You are currently viewing História – Os objetos têm história

História – Os objetos têm história

ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE HISTÓRIA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.

VOCÊ SABIA QUE A MAIORIA DOS OBJETOS QUE FAZEM PARTE DO NOSSO DIA A DIA SOFRERAM VÁRIAS TRANSFORMAÇÕES DURANTE OS ANOS?

COM OS AVANÇOS DA TECNOLOGIA MUITOS OBJETOS MUDARAM O MATERIAL DE FABRICAÇÃO, O TAMANHO E ATÉ MESMO ADQUIRIRAM NOVAS FUNÇÕES.

OS OBJETOS TÊM HISTÓRIA


VIDEOGAME – ANO 1982
Disponível em:https://pixabay.com/pt/photos/console-de-videogame-jogo-de-v%c3%addeo-2202520/. Acesso em 20/08/2022.

OBSERVE AO SEU REDOR QUE VOCÊ VERÁ QUE ESTAMOS CERCADOS POR OBJETOS QUE SÃO CRIADOS PARA FACILITAR A NOSSA VIDA. PARA ESCREVER, VOCÊ USA UM LÁPIS; PARA BEBER ÁGUA, VOCÊ USA UM COPO.

OS OBJETOS TAMBÉM REPRESENTAM AS CARACTERÍSTICAS E A TECNOLOGIA EXISTENTES EM CADA ÉPOCA. NA ÉPOCA EM QUE NÃO EXISTIA ELETRICIDADE, AS PESSOAS ADAPTAVAM OS OBJETOS DE ACORDO COM OS RECURSOS EXISTENTES. ASSIM, POR EXEMPLO, OS FERROS DE PASSAR ROUPA ERAM PREENCHIDOS COM BRASA PARA ESQUENTAR.

OS OBJETOS UTILIZADOS PELAS CRIANÇAS PARA BRINCAR SOFREM MODIFICAÇÕES COM O PASSAR DO TEMPO. SE HOJE VOCÊ BRINCA COM UM TABLET, NA ÉPOCA DA INFÂNCIA DE SEUS E AVÓS ESSA TECNOLOGIA ERA INIMAGINÁVEL.

MUITAS FAMÍLIAS CONSERVAM OBJETOS ANTIGOS PARA PRESERVAR A LEMBRANÇA DE SEUS ANTEPASSADOS E RECORDAR MOMENTOS PRECIOSOS QUE VIVERAM JUNTOS.

AGORA É COM VOCÊ, VAMOS RESPONDERR ALGUMAS QUESTÕES?

QUESTÃO 1

ALGUNS OBJETOS TÊM MAIS DE CEM ANOS DE HISTÓRIA, E TIVERAM VÁRIAS MUDANÇAS DESDE A SUA CRIAÇÃO ATÉ OS DIAS ATUAIS. COMO POR EXEMPLO A TELEVISÃO,  TELEFONE,  BICICLETA,  AUTOMÓVEL, FERRO DE PASSAR ROUPAS E O COMPUTADOR.

ENTRE OS OBJETOS CITADOS ACIMA:

A) QUAL DELES VOCÊ CONSIDERA QUE TEVE MAIOR EVOLUÇÃO?

B) DO OBJETO ESCOLHIDO CITE UMA MUDANÇA QUE VOCÊ CONSIDERA IMPORTANTE.

QUESTÃO 2

OS BRINQUEDOS TAMBÉM SÃO OBJETOS QUE MUDARAM BASTANTE COM O PASSAR DOS ANOS. MUITOS BRINQUEDOS QUE SEUS PAIS E AVÓS TINHAM QUANDO ERAM CRIANÇAS, HOJE JÁ NÃO EXISTEM MAIS OU SÃO BEM DIFERENTES DA ÉPOCA QUE ELES USAVAM.

ASSINALE A ALTERNATIVA QUE REPRESENTA UM BRINQUEDO JÁ EXISTENTE À ÉPOCA EM QUE SEUS  AVÓS ERAM CRIANÇAS:

(A) TABLET

(B) COMPUTADOR

(C) PIÃO

(D) VIDEO GAME

QUESTÃO 3

PESQUISE  COM A SUA FAMÍLIA QUAL OBJETO MAIS ANTIGO VOCÊS TEM EM CASA, E FAÇA O REGISTRO DAS SEGUINTES INFORMAÇÕES:

A) QUANTOS ANOS ESSE OBJETO ESTÁ COM A SUA FAMÍLIA?

B) EXISTEM VERSÕES MAIS RECENTE DO OBJETO?

C) ESSE OBJETO AINDA ESTÁ EM USO NA  SUA CASA?

QUESTÃO 4

OS OBJETOS NASCEM DAS INVENÇÕES HUMANAS PARA  SUPRIR NECESSIDADES DO COTIDIANO.

QUAL OBJETO SÓ TEVE A SUA UTILIZAÇÃO POSSÍVEL GRAÇAS À INVENÇÃO DA ELETRICIDADE?

(A) FERRO À BRASA.

(B) TELEVISÃO.

(C) MÁQUINA DE ESCREVER.

(D) BICICLETA.


SAIBA MAIS

Canal Lorena Guimarães de Oliveira “Objetos e suas transformações” Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=hfZPqsK56tk Acesso 22 Ago 2022

Autoria:Lorena Guimarães
Formação:Formada em Pedagogia e Letras
Componente:História
Habilidade:EF02HI04) Selecionar e compreender o significado de objetos e documentos pessoais como fontes de memórias e histórias nos âmbitos pessoal, familiar, escolar e comunitário.
EF02HI05) Selecionar objetos e documentos pessoais e de grupos próximos ao seu convívio e compreender sua função, seu uso e seu significado.
(EF02HI09) Identificar objetos e documentos pessoais que remetam à própria experiência no âmbito da família e/ou da comunidade, discutindo as razões pelas quais alguns objetos são preservados e outros são descartados.
Referências:
CHARLIER, Anna Maria. SIMIELLI,Maria Elena.Ápis História, 2º ano : Ensino Fundamental, anos iniciais. 2. ed. — São Paulo : Ática, 2017.

GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume II. Ensino Fundamental Anos Finais. CONSED; UNDIME, 2018. 433 p. Disponível em <sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/27-documentos-gerais&gt&gt;. Acesso em 23/03/2023.

GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Cortes Temporais. CONSED; UNDIME, 2019. p. 143. Disponível em: <sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2 > . Acesso em 23/03/2023.

HISTÓRIA DO VIDEOGAME. História de tudo.2020. Disponível em: https://docs.google.com/presentation/d/1ANDathO63glOQMrd-43Xd4WbV13L6-Uq/edit#slide=id.p16. Acesso em: 16 de Ago. 2022.

PORTO,Lidiane. História do telefone- A origem e sua evolução. 2020. Disponível em: https://escolaeducacao.com.br/historia-do-telefone/. Acesso em: 15 de Ago. 2022.