Esta proposta de atividade de História tem como base o DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais.
Quem nos ajuda a viver bem?
OLÁ ESTUDANTE!
OBSERVE A IMAGEM?
QUAIS TRABALHOS É POSSÍVEL PERCEBER NA COMUNIDADE?
COMO ESSES TRABALHOS AJUDAM NO DIA A DIA DE TODOS?
TRABALHO É TUDO O QUE AS PESSOAS FAZEM PARA PRODUZIR PRODUTOS, CUIDAR DOS OUTROS OU AJUDAR A COMUNIDADE.
O TRABALHO É UMA PARTE MUITO IMPORTANTE DA VIDA EM QUALQUER COMUNIDADE. EXISTEM MUITOS TIPOS DE TRABALHO, E CADA UM TEM SUA IMPORTÂNCIA E SEU VALOR.
OS TRABALHOS QUE EXISTEM EM UMA COMUNIDADE SÃO DIVIDIDOS EM QUATRO GRANDES GRUPOS, CHAMADOS SETORES.
SETOR DE SERVIÇOS
O SETOR DE SERVIÇOS INCLUI TODOS OS TRABALHOS QUE ENVOLVEM AJUDAR OUTRAS PESSOAS DIRETAMENTE.
EXEMPLO: MÉDICOS, PROFESSORES, MOTORISTAS, BOMBEIROS E MUITOS OUTROS PROFISSIONAIS.
SETOR DE COMÉRCIO
ESSE SETOR É ONDE AS PESSOAS COMPRAM E VENDEM PRODUTOS. SUPERMERCADOS, LOJAS, MERCADOS E SHOPPINGS FAZEM PARTE DO SETOR DE COMÉRCIO.
EXEMPLO: COMERCIANTES.
SETOR DE AGRICULTURA
NO SETOR DE AGRICULTURA, AS PESSOAS TRABALHAM PRODUZINDO ALIMENTOS E CUIDANDO DE ANIMAIS.
EXEMPLO: FAZENDEIRO.
SETOR DE INDÚSTRIA
A INDÚSTRIA É O SETOR ONDE AS PESSOAS TRANSFORMAM MATÉRIAS-PRIMAS EM PRODUTOS QUE USAMOS.
EXEMPLO: OPERÁRIOS.
ATIVIDADES
QUESTÃO 1
FAÇA A LEITURA DO POEMA:
A) O QUE O AUTOR DO POEMA DESEJA SER QUANDO CRESCER?
B) QUAL O MOTIVO ESCOLHIDO PARA SER:
MÉDICO:_____________________________________________________
PROFESSOR:__________________________________________________
ARTISTA:_____________________________________________________
ASTRONAUTA:_________________________________________________
C) E VOCÊ? QUAL PROFISSÃO GOSTARIA DE TER?
QUESTÃO 2
ASSOCIE O TRABALHO AO SETOR CORRESPONDENTE:
QUESTÃO 3
O SETOR DE SERVIÇOS É ONDE AS PESSOAS
(A) COMPRAM E VENDEM PRODUTOS.
(B) PRODUZEM ALIMENTOS E CUIDAM DE ANIMAIS.
(C) AJUDAM OUTRAS PESSOAS DIRETAMENTE.
(D) FAZEM PRODUTOS EM FÁBRICAS.
QUESTÃO 4
O SETOR DE COMÉRCIO É ONDE AS PESSOAS
(A) COMPRAM E VENDEM PRODUTOS.
(B) CUIDAM DE ANIMAIS.
(C) TRABALHAM PARA ENSINAR OS OUTROS.
(D) CRIAM E CULTIVAM ALIMENTOS.
Autoria: | Gabriele Leandro Dias |
Formação: | Pedagogia/ Psicologia |
Componente Curricular: | História |
Habilidades: | (EF02HI10) Identificar diferentes formas de trabalho existentes na comunidade em que vive seus significados, suas especificidades e importância. (EF02HI10-A) Identificar e descrever as diferentes formas de atividades humanas e de trabalho existentes na sua comunidade e sua relação com a sobrevivência. (EF02HI11) Identificar impactos no ambiente causados pelas diferentes formas de trabalho existentes na comunidade em que vive. (EF02HI11-B) Interpretar os impactos no ambiente causados pelas diferentes formas de trabalho, sua relação com a natureza e com a história da comunidade em que vive. |
Referências: | 2020. Documento Curricular para Goiás (DC-GO). Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. Disponível em: https://cee.go.gov.br Pintangá Mais História. (Coleção do 2º ao 5º ano). São Paulo: Moderna, 2021. |