ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE HISTÓRIA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.
Historicamente, a Revolução Industrial foi um grande marco que alterou o modo de produção e possibilitou que muitos indivíduos mudassem do campo para a cidade a procura de empregos.
O trabalho na cidade pode ser executado em segmentos diferenciados: nas indústrias e no comércio.
O TRABALHO NA CIDADE
A Revolução Industrial foi um evento histórico que mudou consideravelmente as formas de trabalho. Como as principais indústrias localizavam-se na cidade houve uma intensa migração dos trabalhadores do campo para as zonas urbanas à procura de oportunidades profissionais.
É importante observar que cada forma de trabalho tem suas particularidades e é necessário conhecer as leis e regulamentações aplicáveis em cada caso, para que o trabalho desempenhado não seja indigno. Mas nem sempre foi assim: no início da Revolução Industrial era comum o trabalho infantil, a submissão a extensas jornadas de trabalho, salários baixos e ambientes perigosos e nocivos para a saúde humana.
Nas cidades é comum o desenvolvimento do trabalho no setor secundário que compreende as atividades relacionadas à indústria, transformação de matérias-primas e produção de bens. É o setor responsável pela criação e desenvolvimento de produtos em fábricas, construção civil e produção de energia.
Há também na cidade o trabalho no setor terciário que engloba as atividades de serviços, como comércio, turismo, transportes, educação, saúde, entre outros.
Com o desenvolvimento de novas tecnologias aplicáveis ao trabalho, a capacitação se torna fundamental, promovendo o desenvolvimento de habilidades, conhecimentos e competências necessárias para dominar determinadas funções de máquinas ou tarefas digitais no ambiente de trabalho. Isso pode ser feito por meio de treinamentos, cursos e outras atividades de aprendizagem. A capacitação no trabalho é importante para garantir um bom desempenho profissional e possibilitar o crescimento na carreira.
AGORA É COM VOCÊS, VAMOS RESPONDER ALGUMAS QUESTÕES?
QUESTÃO 1
Entreviste algum familiar ou amigo que trabalha na cidade e conheça um pouco mais sobre a atividade exercida.
Faça as perguntas indicadas e registre as informações obtidas.
a) Nome do entrevistado:
b) Qual é o nome do trabalho que você realiza?
c) Em que local seu trabalho é realizado?
d) Quais as principais atribuições ou funções deste trabalho?
e) Você gosta de trabalhar em uma atividade urbana? Por quais motivos?
QUESTÃO 2
Observe a imagem a seguir que representa um típico trabalho desenvolvido nas cidades:
Disponível em:https://pixabay.com/pt/photos/padaria-p%c3%a3o-artes%c3%a3o-padeiro-567380/. Acesso em 26 abr. 2022.
A atividade representada na imagem é uma atividade típica do setor:
a) primário.
b) secundário.
c) terciário.
d) quartenário.
QUESTÃO 3
Faça um quadro comparativo que apresenta as principais diferenças entre o trabalho desenvolvido no campo e na cidade.
Para preencher o quadro você pode descrever as atividades mais comuns, instrumentos utilizados e uso de tecnologias.
QUESTÃO 4
A revolução industrial modificou consideravelmente o modo de trabalho nas cidades.
Qual prática trabalhista era comum no início da Revolução Industrial e que não é mais permitida atualmente?
a) Realização de trabalho infantil.
b) Direito à folga semanal.
c) Realização de horas extras.
d) Realização de trabalho noturno.
SAIBA MAIS
Há uma interconexão entre o trabalho no campo e na cidade. Existe uma relação de complementaridade e até de dependência de um espaço para com o outro. Em outras palavras, podemos dizer que as atividades econômicas praticadas no campo dependem das práticas realizadas nas cidades e vice-versa.
Autoria: | Lorena Guimarães |
Formação: | Formada em Pedagogia e Letras |
Componente: | História |
Habilidade: | (EF03HI11) Identificar diferenças entre formas de trabalho realizadas na cidade e no campo, considerando também o uso da tecnologia nesses diferentes contextos. |
Referências: | GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume II. Ensino Fundamental Anos Finais. CONSED; UNDIME, 2018. 433 p. Disponível em <sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/27-documentos-gerais>>. Acesso em 23/03/2023. GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Cortes Temporais. CONSED; UNDIME, 2019. p. 143. Disponível em: <sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2 > . Acesso em 23/03/2023. EDUCA MAIS BRASIL. Setores da economia. Disponível em:https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/matematica/setores-da-economia. Acesso em: 26 abr. 2022. HISTÓRIA DO MUNDO. Revolução Industrial. Disponível em https://www.historiadomundo.com.br/idade-moderna/revolucao-industrial.htm. Acesso em 26 abr. 2022. INSTITUTO AKATU. De onde vem? Para onde vai? Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=NU51FqioTp4. Acesso em 26 abr. 2022. |