Esta proposta de atividade de HISTÓRIA é destinada aos estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental.
O êxodo rural é um movimento migratório em que as populações saem da zona rural com o objetivo de viver na zona urbana. Esse fenômeno social gera profundas modificações nas organizações das cidades e impactos no número populacional.
ÊXODO RURAL
A Industrialização pode ser entendida como um fenômeno que gera mudanças sociais e econômicas por meio do incentivo à disseminação das indústrias.
O crescimento do número de indústrias cria postos de trabalhos e atrai operários em busca de oportunidades profissionais.
O Brasil até a primeira metade do século XX possuía uma população majoritariamente rural, ou seja, a maior parte das pessoas vivia no campo. A partir desse momento histórico, as indústrias se desenvolveram e instalaram-se nas cidades de forma mais impactante, o que fez com que outros setores urbanos se fortalecessem.
Impulsionados por essa nova dinâmica, muitos habitantes do campo se mudaram para as cidades, o que é conhecido como êxodo rural.
No Brasil, o maciço movimento de êxodo rural ocorreu entre as décadas de 1950 a 1980. Isso gerou como consequência o aumento populacional urbano até se chegar ao quadro atual em que a maior parte dos brasileiros vivem nas cidades.
A ocupação desordenada das cidades pelo recebimento de novos habitantes faz surgir problemas estruturais e de mobilidade, prejudicando a qualidade de vida das pessoas.
Assim, percebe-se que se não houver um planejamento adequado há a edificação de moradias precárias e falta de saneamento básico em lugares de ocupação irregular.
Com o aumento populacional as condições de trânsito e tráfego são impactadas caso as ruas e avenidas não estejam preparadas para receber tantos veículos.
QUESTÃO 1
Observe as imagens a seguir que representam algumas atividades realizadas no trabalho na zona rural:
Disponível em:https://pxhere.com/pt/photo/15861.Acesso em 26 fev. 202
Disponível em: https://pxhere.com/pt/photo/1367735. Acesso em 26 fev. 2022
- Quais instrumentos ou ferramentas os trabalhadores manuseiam no exercício das atividades apresentadas nas figuras?
- Há diferenças entre o trabalho desenvolvido tradicionalmente na zona urbana e na zona rural? Quais?
QUESTÃO 2
O modo de vida na cidade e no campo são bens diferentes, principalmente em relação aos espaços habitados pelas pessoas e as atividades cotidianas.
Realize uma entrevista com algum familiar ou amigo e registre as respostas das seguintes perguntas:
Nome do entrevistado:
Idade do entrevistado:
Você já viveu no campo ou sempre morou na cidade?
Quais as principais vantagens e desvantagens de se morar no campo e na cidade?
Na história de sua família em algum momento seus familiares tiveram que mudar do campo para a cidade? Como foi essa experiência?
QUESTÃO 3
O êxodo rural faz com que muitas pessoas se desloquem do campo para morar nos centros urbanos, aumentando consideravelmente a população das cidades.
Veja algumas imagens de cidades que possuem um grande número de habitantes:
Disponível em:https://pxhere.com/pt/photo/117454. Acesso em 26 fev. 2022
Disponível em:https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Ocupa%C3%A7%C3%B5es_-_Carr%C3%A3o_-_c%C3%B3rrego_com_esgoto_(8241423394).jpg Acesso em 26 fev. 2022
A) Após observar as imagens, registre os problemas sociais que você conseguiu identificar.
B) Existe solução para resolução dos problemas das grandes cidades? Qual(is)?
QUESTÃO 3
O êxodo rural faz com que muitas pessoas se desloquem do campo para morar nos centros urbanos.
Assinale a alternativa que representa um impacto que o êxodo rural gerou:
A) Aumento da favelização nas cidades,
B) Diminuição da população urbana.
C) Aumento dos postos de trabalho no campo.
D) Ocupação ordenada das cidades.
QUESTÃO 4
Entender o perfil e o número da população brasileira é importante na elaboração das políticas e ações do governo.
Em relação aos habitantes do Brasil, pode-se afirmar que atualmente:
A) a maior parte da população brasileira vive no campo.
B) a maior parte da população brasileira vive nas cidades.
C) o percentual de brasileiros que vivem no campo é o mesmo das cidades.
D) o número de brasileiros vivendo no Brasil é menor que o de estrangeiros.
SAIBA MAIS
Autoria: | Lorena Guimarães |
Formação: | Formada em Pedagogia e Letras |
Componente: | História |
Habilidade: | (GO-EF02HI02-A) Identificar documentos históricos de diferentes épocas, observando como as pessoas no passado olhavam e expressavam de diferentes formas e concepções a sua história e a do lugar em que viviam. |
Referências: | GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume II. Ensino Fundamental Anos Finais. CONSED; UNDIME, 2018. 433 p. Disponível em <sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/27-documentos-gerais>>. Acesso em 23/03/2023. GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Cortes Temporais. CONSED; UNDIME, 2019. p. 143. Disponível em: <sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2 > . Acesso em 23/03/2023. INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. População Rural e Urbana. Disponível em:https://educa.ibge.gov.br/jovens/conheca-o-brasil/populacao/18313-populacao-rural-e-urbana.html. Acesso em 26 fev. 2022. SILVA, Wellington Souza. Êxodo Rural. Disponível em https://www.infoescola.com/geografia/exodo-rural/. Acesso em 26 fev. 2022. TV OVO. Vida no campo: Olhares da Comunidade. Disponível em. https://www.youtube.com/watch?v=0fXK2ITkXE8. Acesso em 26 fev. 2022. |