Esta proposta de atividade de História tem como base o DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais.

Quem mora aqui?
Olá estudante!
Vamos imaginar que estamos passeando por uma cidade. O que conseguimos ver? Casas, prédios, escolas, hospitais, igrejas, mercados, praças… e muitas pessoas!
As cidades são lugares onde as pessoas vivem, trabalham e estudam juntas. Cada uma tem um papel importante para o funcionamento da cidade.

O que é município?

O município é formado pela cidade e por outras áreas ao seu redor, que podem incluir a zona rural. O município tem um prefeito e uma prefeitura, que ajudam a organizar e cuidar de tudo para que as pessoas possam viver bem.
O que é uma região?
Uma região é formada por vários municípios próximos. Muitas vezes, eles têm algo em comum, como o clima, a cultura ou a economia. Por exemplo, algumas regiões são conhecidas por suas praias, outras por suas montanhas, e algumas por sua produção de alimentos.
Os grupos populacionais e sua importância:
O lugar onde vivemos é formado por muitas pessoas diferentes, e cada uma tem um papel importante.
Existem comerciantes, professores, médicos, garis, artistas, e muitos outros. Todos ajudam a construir a cidade, o município e a região.
Além disso, algumas cidades têm imigrantes e povos indígenas, que também fazem parte da população e contribuem para a cultura local.
ATIVIDADES
QUESTÃO 1
O que é um município e como ele é formado?
Quem ajuda a organizar e cuidar de um município?
Por que cada pessoa tem um papel importante na cidade?
QUESTÃO 2
Marque os elementos que podemos encontrar em uma cidade:
( ) Prédios ( ) Fazendas grandes ( ) Mercados ( ) Praças
( ) Trilhas na floresta ( ) Hospitais ( ) Escolas ( ) Plantações de café
QUESTÃO 3
Uma região é formada por
(A) apenas uma cidade e seu bairro.
(B) vários municípios próximos.
(C) apenas as áreas rurais de um país.
(D) apenas um grupo de bairros com escolas.
QUESTÃO 4
Dentro da cidade, imigrantes e povos indígenas contribuem para
(A) observar a cultura local.
(B) trazer diversidade cultural.
(C) residir em locais específicos.
(D) acrescentar os moradores.
Autoria: | Gabriele Leandro Dias |
Formação: | Pedagogia/ Psicologia |
Componente Curricular: | História |
Conteúdo(s)/objeto(s) de conhecimento: | “O “Eu”, o “Outro” e os diferentes grupos sociais e étnicos que compõem a cidade e os municípios: os desafios sociais, culturais e ambientais do lugar onde vive:- Surgimento de cidades e sua relação com a natureza, economia e transporte. |
Habilidades: | (EF03HI01-A) Identificar os grupos populacionais que formam a sua cidade, o seu município e a sua região.(EF03HI01-B) Compreender as relações estabelecidas entre os grupos populacionais (imigrantes, africanos, indígenas e outros) que formam a cidade, o município e a região.(EF03HI01-C) Distinguir os eventos que marcam a formação da cidade, como fenômenos migratórios (vida rural/vida urbana), desmatamentos, estabelecimento de grandes empresas etc. (EF03HI02-A) Identificar acontecimentos ocorridos ao longo do tempo na cidade ou na região em que vive. |