, explicações, imagens e vídeo você compreenderá o que é a Teoria da Evolução, suas características e importância para a compreensão do surgimento do homem.

Temática – História – Tempo, espaço e formas de registros: Teorias que subsidiam o aparecimento do ser humano na terra (evolução) e mapas e rotas de povoamento da América. Disponível em: <https://escola.britannica.com.br/pesquisa/imagens/evolu%C3%A7%C3%A3o/recursos/173023>. Acesso em 20 de Março de 2021.

Assista a videoaula abaixo, com a temática – História – Tempo, espaço e formas de registros: Teorias que subsidiam o aparecimento do ser humano na terra (evolução) e mapas e rotas de povoamento da América.

AGRUPAMENTO F | 6º ANO | CICLO DA ADOLESCÊNCIA |HISTÓRIA | PROF.: UILSON

A teoria da evolução

Hoje debateremos a teoria da evolução, uma das teorias  que subsidia o aparecimento do ser humano na terra. É importante destacar que a história estuda “ as ações humanas no tempo e no espaço e nesse processo analisaremos as teorias sobre o surgimento do homem. Estas teorias podem ser diferentes daquilo que você acredita, podem ser diferentes de sua fé e religião! Como professor, eu não pretendo confrontar sua fé. Nós vamos estudar estes temas para que vocês os conheçam.

A evolução não é aceita por pessoas que seguem o criacionismo. Segundo o criacionismo, tudo que existe no Universo (inclusive a humanidade) foi criado por Deus e apresenta desde o início a forma que vemos hoje.

Introdução

Evolução é o nome da teoria segundo a qual todos os tipos de seres vivos hoje existentes se desenvolveram a partir de formas mais antigas. As diferenças entre as formas antigas e as atuais resultaram de mudanças ocorridas ao longo de muitos anos. As formas de vida mais simples surgiram há pelo menos 3,5 bilhões de anos. Ao longo do tempo, elas se transformaram nos milhões de espécies de organismos que existem atualmente.

Vamos assistir a um vídeo sobre a teoria evolucionista. Preste bastante atenção!

“|SER HUMANO| Episódio 2: ANCESTRAIS E OS CAMINHOS DA EVOLUÇÃO” no canal: Foco na Ciência, no site YouTube.

Quase todos os cientistas aceitam a evolução, uma teoria fundamental para a moderna ciência da biologia. Como qualquer teoria científica, a evolução é testável. Após fazer muitos experimentos e analisar um número enorme de indícios em diversos campos científicos, cientistas descobriram fortes evidências que confirmam a teoria.

Evidências 

Uma das evidências provém dos fósseis, que são vestígios de seres vivos preservados no solo ou em ambientes subaquáticos. Os fósseis mostram que muitas espécies de antigamente eram bem diferentes das existentes hoje em dia. Um exemplo são os dinossauros. Muitos fósseis também mostram como certos seres vivos mudaram ao longo do tempo. Ossos de cavalos de mais de 50 milhões de anos atrás, por exemplo, mostram que esses animais eram quase do mesmo tamanho dos cães atuais. Ossos de cavalos de vários estágios posteriores mostram que eles cresceram ao longo do tempo.

Outras fortes evidências da evolução foram obtidas com o estudo do DNA — o material que contém os genes de seres vivos. Os genes transmitem traços, ou características, de uma geração para a seguinte. O DNA de diferentes espécies mostra que elas se desenvolveram a partir de antepassados comuns.

Seleção natural 

A evolução resulta da chamada seleção natural. Esse processo ocorre quando os genes de um indivíduo diferem de alguma forma dos genes de outros de sua espécie. Variações nos genes causam diferenças nas características de um indivíduo, como sua aparência, estrutura e comportamento.

Tais variações ocorrem principalmente por acaso, pois os genes se autocopiam para produzir novas células. Às vezes, ocorrem erros, chamados mutações, durante o processo de cópia.

A maioria das mutações nos genes ou é prejudicial para o indivíduo, ou tem pouca importância. Algumas delas, porém, ajudam o indivíduo a sobreviver e a se reproduzir. Um animal pode obter, por exemplo, uma visão melhor ou pernas mais velozes, que o ajudam a achar alimentos e a evitar seus inimigos. Uma árvore pode ganhar um gene que leve a uma produção maior de sementes. Tais traços úteis dão àquele ser uma vantagem em relação a outros de sua espécie. Ele terá mais probabilidade de se reproduzir e transmitir seus genes para a geração seguinte. Ao longo do tempo, cada vez mais indivíduos terão o traço útil. É dessa maneira que os seres vivos mudam ao longo do tempo.

Através da seleção natural, as espécies se adaptam ao ambiente — ou seja, ajustam-se melhor a ele. Por exemplo, um esquilo da Mongólia que tem cor de areia e vive em um deserto arenoso se confunde com o habitat. Com isso, é mais provável que as cobras enxerguem e comam esquilos de outras cores. No decorrer do tempo, os esquilos de outras cores serão extintos e só restarão aqueles que têm cor de areia.

História 

O cientista inglês Charles Darwin foi o fundador da moderna teoria da evolução. Em uma viagem pelo mundo que teve início em 1831 e durou quase cinco anos, ele coletou fósseis e observou as numerosas variações entre seres vivos, principalmente nas ilhas Galápagos e em outras partes da América do Sul. Com base nesses estudos e em outros posteriores, ele passou a acreditar que novas espécies se desenvolveram a partir de formas anteriores. Em 1859, Darwin publicou sua teoria da evolução em um livro muito importante chamado Da origem das espécies através da seleção natural. Posteriormente, ele escreveu um livro sobre a evolução dos seres humanos.

Quatro espécies de tentilhões observadas por Charles Darwin nas ilhas Galápagos. Na ilustração, é possível ver a variação dos bicos. O estudo da flora e da fauna desse arquipélago contribuiu para o desenvolvimento da teoria da evolução. Evolução. 1 fot., color. In Britannica Escola. Web, 2021. Disponível em: <https://escola.britannica.com.br/artigo/evolução/481257/recursos/177734>. Acesso em: 8 de março de 2021.

No início do século XX cientistas usaram ideias da genética para explicar detalhadamente como a evolução acontece. Avanços posteriores possibilitaram o estudo científico do DNA, o que ajudou os cientistas a determinar até que ponto diversas espécies de seres vivos estão relacionadas umas com as outras.

Hipóteses de povoamento da América

Existe um consenso entre os estudiosos sobre como ocorreu o povoamento do planeta pelos seres humanos. Eles concordam que a América foi ocupada depois da África, Europa, Ásia e Oceania. Porém, há uma grande polêmica em relação à época da chegada desses primeiros povoadores da América e quais teriam sido os caminhos por eles percorridos.

As principais hipóteses sobre o povoamento da América consideravam que o ser humano chegou aqui há 15 mil anos. Essas hipóteses eram defendidas com base em vestígios arqueológicos que datam desse período. Estudos realizados pela arqueóloga brasileira Niède Guidon, entretanto, comprovaram que o ser humano chegou ao continente americano há mais tempo. Ela realizou suas pesquisas no sítio arqueológico do Boqueirão da Pedra Furada, no Parque Nacional Serra da Capivara, localizado no município de São Raimundo Nonato, no Piauí. Nesse lugar, ela encontrou vestígios da presença humana com mais de 50 mil anos de idade. Com base na análise desses vestígios, ela defende a hipótese de que vários grupos humanos chegaram à América em diferentes épocas, percorrendo diversos caminhos.

DIAS, Adriana Machado Vontade de saber: história: 6° ano: ensino fundamental: anos finais / Adriana Machado Dias, Keila Grinberg, Marco César Pellegrini. — 1. ed. — São Paulo: Quinteto Editorial, 2018. Disponível PNLD 2020.

Além das pesquisas feitas no Brasil, vestígios arqueológicos encontrados em outros países da América do Sul, como na Argentina e no Chile, têm fortalecido a hipótese defendida por Niède Guidon.

A história do povoamento da América está em plena construção, e o território brasileiro é considerado por muitos pesquisadores como uma das regiões mais propícias a novas descobertas que possam nos ajudar a compreender como o ser humano ocupou o continente americano.

Os estudos de Niède Guidon são importantes, pois apresentam argumentos embasados em pesquisas arqueológicas sobre o povoamento da América. Conforme seus estudos, seres humanos vindos de várias partes do mundo teriam chegado ao continente há pelo menos 50 mil anos. As pesquisas de Niède Guidon podem refutar as principais hipóteses que dizem que a América foi povoada há, no máximo, 15 mil anos.

Nesta aula foi apresentado uma das Teorias que subsidiam o aparecimento do ser humano na terra (Teoria da Evolução) e mapas e rotas de povoamento da América. Foi exemplificado as possíveis rotas para o povoamento das Américas.  Discutido as descobertas da pesquisadora brasileira Niède Guidon e seu grande trabalho de pesquisa onde apresenta elementos para que o povoamento das Américas tenha ocorrido muito antes do que se acreditava.

Atividade

Questão 1 – Pesquise a definição de: “Paleolítico e Neolítico” destacando as características de cada período.

Questão 2 – Em sua opinião, qual a importância das pesquisas de Niède Guidon para a história do povoamento do continente americano?

Questão 3 – Faça uma pesquisa indicando quais pesquisadores contribuíram para a elaboração da Teoria da Evolução.

Questão 4 – Pesquise e cite quatro características apresentadas pelos paleoíndios brasileiros. 

Sobre o Parque Nacional Serra da Capivara, acesse o Link abaixo:


Habilidade estruturante:(EF06HI03) Identificar as hipóteses científicas sobre o surgimento da espécie humana e sua historicidade e analisar os significados dos mitos de fundação. 
(EF06HI06) Identificar geograficamente as rotas de povoamento no território americano.
Referências:BOULOS JÚNIOR, Alfredo. Sociedade e Cidadania. São Paulo: FTD, 2015.
DIAS, Adriana Machado Vontade de saber: história: 6° ano: ensino fundamental: anos finais / Adriana Machado Dias, Keila Grinberg, Marco César Pellegrini. — 1. ed. — São Paulo: Quinteto Editorial, 2018.
EVOLUÇÃO. In Britannica Escola. Web, 2021. Disponível em:<https://escola.britannica.com.br/artigo/evolução/481257>. Acesso em: 8 de março de 2021.
VICENTINO, Cláudio Teláris história, 6° ano: Ensino Fundamental, anos finais /Cláudio vicentino, José Bruno Vicentino. 1. Ed. São Paulo: Ática, 2018.