You are currently viewing História- Quem mora aqui?

História- Quem mora aqui?

Esta proposta de atividade de História tem como base o DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais.

Disponível em: <https://www.canva.com>.  Acesso em: 07 de fevereiro de 2025.

Quem mora aqui?

Olá estudante!

Vamos imaginar que estamos passeando por uma cidade. O que conseguimos ver? Casas, prédios, escolas, hospitais, igrejas, mercados, praças… e muitas pessoas! 

As cidades são lugares onde as pessoas vivem, trabalham e estudam juntas. Cada uma tem um papel importante para o funcionamento da cidade.

Disponível em: <https://www.canva.com>.  Acesso em: 07 de fevereiro de 2025.

O que é município?

Disponível em: <https://www.canva.com>.  Acesso em: 07 de fevereiro de 2025.

O município é formado pela cidade e por outras áreas ao seu redor, que podem incluir a zona rural. O município tem um prefeito e uma prefeitura, que ajudam a organizar e cuidar de tudo para que as pessoas possam viver bem.

O que é uma região?

Uma região é formada por vários municípios próximos. Muitas vezes, eles têm algo em comum, como o clima, a cultura ou a economia. Por exemplo, algumas regiões são conhecidas por suas praias, outras por suas montanhas, e algumas por sua produção de alimentos.

Os grupos populacionais e sua importância:

O lugar onde vivemos é formado por muitas pessoas diferentes, e cada uma tem um papel importante. 

Existem comerciantes, professores, médicos, garis, artistas, e muitos outros. Todos ajudam a construir a cidade, o município e a região.

Além disso, algumas cidades têm imigrantes e povos indígenas, que também fazem parte da população e contribuem para a cultura local.

ATIVIDADES

QUESTÃO 1

O que é um município e como ele é formado?


Quem ajuda a organizar e cuidar de um município?


Por que cada pessoa tem um papel importante na cidade?


QUESTÃO 2

Marque os elementos que podemos encontrar em uma cidade:

      (  ) Prédios                (  ) Fazendas grandes   (  ) Mercados      (  ) Praças

(  ) Trilhas na floresta    (  ) Hospitais          (  ) Escolas       (  ) Plantações de café

QUESTÃO 3

Uma região é formada por

(A) apenas uma cidade e seu bairro.

(B) vários municípios próximos.

(C) apenas as áreas rurais de um país.

(D) apenas um grupo de bairros com escolas.


QUESTÃO 4

Dentro da cidade, imigrantes e povos indígenas contribuem para

(A) observar a cultura local.

(B) trazer diversidade cultural.

(C) residir em locais específicos.

(D) acrescentar os moradores.


Autoria:Gabriele Leandro Dias
Formação: Pedagogia/ Psicologia
Componente Curricular:História
Conteúdo(s)/objeto(s) de conhecimento:“O “Eu”, o “Outro” e os diferentes grupos sociais e étnicos que compõem a cidade e os municípios: os desafios sociais, culturais e ambientais do lugar onde vive:- Surgimento de cidades e sua relação com a natureza, economia e transporte.
Habilidades:(EF03HI01-A) Identificar os grupos populacionais que formam a sua cidade, o seu município e a sua região.(EF03HI01-B) Compreender as relações estabelecidas entre os grupos populacionais (imigrantes, africanos, indígenas e outros) que formam a cidade, o município e a região.(EF03HI01-C) Distinguir os eventos que marcam a formação da cidade, como fenômenos migratórios (vida rural/vida urbana), desmatamentos, estabelecimento de grandes empresas etc.
(EF03HI02-A) Identificar acontecimentos ocorridos ao longo do tempo na cidade ou na região em que vive.