You are currently viewing História – Os processos políticos e sociais que resultaram na ditadura civil-militar no Brasil

História – Os processos políticos e sociais que resultaram na ditadura civil-militar no Brasil

Esta proposta de atividade de HISTÓRIA é destinada aos estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental anos iniciais.

Os processos políticos e sociais que resultaram na ditadura civil-militar no Brasil

RESPONDA ÀS QUESTÕES

QUESTÃO 01

Escreva um texto sobre como as diferentes preocupações de grupos sociais, como a classe média e as elites, influenciaram suas ações e o apoio ao golpe de 1964?

QUESTÃO 02

QUESTÃO 03

QUESTÃO 04


Autoria:Prof. Me.: Gabriel Ramos Paiva
Formação:Licenciatura em Geografia;
Bacharelado em Geografia;
Licenciatura em Pedagogia;
Mestre em Geografia pelo IESA-UFG.
Componente Curricular:História
DCGO – AMPLIADO (1º corte) Habilidades:(EF09HI19) Identificar e compreender o processo que resultou na  ditadura civil-militar no Brasil e discutir a emergência de questões  relacionadas à memória e à justiça sobre os casos de violação dos direitos humanos.
Matriz de habilidades essenciais:Analisar os processos políticos e sociais que resultaram na  ditadura civil-militar, bem como a imposição dos atos  institucionais que culminaram com o fechamento das  instituições democráticas brasileiras.
Referências:ARAUJO, Maria Paula; SILVA, Izabel Pimentel da; SANTOS, Desirree dos Reis. Ditadura militar e democracia no Brasil : história, imagem e testemunho. organização. 1º edição,  Ponteiro, Rio de Janeiro, 2013. Disponível em: <https://www.gov.br/mj/pt-br/central-de-conteudo_legado1/anistia/anexos/ditadura-militar-_-versao-final.pdf>. Acesso em 09 de set. de 2024.

CORDEIRO, Janaína Martins. A Marcha da Família com Deus pela liberdade em São Paulo: direitas, participação política e golpe no Brasil, 1964. Revista de História, São Paulo, n. 180, p. 1–19, 2021. DOI: 10.11606/issn.2316-9141.rh.2021.167214. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/revhistoria/article/view/167214.. Acesso em: 9 set. 2024.