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História – República Velha: Aspectos Econômicos

Esta proposta de atividade de HISTÓRIA é destinada aos estudantes do 9° Ano do Ensino Fundamental Anos Finais.

Conhecer os processos de mudanças nas sociedades humanas é dos objetos de estudo da história, hoje aqui analisaremos algumas questões ligadas à chamada República Velha no  Brasil com detalhes da economia do período, relações trabalhistas e o Movimento Tenentista. 

VAMOS RESPONDER ALGUMAS QUESTÕES?

QUESTÃO 1

Observe a charge abaixo e em seguida faça o que se pede.

A charge apresenta uma crítica aos defensores do “Estado Mínimo” e da máxima: “Não interferência do Estado da economia”. Escreva um pequeno texto onde essa crítica seja esclarecida e apresente sua opinião sobre isso.

QUESTÃO 2

Sobre o movimento tenentista: ele foi um movimento elitista, ou seja, para o povo, mas sem o povo. Explique detalhadamente essa afirmação.

QUESTÃO 3

Faça uma pesquisa sobre os “Parques Industriais brasileiros no século XXI“. Identificando os devidos setores e qual prevalece no cenário industrial atual.

QUESTÃO 4

Sobre o movimento operário na República Velha:

“Nossa elite econômica, acostumada a lidar com escravos, não se preocupa em regulamentar as relações de trabalho. Não há férias, salário mínimo ou horário de trabalho, e as manifestações operárias são consideradas pelas autoridades como “casos de polícia”. 

Disponível em: NOVAES, Carlos Eduardo & LOBO, César. História do Brasil para iniciantes. 2° ed. São Paulo: Ática, 1998.p. 205.

Determine qual a crítica expressa na charge e explique suas relações com o texto. Anote suas conclusões em seu caderno.

QUESTÃO 5

Pesquise sobre a situação dos trabalhadores em nossa sociedade no século XXI. Identifique o que mudou do início do movimento operário para os dias de hoje.

QUESTÃO 6

É sabido que operários italianos estão ligados à criação do movimento operário brasileiro e duas ideias distintas permeavam seus ideais. Quais eram essas ideias e o que representavam?

SAIBA MAIS

Só clica no play e venha para o conhecimento

Canal Uilson Duarte “Atividade 4 – República Velha e o Estado Mínimo 9° Ano.” Disponível em: <https://youtu.be/nBSwY9q73DQ>. Acesso em: 07, abr. 22.

Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-historia-9-ano/

Habilidade:(EF09HI01) Descrever e contextualizar os principais aspectos sociais, culturais, econômicos e políticos da emergência da República no Brasil.
(GO-EF09HI02-A) Analisar os processos políticos, econômicos e sociais que levaram ao domínio político das oligarquias brasileiras no período conhecido como Primeira República, identificando particularidades da história local e regional.
Referencial Teórico 
NOVAES, Carlos Eduardo & LOBO, César. História do Brasil para iniciantes. 2° ed. São Paulo: Ática, 1998.