ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE HISTÓRIA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.
AS COMUNIDADES TRADICIONAIS POSSUEM UM MODO DE VIDA LIGADO AO AMBIENTE E TERRITÓRIO QUE OCUPAM. RETIRAM OS RECURSOS DA NATUREZA DE SEU HABITAT, MANTENDO UMA RELAÇÃO DE RESPEITO E PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE.
O TRABALHO NAS COMUNIDADES TRADICIONAIS
As comunidades tradicionais podem ser entendidas como grupos sociais cuja identidade e modo de vida estão fortemente ligados ao território e aos recursos naturais que os cercam.
Essas comunidades geralmente possuem práticas culturais, conhecimentos tradicionais e saberes específicos para o uso sustentável dos recursos naturais.
Ser sustentável significa agir de forma a suprir as necessidades do presente sem comprometer a capacidade das futuras gerações de suprir suas próprias necessidades, ou seja, agir pensando que as gerações que ainda estão por vir têm direito à natureza equilibrada. Isso envolve o uso consciente dos recursos naturais e a preservação do meio ambiente.
Muitas comunidades tradicionais desenvolvem o trabalho em forma de subsistência. Na subsistência a própria pessoa ou família cria um conjunto de condições necessárias para que possa satisfazer suas necessidades básicas, como alimentação, moradia, vestuário e saúde. É o meio pelo qual as pessoas conseguem se manter e garantir sua sobrevivência.
No Brasil, algumas comunidades tradicionais reconhecidas são quilombolas, indígenas, ribeirinhas, caiçaras e pescadores artesanais. A proteção e garantia dos direitos dessas comunidades estão previstas na Constituição Federal e em legislações específicas.
Agora é com você, vamos responder algumas questões?
QUESTÃO 1
Observe a seguir duas imagens que representam o modo de produção de uma comunidade tradicional e de uma comunidade não tradicional:
Imagem 1: Modo de produção de comunidade tradicional.
Disponível em: https://www.flickr.com/photos/faoalc/13451727923.Acesso em 11 mai. 2022
Imagem 2: Modo de produção de comunidade não tradicional
Disponível em: https://pixabay.com/pt/photos/agricultura-qu%c3%admico-colheita-89168/.Acesso em 11 mai. 2022
Quais as principais diferenças no modo de produção representado nas duas imagens?
QUESTÃO 2
As comunidades tradicionais estabelecem uma profunda e próxima relação com a preservação dos recursos naturais pois dependem deles para sua sobrevivência direta.
o modo de produção que tem como objetivo principal o ato de produzir para a alimentação do próprio grupo, utilizando-se os recursos e meios naturais existentes é chamado de:
a) Capitalismo.
b) Subsistência.
c) Realismo.
d) Êxodo rural.
QUESTÃO 3
Leia um trecho que registra o modo de vida das crianças da comunidade tradicional indígena Kuikurus:
“AS CRIANÇAS KUIKURUS TÊM O COSTUME DE PASSAR O DIA NO RIO, ONDE TOMAM BANHO E BRINCAM. OUTRA BRINCADEIRA BASTANTE PRATICADA ENTRE OS “PEQUENOS” INDÍGENAS É A DIVERSÃO COM O ARCO E A FLECHA DENTRO DAS MATAS. OS INDÍGENAS ADULTOS PRODUZEM ARCOS E FLECHAS COM TAMANHO REDUZIDO E QUE NÃO CAUSAM RISCO À VIDA DAS CRIANÇAS. DESSA MANEIRA, AS CRIANÇAS KUIKURUS VÃO SE ACOSTUMANDO A LIDAR COM ESSAS FERRAMENTAS, PARA QUE, NO MOMENTO EM QUE SE TORNAREM ADULTAS, POSSAM PRATICAR A CAÇA, PRINCIPAL FONTE DE ALIMENTAÇÃO DOS POVOS INDÍGENAS.”
Fonte: ESCOLA KIDS. Cotidiano das crianças indígenas. Disponível em: https://escolakids.uol.com.br/historia/cotidiano-das-criancas-indigenas.htm/.Acesso em 11 mai. 2022
Elenque algumas diferenças entre o modo de vida de uma criança indígena e o modo de vida de uma criança da cidade não residente em uma comunidade tradicional?
QUESTÃO 4
As comunidades tradicionais podem ter diferentes expressões culturais a depender da região e dos motivos de sua formação.
Qual comunidade tradicional se formou majoritariamente por pessoas escravizadas que fugiam e resistiam à escravidão?
a) Caiçaras.
b) Ciganos.
c) Quilombolas.
d) Seringueiros.
SAIBA MAIS
Imagens e legendas: https://docs.google.com/document/d/1w-7CnEhApGyyIJz-qFjvIT4UpdppS6QD/edit?usp=sharing&ouid=116433041127365683807&rtpof=true&sd=true
Autoria: | Lorena Guimarães |
Formação: | Formada em Pedagogia e Letras |
Componente: | História |
Habilidade: | (GO-EF05HI10-B) Conhecer e debater sobre os patrimônios culturais, procurando identificar a representatividade, questionando os interesses de diferentes grupos sociais, dominantes e marginalizados. |
Referências: | GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume II. Ensino Fundamental Anos Finais. CONSED; UNDIME, 2018. 433 p. Disponível em <sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/27-documentos-gerais>>. Acesso em 23/03/2023. GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Cortes Temporais. CONSED; UNDIME, 2019. p. 143. Disponível em: <sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2 > . Acesso em 23/03/2023. CERRATINGA. Quebradeiras de coco babaçu. Disponível em: https://www.cerratinga.org.br/povos/quebradeiras-de-coco-babacu/. Acesso em: 11 mai. 2022. ECOBRASIL. Comunidades tradicionais: caiçaras. Disponível: http://www.ecobrasil.provisorio.ws/30-restrito/categoria-conceitos/1102-comunidades-tradicionais-caicaras. Acesso em: 11 mai. 2022. IBGE EDUCA. Quilombolas no Brasil. Disponível em: https://educa.ibge.gov.br/jovens/materias-especiais/21311-quilombolas-no-brasil.html#:~:text=Das%205.972%20localidades%2C%20404%20s%C3%A3o,1.599%20est%C3%A3o%20fora%20dessas%20terras.. Acesso em 11 mai. 2022. PLANALTO. Constituição Federal. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em 11 mai. 2002. TV BRASILGOV. Kalungas: patrimônio brasileiro. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=BZk5Nk7dnwQ. Acesso em 11 mai. 2022. |