Olá, educando (a)! Esta videoaula de História foi veiculada na TV no dia 04 de Maio de 2021 (Terça-Feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.
Nesta aula você conhecerá e perceberá características geográficas, econômicas e sociais sobre as civilizações das Américas e africanas, cuja importância e existência foram relegadas a segundo ou terceiro plano devido ao eurocentrismo. Convido você a partilhar comigo este caminho pelas trilhas da história e a construção do conhecimento.
Assista a videoaula abaixo, com a temática – História – O mundo moderno e a conexão entre sociedades africanas, americanas e europeias: Geografia, economia, culturas e identidades em África e nas Américas Pré-Colombiana.
Geografia, economia, culturas e identidades em África e nas Américas Pré-Colombiana.
A época chamada de modernidade pelos europeus sem dúvida alguma trouxe muitos benefícios para a humanidade. Em nossa primeira aula falamos sobre o outro lado da modernidade (…) e a construção daquilo que conhecemos como Europa enquanto o centro do mundo e valor moral, fazendo do resto do mundo apenas espaços de reprodução do conhecimento produzido na Europa (…) Hoje conheceremos outras civilizações que se encaixam nesse “ resto de mundo” que, por não ser europeu e nem se encaixar em seu padrão de civilidade moderna, durante muito tempo foi relegado a segundo ou terceiro plano dos estudos históricos.
Esse tipo de divisão do planeta e da história tem sido questionado nos últimos 40 anos por duas correntes de pensadoras e pensadores das Ciências Humanas: os Estudos da Subalternidade e os Estudos Decoloniais, que têm questionado e abandonando essa divisão binária da história entre modernos e arcaicos.
Sem mais demora vamos conhecer e analisar algumas sociedades da América Pré-Colombiana e Africanas.
Neste primeiro momento observe os mapas da Mesoamérica onde se localizavam o Império Asteca e a Civilização Maia e o Império Inca. Maravilhem-se com tamanha grandiosidade, opulência e poder.
Agora para caracterização sobre localização, economia e cultura dessas civilizações e impérios, assista ao vídeo indicado abaixo:
Sobre os Impérios e Reinos Africanos, por alguns momentos observe o mapa abaixo:
Observe alguns destes reinos:
SONGAI
O Império Songhai foi profundamente original quanto à organização política e administrativa. A forte estruturação do poder[…] atribuíram uma coloração moderna à monarquia de Gao. […] A característica fundamental da sociedade songhai era a hierarquização, que dividia a população em nobreza, homens livres, membros de castas de ofícios e escravos. O mundo urbano era constituído por uma sociedade hierarquizada […] que compreendia três elementos básicos, os comerciantes, os artesãos e os religiosos, que viviam todos, direta ou indiretamente, do comércio.
Referência: Silvério, Valter Roberto Síntese da coleção História Geral da África: Pré-História ao século XVI / coordenação de Valter Roberto Silvério e autoria de Maria Corina Rocha, Mariana Blanco Rincón, Muryatan Santana Barbosa. – Brasília: UNESCO, MEC, UFSCar, 2013.
Glossário
Gao: Capital do Estado Songai, cidade importante no comércio, política e cultura da região da curva do Níger.
Castas: forma de divisão da sociedade.
Ofícios: ocupação, profissão.
Hierarquização: organização baseada em uma escala de valor ou importância.
Disponível: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/AP3sxs7DZC4WVNnUjgEPsmxFuSJwW2sB9cBz3BmpFPNCFdCkbGU7gqpRXfpW/documento-estacao-songai.pdf acessado em: 11/03/2021.
IMPÉRIO MALI
Devia ser intrincada a estrutura social e política de um império tão heterogêneo quanto o Mali. No ápice da pirâmide estava o mansa, e depois dele a linhagem real […]. Nas nações, distinguiam-se as famílias reais e a nobreza, os homens livres, os que pertenciam a castas profissionais (como os bardos, os ferreiros, os carpinteiros, os curtidores), os servos e os escravos. Os estados subordinados continuavam geralmente sob as dinastias tradicionais […]. Ao lado de cada chefe, funcionava um representante do poder central. Em alguns casos, o governo se fazia de forma direta, de membro da família do mansa ou de escravo da corte que assumia todas as prerrogativas de um chefe. Isso se dava sobretudo nas localidades de grande importância estratégica […]
Disponível: <https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/aVFfv9SMgyrhTXfx9K2Z8M5h5C2rzQVwM2Au8dNYtHBjGcYWpnfUhN4uENyV/documento-estacao-mali.pdf>. Acessado em: 11/03/2021.
Referência: SILVA, Alberto da Costa e. A enxada e a lança; A África antes dos portugueses. 2 ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1996. p. 315.
Glossário
Intrincada: Embaraçado, misturado, complicado.
Mansa: Termo próprio do Mali, remete ao “líder da nação”.
Bardos: Contadores de história que transmitiam os saberes.
Dinastias: Soberanos de uma mesma família que se sucedem no trono.
Atividade
Questão 1 – Desenhar um mapa da Mesoamérica e estabelecer sua localização geográfica.
Questão 2 – Identificar a extensão do Império Inca, relacionar quais países nos dias de hoje fariam parte deste império.
Questão 3 – Comparar as relações de trabalho existentes entre as civilizações Asteca e Maia, estabelecendo diferenças em suas sociedades.
Habilidades estruturantes: | (EF07HI03) Identificar aspectos e processos específicos das sociedades africanas e americanas antes da chegada dos europeus, com destaque para as formas de organização social e o desenvolvimento de saberes e técnicas. (GO-EF07HI03-C) Localizar as civilizações ameríndias, Incas, Maias,Astecas, antes da chegada dos europeus, comparando-os com povos esociedades europeias, quanto ao sistema monetário e de escrita, forma de marcação do tempo, comércio, circulação de produtos e mercadorias. |
Referências: | BOULOS JÚNIOR, Alfredo. Sociedade e Cidadania. São Paulo: FTD, 2015. DIAS, Adriana Machado Vontade de saber: história: 6° ano: ensino fundamental: anos finais / Adriana Machado Dias, Keila Grinberg, Marco César Pellegrini. — 1. ed. — São Paulo: Quinteto Editorial, 2018. |