Esta proposta de atividade de História com base no DC/GO – Ampliado e é destinada aos estudantes do 7º Ano do Ensino Fundamental Anos Finais.
Moderno em relação a quê ou a quem?
A partir do século XV, a Europa ocidental viveu um período de profundas transformações, que culminaram na desestruturação do sistema feudal e a gestação do capitalismo por meio de sua forma “mercantil”.
A reativação do comércio e o surgimento de um novo grupo social – a burguesia- impulsionaram mudanças ocorridas em todas as esferas da sociedade, mudando as relações de trabalho, as formas de exercer o poder, a ideia de riqueza e as concepções religiosas e culturais.
A desagregação política do feudalismo deu lugar à concentração do poder nas mãos de uma pessoa – o rei-, surgiram por toda a Europa ocidental estados Nacionais fortes e centralizados. Por meio destes, os europeus se lançaram à conquista de outros territórios, no além mar.
Tinha início uma nova época da História, a Idade Moderna, cujo emblema mais visível seria a mudança. Sob seu impulso, o mundo velho medieval se transformaria radicalmente, dando lugar a uma nova sociedade dinâmica e inovadora dominada por relações cada vez mais capitalistas.
O que se deve levar em consideração também é que essas mudanças econômicas, sociais, políticas e nas mentalidades não ocorrem do dia para a noite. Referindo-se ao período que no Ocidente convencionou-se chamar de Idade Média, ele costuma ser datado entre a tomada de Constantinopla pelos turcos em, 29 de maio de 1453 e a Revolução Francesa, em 14 de julho de 1789. Pensar que essas mudanças ocorrem com datas específicas de início e fim é problemática pois, não leva em consideração que as alterações não ocorrem de forma una em todo o território da Europa ocidental.
De acordo com o Dicionário de Conceitos Históricos:
[…] Podemos definir modernidade a modernidade como um conjunto amplo de modificações nas estruturas sociais do Ocidente, a partir de um processo longo de racionalização da vida. Nesse sentido, como afirma Jacques Le Goff, modernidade é um conceito estritamente vinculado ao pensamento ocidental, sendo um processo de racionalização que atinge as esferas da economia, da política e da cultura. Segundo Sérgio Paulo Rouanet, a racionalização econômica levou o Ocidente a dissolver as formas feudais e pré capitalistas de produção e a elaborar uma mentalidade empresarial fundamentada no cálculo, na previsão, nas técnicas racionais de contabilidade e de administração e na forma de trabalho livre assalariado […].
Então, quando nos perguntamos moderno em relação a quê ou a quem? A resposta vem no sentido de caracterizar o sistema feudal e suas interligações culturais, econômicas, políticas, sociais e de mentalidades, em contraste com as mudanças que surgem com o advento da Modernidade e suas características. É importante compreender que a constituição da modernidade não ocorreu de forma abrupta, mas foi um processo de múltiplas temporalidades e acontecimentos simultâneos em lugares diferentes, como: crise de produção, fome, epidemias, guerras, fartura, progresso e invenções e precisamos problematizar a ideia de Modernidade como padrão de desenvolvimento civilizatório europeu em relação à cultura dos povos africanos, ameríndios e asiáticos.
RESPONDA AS QUESTÕES
QUESTÃO 1
Faça uma pesquisa para definir o conceito de Idade Moderna. Anote em seu caderno o resultado da pesquisa.
QUESTÃO 2
Defina “desagregação do Sistema Feudal”.
QUESTÃO 3
Sobre o trabalho no Sistema Feudal, marque a resposta correta.
(A) era regulado pelo MST ( Movimento dos Sem Terra);
(B) era regulado pela AGR (Agência Goiana de Regulação);
(C) era regulado pelas obrigações servis, fixadas pela tradição e pelo costume;
(D) era regulado pela ANATEL e em caso de descumprimento das normas estabelecidas, os senhores feudais podiam pagar multas.
QUESTÃO 4
Sobre a constituição da modernidade, marque CORRETAMENTE a resposta.
(A) a constituição da modernidade não ocorreu de forma abrupta, mas foi um processo de múltiplas temporalidades e acontecimentos simultâneos em lugares diferentes, como: crise de produção, fome, epidemias, guerras, fartura, progresso e invenções;
(B) a constituição da modernidade ocorreu de forma abrupta, mas foi um processo intemporal e sem acontecimentos simultâneos em lugares diferentes, como: crise de produção, fome, epidemias, guerras, fartura, progresso e invenções;
(C) Não houve uma constituição da modernidade de acordo com os revisionistas da história. Para eles, não há mudanças ou transformações que possam ser explicadas e exemplificadas pelos historiadores;
(D) a constituição da modernidade ocorreu de forma abrupta. Dormiu-se na Idade Média e acordou-se na Idade Moderna com suas guerras, fartura, progresso e invenções.
Autoria: | Prof. Esp.: Uilson Silva Duarte |
Formação: | História |
Componente Curricular: | História |
Habilidades: | (EF07HI01) Explicar o significado de “Modernidade” e suas lógicas de inclusão e exclusão, com base em uma concepção européia. (GO-EF07HI01-A) Compreender que a constituição da modernidade não ocorreu de forma abrupta, mas foi um processo de múltiplas temporalidades e acontecimentos simultâneos em lugares diferentes, como: crise de produção, fome, epidemias, guerras, fartura, progresso e invenções. |
Refererência Bibliográfica: | Costa, Ives Leocelso Silva. A TRANSIÇÃO DA IDADE MÉDIA PARA A IDADE MODERNA: UMA ANÁLISE CRÍTICA. In:<http://revistatempodeconquista.com.br/documents/RTC19/IVESCOSTA.pdf>. Acesso em: 28 fev. 2023 Miceli, Paulo. História Moderna. São Paulo: Editora Contexto, 2013. |