Esta proposta de atividade de HISTÓRIA é destinada aos estudantes do 9° Ano do Ensino Fundamental Anos Finais.
Estudar e compreender história visa proporcionar a compreensão e apreensão da sociedade em que vivemos. Quando olhamos para os problemas que afligem nossa sociedade e buscamos a compreensão , precisamos lembrar de historicizar (colocar determinado acontecimento ou fato em contexto histórico*) os fatos/acontecimentos para que assim sejamos capazes de identificar no tempo as ações humanas e suas implicações.
*”historicizar”, in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/historicizar [consultado em 10-06-2022].
VAMOS RESPONDER ALGUMAS QUESTÕES?
Questão 1
Leia o texto e as informações abaixo sobre a primeira Constituição da República do Brasil
Ao tomar o poder, os militares expulsaram do país o imperador D. Pedro II e organizaram um governo provisório. Em seguida, convocaram uma Assembleia Constituinte, formada por representantes dos grupos sociais que participaram do golpe, a fim de elaborar uma nova Constituição para o Brasil. Essa Constituição ficou pronta em 1891 e estabeleceu como regime político do país a República Federativa.
*Os povos indígenas não foram citados no documento da Constituição
Pondere e identifique os motivos, razões e possíveis causas para o não aparecimento dos indígenas na Constituição Federal apontando os resultados presumíveis em virtude desta ação.
Questão 2
Leia os trechos da Lei nº 6.001, de 19 de dezembro de 1973. Observe as imagens abaixo e faça o que se pede.
Art. 2° Cumpre à União, aos Estados e aos Municípios, bem como aos órgãos das respectivas administrações indiretas, nos limites de sua competência, para a proteção das comunidades indígenas e a preservação dos seus direitos:
III – respeitar, ao proporcionar aos índios meios para o seu desenvolvimento, as peculiaridades inerentes à sua condição.
IV – assegurar aos índios a possibilidade de livre escolha dos seus meios de vida e subsistência.
V – garantir aos índios a permanência voluntária no seu habitat, proporcionando-lhes ali recursos para seu desenvolvimento e progresso.
- Identifique o que os indígenas estão fazendo? Descreva.
- Existe contradição entre a Lei nº 6.001 e o que é mostrado nas imagens? Exemplifique.
Questão 3
A letra da música “ A Carne” de Elza Soares diz:
“A carne mais barata do mercado é a carne negra
Que vai de graça pro presídio
E para debaixo do plástico
E vai de graça pro subemprego […]”
Disponível em:<https://www.letras.mus.br/elza-soares/281242/>. Acesso em: 9, jun. 22.
A letra em si é muito contundente e significativa. Escreva cada sentença em seu caderno e interprete-as.
Questão 4
Observe a capa da Revista Veja publicada em novembro de 2017, sobre o racismo no Brasil:
Utilizando os títulos dos dossiês abaixo escreva um texto dissertativo-argumentativo sobre o tema: Racismo no Brasil.
SAIBA MAIS
Só clica no play e venha para o conhecimento.
Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui:https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-historia-9-ano/
Habilidade: | (EF09HI07) Identificar e explicar, em meio a lógicas de inclusão e exclusão, as pautas dos povos indígenas, no contexto republicano e das populações afrodescendentes. (EF09HI08) Identificar as transformações ocorridas no debate sobre as questões da diversidade no Brasil durante o século XX e compreender o significado das mudanças de abordagem em relação ao tema. (EF09HI09) Relacionar as conquistas de direitos políticos, sociais e civis à atuação de movimentos sociais. |
Referencial teórico | ASBAUM, Leôncio. História sincera da República, de 1889 a 1930. 4. ed. São Paulo: AlfaÔmega, 1976 SCHWARCZ, Lilia M.; STARLING, Heloisa M. Brasil: uma biografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2015. pp. 300-386 |