OLÁ, EDUCANDO (A)!ESTA VIDEOAULA DE GEOGRAFIA FOI VEICULADA NA TV NO DIA 29/11/2021 (SEGUNDA-FEIRA). AQUI NO PORTAL CONEXÃO ESCOLA, ELA ESTÁ DISPONÍVEL JUNTAMENTE COM A PROPOSTA DE ATIVIDADE.
HOJE, IREMOS ESTUDAR E COMPREENDER SOBRE A HISTÓRIA E A ORIGEM DAS BRINCADEIRAS E BRINQUEDOS ANTIGOS…
VAMOS APRENDER COMO ESSAS BRINCADEIRAS SIMPLES PODEM AINDA CONTRIBUIR E MUITO NO ENSINO E FORMAÇÃO DAS CRIANÇAS DE HOJE EM DIA… COMO É INTERESSANTE APRENDER A FABRICAR SEU PRÓPRIO BRINQUEDO, E COMO ESSA INTERAÇÃO CRIANÇA/BRINCADEIRA É IMPORTANTE PARA DESENVOLVERMOS VÁRIAS HABILIDADES PARA NOSSA VIDA INTEIRA… LEGAL NÉ!!!
AS BRINCADEIRAS ANTIGAS COMO AS ATUAIS PODEM SE UNIR E CONTRIBUIR PARA O APRENDIZADO DAS CRIANÇAS!!! APRENDA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO ASSISTINDO A VIDEOAULA QUE ESTÁ MUITO DIVERTIDA E INTERESSANTE. ENTÃO, ESTÃO PREPARADOS?
AGORA CHEGOU A SUA VEZ DE PENSAR… VAMOS LÁ CRIANÇAS PEÇA AJUDA DE UM ADULTO!!!
ATIVIDADE 1 –
CONVERSE COM ALGUM FAMILIAR SOBRE AS BRINCADEIRAS E PREENCHA A TABELA COM 3 BRINCADEIRAS ANTIGAS E 3 ATUAIS!
ATIVIDADE 2 –
ALGUNS BRINQUEDOS ANTIGOS, FAZEM SUCESSO ATÉ HOJE. ALGUNS MUDARAM O MATERIAL QUE É FEITO, MAS CONTINUAM DIVERTINDO A GAROTADA! PEÇA AJUDA DE UM ADULTO E PESQUISE SOBRE OS BRINQUEDOS ANTIGOS E ATUALMENTE E PREENCHA A TABELA.
RELEMBRANDO! O QUE APRENDEMOS HOJE?
- O QUE É BRINQUEDO;
- COMO E QUANDO SURGIRAM OS PRIMEIROS BRINQUEDOS;
- BRINQUEDOS ARTESANAIS;
- EXEMPLOS DE BRINCADEIRAS ANTIGAS E ATUAIS;
- JOGOS ELETRÔNICOS X BRINCADEIRAS ANTIGAS
- CONTRIBUIÇÃO DAS BRINCADEIRAS E BRINQUEDOS ARTESANAIS PARA AS CRIANÇAS;
- VÍDEO
- ATIVIDADES.
Professor, essa aula segue a Matriz Curricular das Habilidades Estruturantes 2021-2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 147/2020 Dirped).
HABILIDADES ESTRUTURANTES | (EF01HI05). IDENTIFICAR SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS ENTRE JOGOS E BRINCADEIRAS ATUAIS E DE OUTRAS ÉPOCAS E LUGARES. (GO-EF01HI05-B). COMPREENDER QUE OS BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS SÃO PRODUZIDOS/CRIADOS EM DIFERENTES CONTEXTOS, ESPAÇOS E TEMPOS, E FORMAS ARTESANAL E INDUSTRIAL. (GO-EF01HI05-C). EXPLORAR E RECRIAR BRINQUEDOS, BEM COMO BRINCADEIRAS ANTIGAS E ATUAIS, VALORIZANDO-AS, EM DESTAQUE, AS DOS POVOS INDÍGENAS E AFRICANOS. |
REFERÊNCIAS: | GOVERNO DO ESTADO DE GOIÁS. SECRETÁRIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO – SEDUC/CONSED. DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO: VOLUME II ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS.IMAGENS RETIRADAS DO SITE:HTTPS://BR.FREEPIK.COM/ |