You are currently viewing História – Passado, presente e futuro

História – Passado, presente e futuro

Esta proposta de atividade de HISTÓRIA é destinada aos estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental.

A MEDIÇÃO DO TEMPO É FUNDAMENTAL PARA QUE O SER HUMANO POSSA REALIZAR AS SUAS ATIVIDADES DE FORMA ORGANIZADA. IMAGINE COMO SERIA A NOSSA VIDA SEM RELÓGIOS E CALENDÁRIOS? MUITO DIFÍCIL E DESORGANIZADA, NÃO É MESMO? A MEDIÇÃO DO TEMPO NECESSITA DE REFERENCIAIS QUE PODEM SER ESTAÇÕES DO ANO, MOVIMENTOS DOS ASTROS E OBSERVAÇÕES DAS ÉPOCAS DE PLANTIO.

PASSADO, PRESENTE E FUTURO

Fonte: pixabay.com

O ESTUDO DA HISTÓRIA DEPENDE DA OBSERVAÇÃO DA PASSAGEM DO TEMPO. OS SERES HUMANOS AO SE ORGANIZAREM EM SOCIEDADES, ESTABELECEM ROTINAS E MOMENTOS PARA QUE AS ATIVIDADES SEJAM EXECUTADAS.  

PARA A CONTAGEM DO TEMPO, INSTRUMENTOS SÃO DESENVOLVIDOS COMO OS CALENDÁRIOS E OS RELÓGIOS.

A NATUREZA E A CONTAGEM DO TEMPO

OS INSTRUMENTOS DE MEDIÇÃO DO TEMPO FORAM CRIADOS COM BASE NA OBSERVAÇÃO DOS FENÔMENOS NATURAIS E OS CICLOS QUE ELES POSSUEM. POR EXEMPLO, A NOÇÃO DE DIA E A NOITE NASCE PELA VERIFICAÇÃO QUE O SOL SE PÕE. 

OS CALENDÁRIOS E A DURAÇÃO DOS MESES SÃO BASEADOS COM INFLUÊNCIA DO CICLO DA LUA E AS ESTAÇÕES DO ANO.

O CALENDÁRIO OFICIAL UTILIZADO NO BRASIL É O CALENDÁRIO GREGORIANO QUE POSSUI DOZE MESES. ALGUNS MESES POSSUEM 31 DIAS (JANEIRO, MARÇO, MAIO, JULHO, AGOSTO, OUTUBRO E DEZEMBRO), OUTROS POSSUEM 30 DIAS (ABRIL, JUNHO, SETEMBRO E NOVEMBRO) E O MÊS DE FEVEREIRO PODE TER 28 OU 29 DIAS.

AGORA É COM VOCÊS, VAMOS RESPONDER ALGUMAS QUESTÕES?

QUESTÃO 1

OS CALENDÁRIOS SÃO FUNDAMENTAIS PARA A ORGANIZAÇÃO DA VIDA ATUAL. POR MEIO DA DIVISÃO EM DIAS, SEMANAS E MESES PODEMOS REALIZAR A LOCALIZAÇÃO DE DATAS E PLANEJAMENTOS DE ATIVIDADES E COMEMORAÇÕES.

QUE TAL MANUSEAR UM CALENDÁRIO?

CONSULTE O CALENDÁRIO DO ANO DE 2022 E RESPONDA ÀS SEGUINTES QUESTÕES:

A) QUE DIA É SEU ANIVERSÁRIO? A DATA DE SEU ANIVERSÁRIO SERÁ EM QUE DIA DA SEMANA?

B) QUANTOS MESES FALTAM PARA A DATA COMEMORATIVA DO NATAL?

C) OBSERVANDO O CALENDÁRIO, HÁ ALGUM FERIADO NO MÊS DE ABRIL DE 2022? QUAL(IS)?

QUESTÃO 2

POR MEIO DOS RELÓGIOS O SER HUMANO CONSEGUIU REALIZAR A MARCAÇÃO DO TEMPO EM PARTES FRACIONADAS DO DIA CHAMADAS HORAS.

COM ISSO, ATIVIDADES DE ROTINA PUDERAM SER ORGANIZADAS E AS PESSOAS CRIARAM HORÁRIOS PARA O TRABALHO, PARA O ESTUDO, PARA O LAZER E DIVERSOS AFAZERES.

OBSERVE OS RELÓGIOS A SEGUIR E INDIQUE QUE TIPO DE ATIVIDADE VOCÊ COSTUMA REALIZAR NOS HORÁRIOS APRESENTADOS:

 Disponível em: https://pixabay.com/pt/photos/rel%c3%b3gio-rel%c3%b3gio-despertador-tijolo-997589/.Acesso em 22 fev. 2022

Disponível em:https://pixabay.com/pt/vectors/assistir-rel%c3%b3gio-de-pulso-tempo-2649380//.Acesso em 22 fev. 2022

Disponível em:https://www.flickr.com/photos/chung123/2236789031/.Acesso em 22 fev 2022

QUESTÃO 3

AO LONGO DA HISTÓRIA DIFERENTES CIVILIZAÇÕES ELABORARAM CALENDÁRIOS POR MEIO DA OBSERVAÇÃO DE FENÔMENOS NATURAIS, COMO O MOVIMENTO DOS ASTROS.

O CALENDÁRIO OFICIALMENTE UTILIZADO PELA SOCIEDADE BRASILEIRA É DENOMINADO:

A) GREGORIANO

B) JUDAICO

C) EGÍPCIO

D) MAIA

QUESTÃO 4

O CALENDÁRIO OFICIAL BRASILEIRO DIVIDE O ANO EM MESES, QUE POR SUA VEZ POSSUI SEMANAS.

NO CALENDÁRIO VIGENTE EM NOSSA SOCIEDADE, O ANO É DIVIDIDO EM:

A) 14 MESES

B) 12 MESES

C) 10 MESES

D) 15 MESES

SAIBA MAIS

ASSISTA AO VÍDEO E APRENDA A CONSTRUIR UMA AMPULHETA.

COM ESTE INSTRUMENTO VOCÊ PODE MEDIR O TEMPO.

Autoria:Lorena Guimarães
Formação:Formada em Pedagogia e Letras
Componente:História
Habilidade:(GO-EF02HI06-B) Identificar e compreender os fatos da vida cotidiana, rotina diária e semanal, organizando-os temporalmente, usando material concreto, imagens, relacionando-as ao tempo: antes, durante, ao mesmo tempo e depois.

(EF02HI07) Identificar e utilizar diferentes marcadores do tempo presentes na comunidade, como relógio e calendário.
Referências:GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume II. Ensino Fundamental Anos Finais. CONSED; UNDIME, 2018. 433 p. Disponível em <sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/27-documentos-gerais&gt&gt;. Acesso em 23/03/2023.

GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Cortes Temporais. CONSED; UNDIME, 2019. p. 143. Disponível em: <sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2 > . Acesso em 23/03/2023.

HERWEG. História dos relógios. Disponível em: https://herweg.com.br/uma-viagem-no-tempo-a-historia-dos-relogios/. Acesso em 22 fev 2022.
 
KHAN ACADEMY BRASIL. Diferentes tipos de calendários . Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=8pqsNhhg_wI Acesso em 22 fev. 2022.

TODA MATÉRIA. História e origem do calendário. Disponível em https://www.todamateria.com.br/historia-e-origem-do-calendario/.  Acesso em 22 fev 2022.