You are currently viewing História – Pré-História?

História – Pré-História?

Esta é uma proposta de atividade de História com base no DC/GO – Ampliado e é destinada aos estudantes do 6º Ano do Ensino Fundamental Anos Finais.

Questão 1

Essa ilustração era a contracapa do livro de Thomas Henry Huxley, de 1863, Evidence as to Man’s Place in Nature (Evidências quanto à posição do homem na natureza).

Disponível em:<https://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_do_pensamento_evolutivo#/media/Ficheiro:Huxley_-_Mans_Place_in_Nature.png>. Acesso em: 28 nov. 2023.

Pensando sobre a “Teoria Evolucionista” como eles (evolucionistas) explicam a origem do ser humano?  

Questão 2

Explore seu livro didático, pesquise e cite algumas das consequências do domínio do fogo na vida de nossos ancestrais.

Questão 3

O processo de sedentarização marcou um ponto crucial na história da humanidade, representando a transição de sociedades nômades para comunidades agrícolas permanentes. Esse fenômeno teve impactos profundos na organização social, econômica e cultural das populações antigas. Compreender os motivos e as consequências desse processo é fundamental para entender o desenvolvimento das civilizações ao longo do tempo.

Sociedades sedentárias

Disponível em:<https://regininha-atividadesescolares.blogspot.com/2020/11/sociedades-sedentarias.html>. Acesso em: 28 nov. 2023.

Qual foi um dos principais fatores que impulsionou o processo de sedentarização nas sociedades antigas?

(A) Avanços na tecnologia de caça e coleta.

(B) Necessidade de garantir o fornecimento regular de alimentos.

(C) Influência de religiões nômades itinerantes.

(D) Preferência cultural por estilos de vida sedentários.

Questão 4

O termo “pre-história” é comumente utilizado para descrever o período anterior ao surgimento da escrita. No entanto, sua aplicação suscita debates sobre a adequação e as implicações do conceito. Analisar criticamente o uso desse termo é fundamental para compreender como ele influencia a compreensão da história humana e se suas implicações são apropriadas.

Crânio de um Homo habilis.

Disponível em:<https://pt.wikipedia.org/wiki/Pr%C3%A9-hist%C3%B3ria#/media/Ficheiro:Homo_habilis.jpg>. Acesso em: 28 nov. 2023.

Quais são algumas implicações do uso do conceito de “pre-história” e como ele afeta nossa compreensão da evolução humana?

(A) Reflete uma divisão clara entre a história escrita e a não escrita, sugerindo um estágio menos evoluído da humanidade.

(B) Pode perpetuar uma visão eurocêntrica da história, desconsiderando as ricas tradições e culturas de povos sem escrita.

(C) Facilita a categorização simplificada das sociedades, ignorando as complexidades e inovações ocorridas durante esse período.

(D) Todas as alternativas estão corretas.

      SAIBA MAIS

Aperte o play e se divirta com o conhecimento, descobertas e desafios propostos neste vídeo.

Canal Uilson Duarte. “Atividade 4 – Datação Carbono 14 6° Ano”. Disponível em:<https://www.youtube.com/watch?v=4vB9IAtUg3I>. Acesso em: 25, marc. 22.

Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-historia-6-ano/

Autoria:Prof.: Uilson Silva Duarte
Formação:Licenciado em História e Pedagogia
Componente Curricular:História
Habilidade:(GO-EF06HI02-C) Problematizar a neutralidade e objetividade das fontes e das análises historiográficas, reconhecendo que não são isentas de valores, ou indiferentes a pressões de seu tempo e que foram produzidas segundo determinados interesses e estratégias.
(GO-EF06HI03-A) Conhecer as teorias que subsidiam o aparecimento do ser humano no continente africano, bem como seus processos de evolução, deslocamento e povoamento a partir da África.
Referências:HARTOG, F. Tempo, história e a escrita da história: a ordem do tempo . Revista de História, [S. l.], n. 148, p. 9-34, 2003. DOI: 10.11606/issn.2316-9141.v0i148p9-34. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/revhistoria/article/view/18952. Acesso em: 16 fev. 2022.
SCHMIDT, Maria Auxiliadora. “Jörn Rüsen e sua contribuição para a didática da História”. Intelligere, Revista de História Intelectual, vol. 3, nº2, p. 60-76. 2017. Disponível em http://revistas.usp.br/revistaintelligere>. Acesso em 24/01/2022