Esta proposta de atividade de História é destinada aos estudantes do 6º Ano do Ensino Fundamental.
Aprendemos que história é a ciência que investiga os vestígios (fontes históricas) do passado, analisando as intervenções humanas ao longo do tempo e identificando as mudanças e permanências ocorridas, com a finalidade de fornecer referências para a compreensão do presente e essa compressão deve nos orientar em nossas perspectivas de futuro, no sentido de orientar nossa vida.
VAMOS RESPONDER ALGUMAS QUESTÕES?
Questão 1
Observe a imagem abaixo e responda:
A qual período da história romana a imagem se refere? Comente.
Questão 2
Caracterize a sociedade romana exemplificando a composição desta sociedade.
Questão 3
Faça uma pesquisa e detalhe como era o cotidiano das mulheres romanas? Havia diferenças entre mulheres patrícias e plebeias?
Questão 4
Compare o cotidiano das mulheres romanas com as mulheres do Brasil atual. Identifique mudanças e permanências.
SAIBA MAIS
Aperte o play e conheça mais sobre os romanos.
Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui:https://drive.google.com/drive/folders/1GE0LyDcNZBjs1qy_oJ35QflvUcLTj044
Habilidade: | (GO-EF06HI14-A) Identificar e compreender as disputas de poder entre as esferas sociais romanas e seus desdobramentos na organização social, cultural e religiosa. |
Referencial Teórico | PETIT, P.A paz romana. São Paulo: Pioneira, 1989. SILVA, G. V. da. Política, ideologia e a arte poética em Roma: Horácio e a criação do Principado. Politeia, v.1, n.1, p.29-51, 2001. |