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História – Patrimônio cultural imaterial

ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE HISTÓRIA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.

As manifestações e hábitos culturais representam a identidade de um povo. Preservar o patrimônio imaterial é fundamental para que as gerações possam conhecer a sua história e identificar valores do local em que vivem.

PATRIMÔNIO CULTURAL IMATERIAL

 Disponível em: https://www.flickr.com/photos/arletesampaio/4942119179/.Acesso em 15 set. 2023

As fontes históricas são registros ou vestígios do passado que são utilizados como base para o estudo e compreensão da história. Elas podem ser divididas em fontes escritas, que são documentos produzidos em um certo período ou manifestações imateriais como relatos orais, lendas, rituais e forma de saber e fazer. 

O patrimônio cultural imaterial refere-se às práticas, expressões, conhecimentos e técnicas transmitidos de geração em geração em uma determinada comunidade. Inclui tradições orais, rituais, festividades, música, dança, artesanato, culinária, entre outros aspectos intangíveis da cultura. É intangível, pois não tem existência material ou um corpo físico,  sendo um conjunto de saberes e práticas que contribuem para a identidade e diversidade cultural de um povo.

O IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) é uma entidade ligada ao Governo Federal brasileiro que é responsável pela preservação e promoção do patrimônio cultural do país, tanto material como imaterial. Ele atua na identificação, proteção, conservação, valorização, promoção e divulgação do patrimônio cultural brasileiro.

A preservação do patrimônio imaterial é fundamental para a memória do povo e é dever dos gestores públicos e da sociedade realizar ações para que as tradições não desapareçam.

Em Goiás, podemos citar como exemplos de bens que integram o patrimônio cultural imaterial:

Cavalhadas;

Procissão do Fogaréu;

Catira e

Congadas.

Agora é com você, vamos responder algumas questões?

Questão 1

Leia a definição de patrimônio cultural imaterial dado pelo Ministério da Cultura:

O patrimônio imaterial é transmitido de geração a geração, constantemente recriado pelas comunidades e grupos em função de seu ambiente, de sua interação com a natureza e de sua história, gerando um sentimento de identidade e continuidade, contribuindo para promover o respeito à diversidade cultural e à criatividade humana. 

Fonte: MINISTÉRIO DA CULTURA. Patrimônio imaterial. Disponível em: https://www.gov.br/iphan/pt-br/patrimonio-cultural/patrimonio-imaterial#:~:text=Os%20bens%20culturais%20de%20natureza,que%20abrigam%20pr%C3%A1ticas%20culturais%20coletivas).Acesso em 15 set. 2023. 

Em sua opinião, de que forma o patrimônio imaterial pode ser transmitido de geração a geração?

Questão 2

O patrimônio cultural imaterial deve ser protegido tanto pelas políticas públicas do governo, quanto pela sociedade.

Assinale a alternativa que contém uma característica do patrimônio cultural imaterial:

(a) O patrimônio cultural imaterial trata-se de uma fonte histórica escrita.

(b) O patrimônio cultural imaterial é considerado intangível.

(c) O patrimônio cultural imaterial tem existência corpórea, como um objeto.

(d) O patrimônio cultural imaterial exclui as tradições de dança.

Questão 3

As representações do patrimônio cultural imaterial podem ser de diversas formas.  

Assinale a alternativa que representa uma expressão ou tradição do patrimônio imaterial cultura:

(a) Prédio de museu.

(b) Catira.

(c) Vaso indígena.

(d) Imagem religiosa.

Questão 4

Goiás é um estado rico no patrimônio cultural imaterial e, para que essa riqueza não seja perdida, as gerações devem conhecer as manifestações.

Faça uma pesquisa sobre uma manifestação integrante do patrimônio imaterial cultural de Goiás e descreva as suas principais características.


Autoria:Lorena Guimarães
Formação:Formada em Pedagogia e Letras
Componente:História
Habilidade:(GO-EF05HI09-B) Entender que os documentos escritos não são as únicas fontes históricas e que a reconstituição do passado pode ser feita a partir de relatos orais, lendas, rituais, forma de saber e fazer, objetos, fotos, vestígios e construções, bem como que os historiadores as utilizam como ferramentas de pesquisa e interpretação do passado.
Referências:
GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume II. Ensino Fundamental Anos Finais. CONSED; UNDIME, 2018. 433 p. Disponível em <sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/27-documentos-gerais&gt&gt;. Acesso em 23/03/2023.

GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Cortes Temporais. CONSED; UNDIME, 2019. p. 143. Disponível em: <sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2 > . Acesso em 23/03/2023.

MINISTÉRIO DA CULTURA. Patrimônio imaterial. Disponível em: https://www.gov.br/iphan/pt-br/patrimonio-cultural/patrimonio-imaterial#:~:text=Os%20bens%20culturais%20de%20natureza,que%20abrigam%20pr%C3%A1ticas%20culturais%20coletivas).Acesso em 15 set. 2023. 

SECRETARIA DE ESTADO DE CULTURA DE GOIÁS. História da festa das cavalhadas. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=RJjgDzuUYa8.  Acesso em 15 set. 2023