Esta proposta de atividade de História tem como base o DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais.
O MUNDO DAS HORAS
OLÁ ESTUDANTE!
QUANDO ACORDAMOS, É COMUM OUVIRMOS ALGUÉM DIZER: “SÓ MAIS CINCO MINUTINHOS, POR FAVOR!”.
TODO MUNDO JÁ PEDIU ESSES CINCO MINUTINHOS EXTRAS, NÃO É MESMO? MAS VOCÊ JÁ PAROU PARA PENSAR NO QUE SÃO ESSES MINUTINHOS E COMO O TEMPO É IMPORTANTE EM NOSSA ROTINA?
O TEMPO ESTÁ PRESENTE EM TODOS OS LUGARES: EM CASA, NA ESCOLA E NA COMUNIDADE. NA NOSSA CASA, POR EXEMPLO, USAMOS O TEMPO PARA SABER A HORA DE ACORDAR, A HORA DO CAFÉ DA MANHÃ, A HORA DE IR PARA A ESCOLA E ATÉ A HORA DE BRINCAR.
VOCÊ SABIA QUE EXISTEM MUITAS FORMAS DE MARCAR O TEMPO?
OS MARCADORES DO TEMPO NOS AJUDAM A SABER AS HORAS E A ORGANIZAR NOSSAS ATIVIDADES DO DIA A DIA. UTILIZAMOS O RELÓGIO DE PAREDE OU DE MESA, DESPERTADOR, CALENDÁRIO ENTRE OUTROS.
AS HORAS SÃO PEQUENOS ESPAÇOS DE TEMPO, SÃO 24 EM UM DIA. OS DIAS SÃO GRUPOS DE HORAS, 7 FORMAM UMA SEMANA. AS SEMANAS SÃO GRUPOS DE DIAS QUE COMEÇAM NO DOMINGO E TERMINAM NO SÁBADO. JÁ OS MESES SÃO MUITOS DIAS JUNTOS, VARIANDO ENTRE 28 E 31. O ANO É COMO UM GRANDE PACOTE DE MESES, TOTALIZANDO 12 NO TOTAL.
VEJA O CALENDÁRIO SEGUINTE E TENTE DESCOBRIR O ANO, O MÊS, O DIA, O DIA DA SEMANA QUE ACONTECERÁ O FERIADO EM COMEMORAÇÃO AO DIA DAS MÃES:
ATIVIDADES
QUESTÃO 1
O TEMPO ESTÁ PRESENTE EM TODOS OS LUGARES: EM CASA, NA ESCOLA E NA COMUNIDADE. OS MARCADORES DO TEMPO NOS AJUDAM A SABER AS HORAS E A ORGANIZAR NOSSAS ATIVIDADES DO DIA A DIA. AGORA É COM VOCÊ!
A) LISTE PELO MENOS TRÊS MARCADORES DE TEMPO QUE VOCÊ UTILIZA NA SUA FAMÍLIA, ESCOLA E COMUNIDADE.
B) PELO MENOS TRÊS DISPOSITIVOS OU FERRAMENTAS QUE VOCÊ UTILIZA PARA ACOMPANHAR O TEMPO NO SEU COTIDIANO.
C) ESCOLHA UM MARCADOR DE TEMPO E DESCREVA COMO ELE É IMPORTANTE PARA VOCÊ E COMO VOCÊ O UTILIZA NO SEU DIA A DIA.
QUESTÃO 2
UM DIA TEM
(A) 12 HORAS.
(B) 24 HORAS.
(C) 48 HORAS.
(D) 36 HORAS.
QUESTÃO 3
UMA SEMANA TEM
(A) 5 DIAS.
(B) 6 DIAS.
(C) 7 DIAS.
(D) 8 DIAS.
QUESTÃO 4
O PRIMEIRO DIA DA SEMANA É
(A) SEGUNDA-FEIRA.
(B) TERÇA-FEIRA.
(C) DOMINGO.
(D) SÁBADO.
QUESTÃO 5
O ÚLTIMO DIA DA SEMANA É
(A) SÁBADO.
(B) DOMINGO.
(C) SEGUNDA-FEIRA.
(D) SEXTA-FEIRA.
QUESTÃO 6
VEJA O CALENDÁRIO SEGUINTE E RESPONDA:
A) QUAL É O MÊS APRESENTADO? _______________________
B) QUAIS DIAS CAIRÃO NO SÁBADO?_____________________
C) DIA 21, CAIRÁ EM QUE DIA DA SEMANA? __________________
D) UM ESTUDANTE DO 2º ANO TEM AULA DE HISTÓRIA SEMPRE NA QUARTA-FEIRA. QUE DIAS ELE TERÁ AULA DE HISTÓRIA?
________________________________________________________
Autoria: | Gabriele Leandro Dias |
Formação: | Pedagogia/ Psicologia |
Componente Curricular: | História |
Habilidades: | (EF02HI05) Selecionar objetos e documentos pessoais e de grupos próximos ao seu convívio e compreender sua função, seu uso e seu significado. (GO-EF02HI05-B) Reconhecer e valorizar seu pertencimento como sujeito, os marcos de memória de sua comunidade, reconhecendo a diversidade etnicorracial, cultural e religiosa, na construção da sua identidade. (GO-EF02HI06) Identificar e organizar,temporalmente, fatos da vida cotidiana, usando noções relacionadas ao tempo (antes, durante,ao mesmo tempo e depois). (EF02HI06-A) Manusear objetos e documentos da vida cotidiana de forma temporal usandonoções relacionadas ao tempo. (GO-EF02HI06-B) Identificar e compreender os fatos da vida cotidiana, rotina diária e semanal, organizando-os temporalmente, usando material concreto, imagens, relacionando-as ao tempo: antes, durante, ao mesmo tempo e depois. (EF02HI07-A) Identificar marcadores do tempo presentes na família, escola e comunidade. (EF02HI07-B) Manipular diferentes marcadores atuais do tempo, existentes e utilizáveis em seu cotidiano. |
Referências: | 2020. Documento Curricular para Goiás (DC-GO). Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. Disponível em: https://cee.go.gov.br Pintangá Mais História. (Coleção do 2º ao 5º ano). São Paulo: Moderna, 2021. |