Olá, educando (a)! Esta videoaula de História foi veiculada na TV no dia 07/04/2021 (Quarta-feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.
OLÁ CRIANÇAS, ESPERO QUE ESTEJA TUDO BEM.
NA ATIVIDADE DE HOJE IREMOS APRENDER SOBRE A TEMPORALIDADE DAS NOSSAS RELAÇÕES.
COMO PODEMOS OBSERVAR AS DIFERENÇAS E SEMELHANÇAS ENTRE O PASSADO E PRESENTE ATRAVÉS DAS BRINCADEIRAS E DOS REGISTROS?
O QUE, POR EXEMPLO, SEUS PAIS, TIOS, AVÓS, FAZIAM NA INFÂNCIA?
HOJE, VOCÊ BRINCA DO MESMO JEITO OU DE UM JEITO DIFERENTE?
ASSISTA A VIDEOAULA A SEGUIR
ATIVIDADE 1
AS FOTOGRAFIAS É UMA FORMA DE REGISTRO E PODEM NOS AJUDAR A CONHECER UM POUCO DA VIDA DAS PESSOAS, TANTO NO PASSADO QUANTO NO PRESENTE.
AGORA É A SUA VEZ DE RECORDAR… PEGUE UMA FOTO SUA DE QUANDO ERA BEBÊ OU MAIS NOVINHO. REGISTRE EM UM PAPEL:
A) O QUE MUDOU EM VOCÊ?
B) O QUE VOCÊ GOSTAVA DE FAZER?
C) COMO ERAM SUAS ROUPAS?
D) QUANTOS ANOS VOCÊ TINHA?
COMPARTILHE A SUA RESPOSTA COM ALGUM FAMILIAR.
ATIVIDADE 2
OBSERVE A PINTURA DE FREDERICK MORGAN, CIRANDA 1985 – ÓLEO SOBRE A TELA:
Fonte: Aprender Juntos 1 – Geografia. Edições SM. Página 12. PNLD 2019-2022
A) QUAL BRINCADEIRA VOCÊ IDENTIFICA AO OLHAR PARA ESSA IMAGEM?
B) A PINTURA ACIMA RETRATA UMA CENA ATUAL OU DE UM TEMPO DISTANTE? POR QUÊ?
C) VOCÊ E SEUS AMIGOS JÁ BRINCARAM DESSA BRINCADEIRA?
ATIVIDADE 3
NA NOSSA MEMÓRIA GUARDAMOS MOMENTOS QUE FORAM IMPORTANTES PARA NOSSAS VIDAS E NO PAPEL PODEMOS REGISTRAR PARA QUE OUTRAS PESSOAS VEJAM TAMBÉM.
VAMOS CRIAR UM CADERNO DE REGISTROS?
NELE VOCÊ PODERÁ ESCREVER OS MOMENTOS QUE NÃO GOSTARIA DE ESQUECER, VAMOS LÁ??
Habilidade estruturante | (EF02HI03) Selecionar situações cotidianas que remetam à percepção de mudança, pertencimento e memória. (EF02HI05) Selecionar objetos e documentos pessoais e de grupos próximos ao seu convívio e compreender sua função, seu uso e seu significado. |