You are currently viewing História – O que foi a Modernidade?

História – O que foi a Modernidade?

Esta proposta de atividade de História com base no DC/GO – Ampliado e é destinada aos estudantes do 7º Ano do Ensino Fundamental Anos Finais.

Criação de Adão. Disponível em:<https://pixabay.com/pt/illustrations/cria%c3%a7%c3%a3o-do-homem-dedo-de-deus-1159966/>. Acesso em: 28 fev. 2023

Moderno em relação a quê ou a quem?

A partir do século XV, a Europa ocidental viveu um período de profundas transformações, que culminaram na desestruturação do sistema feudal e a gestação do capitalismo por meio de sua forma “mercantil”.

A reativação do comércio e o surgimento de um novo grupo social – a burguesia- impulsionaram mudanças ocorridas em todas as esferas da sociedade, mudando as relações de trabalho, as formas de exercer o poder, a ideia de riqueza e as concepções religiosas e culturais.

A desagregação política do feudalismo deu lugar à concentração do poder nas mãos de uma pessoa – o rei-, surgiram por toda a Europa ocidental estados Nacionais fortes e centralizados. Por meio destes, os europeus se lançaram à conquista de outros territórios, no além mar.

Tinha início uma nova época da História, a Idade Moderna, cujo emblema mais visível seria a mudança. Sob seu impulso, o mundo velho medieval se transformaria radicalmente, dando lugar a uma nova sociedade dinâmica e inovadora dominada por relações cada vez mais capitalistas.

O que se deve levar em consideração também é que essas mudanças econômicas, sociais, políticas e nas mentalidades não ocorrem do dia para a noite. Referindo-se ao período que no Ocidente convencionou-se chamar de Idade Média, ele costuma ser datado entre a tomada de Constantinopla pelos turcos em, 29 de maio de 1453 e a Revolução Francesa, em 14 de julho de 1789. Pensar que essas mudanças ocorrem com datas específicas de início e fim é problemática pois, não leva em consideração que as alterações não ocorrem de forma una em todo o território da Europa ocidental.

De acordo com o Dicionário de Conceitos Históricos:

[…] Podemos definir modernidade a modernidade como um conjunto amplo de modificações nas estruturas sociais do Ocidente, a partir de um processo longo de racionalização da vida. Nesse sentido, como afirma Jacques Le Goff, modernidade é um conceito estritamente vinculado ao pensamento ocidental, sendo um processo de racionalização que atinge as esferas da economia, da política e da cultura. Segundo Sérgio Paulo Rouanet, a racionalização econômica levou o Ocidente a dissolver as formas feudais e pré capitalistas de produção e a elaborar uma mentalidade empresarial fundamentada no cálculo, na previsão, nas técnicas racionais de contabilidade e de administração e na forma de trabalho livre assalariado […].

Então, quando nos perguntamos moderno em relação a quê ou a quem? A resposta vem no sentido de caracterizar o sistema feudal e suas interligações culturais, econômicas, políticas, sociais e de mentalidades, em contraste com as mudanças que surgem com o advento da Modernidade e suas características. É importante compreender que a constituição da modernidade não ocorreu de forma abrupta, mas foi um processo de múltiplas temporalidades e acontecimentos simultâneos em lugares diferentes, como: crise de produção, fome, epidemias, guerras, fartura, progresso e invenções e precisamos problematizar a ideia de Modernidade como padrão de desenvolvimento civilizatório europeu em relação à cultura dos povos africanos, ameríndios e asiáticos.

RESPONDA AS QUESTÕES

QUESTÃO 1

Faça uma pesquisa para definir o conceito de Idade Moderna. Anote em seu caderno o resultado da pesquisa.

QUESTÃO 2

Defina “desagregação do Sistema Feudal”.

QUESTÃO 3

Sobre o trabalho no Sistema Feudal, marque a resposta correta.

(A) era regulado pelo MST ( Movimento dos Sem Terra);

(B) era regulado pela AGR (Agência Goiana de Regulação);