Esta proposta de atividade de HISTÓRIA é destinada aos estudantes do 9° Ano do Ensino Fundamental Anos Finais.
A Política na República Velha brasileira (1889-1930): uma análise dos aspectos políticos do período.
A República Velha, que se estendeu de 1889 a 1930, foi um período de significativas transformações políticas no Brasil. Marcada por uma estrutura oligárquica, a política desse tempo foi dominada pelas elites agrárias, resultando em uma dinâmica caracterizada pela alternância de poder entre São Paulo e Minas Gerais, conhecida como a política do “Café com Leite”. Diversos aspectos políticos moldaram essa fase crucial da história brasileira.
Política dos Governadores:
O mecanismo político conhecido como “Política dos Governadores” reflete a interdependência entre os presidentes e os governadores estaduais. As oligarquias regionais, principalmente em São Paulo e Minas Gerais, mantinham alianças para garantir a estabilidade política. Essa prática, embora contribuísse para a manutenção da ordem, frequentemente excluía setores da sociedade, resultando em uma democracia de fachada.
A política do café com leite em charge de Alfredo Stoni, revista Careta, agosto de 1925 (Acervo Biblioteca Nacional).
Disponível em:<https://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Pol%C3%ADtica_do_caf%C3%A9_com_leite_(Minas_e_S%C3%A3o_Paulo)_at%C3%A9_1930.pdf>. Acesso em: 10 nov. 2023.
Coronelismo e Voto de Cabresto:
A política durante a República Velha era fortemente influenciada pelo coronelismo, um sistema em que líderes locais, chamados de coronéis, detinham grande poder sobre as populações rurais. O voto de cabresto, uma prática na qual os eleitores eram coagidos ou controlados pelos coronéis, minava a verdadeira representatividade política, consolidando o domínio das oligarquias.
Disponível em:<https://ensinarhistoria.com.br/eleicoes-na-primeira-republica-um-outro-olhar-sobre-o-voto-de-cabresto/>. Acesso em: 10 nov. 2023.
A questão social e os movimentos populares:
A desigualdade social era uma característica intrínseca desse período. O Brasil, predominantemente agrícola, experimentou o crescimento de movimentos sociais, como a Revolta da Vacina e a Revolta da Chibata, que expressavam o descontentamento das camadas mais baixas da sociedade diante das condições precárias e da falta de representação política.
O líder da Revolta da Chibata, João Cândido (primeira fileira, à esquerda do homem com terno escuro), com repórteres, oficiais e marinheiros a bordo do Minas Geraes em 26 de novembro de 1910
Disponível em:<https://pt.wikipedia.org/wiki/Revolta_da_Chibata#/media/Ficheiro:Joao_Candido.jpg>. Acesso em: 10 nov. 2023.
Tenentismo e oposição militar:
Diante da crescente insatisfação com a política oligárquica, surgiram movimentos como o tenentismo, liderado por oficiais militares jovens. Esse grupo buscava reformas políticas e sociais, desafiando a estrutura vigente. A Coluna Prestes, liderada por tenentes, foi um episódio notório que simbolizou a oposição ao establishment político.
Tenentismo
Disponível em:<https://pt.wikipedia.org/wiki/Tenentismo#/media/Ficheiro:Os_18_do_Forte.jpg>. Acesso em: 10 nov. 2023.
A Crise da República Velha:
Getúlio Vargas, com outros líderes da Revolução de 1930, em Itararé-SP, logo após a derrubada de Washington Luís.
Disponível em:<https://pt.wikipedia.org/wiki/Revolu%C3%A7%C3%A3o_de_1930#/media/Ficheiro:Revolu%C3%A7%C3%A3o_de_1930.jpg>. Acesso em: 10 nov. 2023.
Responda às Questões
QUESTÃO 1
Durante a República Velha (1889-1930), o Brasil testemunhou não apenas movimentos políticos e sociais, mas também manifestações religiosas e messiânicas que desafiaram a ordem estabelecida. Esses movimentos, muitas vezes liderados por líderes carismáticos, tinham o potencial de influenciar significativamente as dinâmicas sociais e políticas da época. Ao explorar esse aspecto peculiar da história brasileira, surgem questões sobre a interseção entre religião, política e as aspirações populares.
Como os movimentos messiânicos durante a República Velha desafiaram as normas estabelecidas e influenciaram as dinâmicas sociais e políticas?
A) Os movimentos messiânicos eram, na sua essência, apolíticos, centrando-se exclusivamente em aspectos espirituais e religiosos.
B) Os líderes messiânicos, muitas vezes, mobilizavam seguidores em busca de soluções para os problemas sociais, desafiando as estruturas políticas e econômicas da República Velha.
C) Os movimentos messiânicos eram tolerados e até apoiados pelas elites políticas como uma forma de controlar as massas populares.
D) As lideranças messiânicas buscavam apenas escapar das instabilidades políticas, evitando qualquer envolvimento direto com questões sociais ou políticas.
QUESTÃO 2
Disponível em: <http://www.upvix.com.br/_public/ensinos/pv/downloads/2019_Hist-Abdulah-Primeira-RepuUblica-1889-1930.pdf>. Acesso em: 23,fev.2022.
O organograma acima faz referência a chamada “Política dos Governadores”. Observe-o com atenção e em dupla, escreva um pequeno texto demonstrando o papel de cada envolvido.
QUESTÃO 3
O “Coronelismo” estava na base da “Política dos Governadores”. Trace um paralelo entre as práticas abaixo que estão relacionadas ao “Coronelismo”.
Coronelismo
QUESTÃO 4
A corrupção era uma prática comum na “Política dos Governadores”. Faça uma pesquisa sobre esse tema, observe a charge abaixo e caracterize as práticas de corrupção neste período.
Fraude nas Eleições. Disponível em: <https://www.ufrgs.br/colegiodeaplicacao/wp-content/uploads/2020/03/Material_2_300_Histo%CC%81ria.pdf>. Acesso em> 21, fev. 2022.
Questão 5
A Revolta da Chibata, ocorrida em 1910, é um marco crucial na história brasileira durante a República Velha. Este levante, liderado por João Cândido Felisberto, um marinheiro negro, não apenas denunciou as condições desumanas enfrentadas pelos marinheiros na Marinha, mas também lançou luz sobre as complexidades entrelaçadas entre a busca por direitos sociais e a questão racial em uma sociedade ainda fortemente marcada pelo racismo.
De que maneira a Revolta da Chibata destaca a relação intrínseca entre a luta por direitos sociais e a questão racial durante a República Velha?
(A) A Revolta da Chibata foi basicamente um movimento militar, sem qualquer vínculo com questões raciais, pois suas reivindicações focavam principalmente em melhorias nas condições de trabalho.
(B) João Cândido, como líder negro da revolta, não apenas protestou contra as condições de trabalho, mas também ressaltou as disparidades raciais na Marinha, evidenciando a discriminação enfrentada pelos marinheiros negros.
(C) O levante foi, em sua essência, uma manifestação política sem abordar de maneira significativa as questões de discriminação racial entre os marinheiros.
(D) Apesar da liderança negra na Revolta da Chibata, a questão racial não teve impacto expressivo no movimento, que estava primariamente focado nas condições de trabalho e salários.
SAIBA MAIS
Acesse os materiais referenstes a essa atividade clicando aqui: https://drive.google.com/drive/folders/1C2mAVvXYbcDnx8t2EWkryfBKz_FRCwgJ?usp=sharing
Autoria: | Prof. Esp.: Uilson Silva Duarte |
Formação: | Licenciado em História e Pedagogia |
Componente Curricular: | História |
Habilidade: | (EF09HI02) Caracterizar e compreender os ciclos da história republicana, identificando particularidades da história local e regional até 1954. (GO-EF09HI02-A) Analisar os processos políticos, econômicos e sociais que levaram ao domínio político das oligarquias brasileiras no período conhecido como Primeira República, identificando particularidades da história local e regional.Integração com Língua Portuguesa(EF69LP05-A) Entender a crítica ou o humor de uma charge ou um meme, partindo do conhecimento prévio do fato ou assunto criticado ou humorizado. |
Referências: | MOTA, C. G. República velha, tese nova. Revista de História, [S. l.], v. 47, n. 96, p. 579-583, 1973. DOI: 10.11606/issn.2316-9141.rh.1973.132091. Disponível em:<https://www.revistas.usp.br/revhistoria/article/view/132091>. Acesso em: 10 nov. 2023. |