You are currently viewing História – O lado oculto da Modernidade

História – O lado oculto da Modernidade

Esta proposta de atividade de História é destinada aos estudantes do 7º Ano do Ensino Fundamental.

O lado oculto da modernidade

O lado oculto da modernidade, inserido no processo colonizatório, é um aspecto complexo e muitas vezes negligenciado da história. Enquanto a modernidade é frequentemente celebrada por seu progresso tecnológico, desenvolvimento científico e avanços econômicos, ela também está intrinsecamente ligada a um legado sombrio de exploração, opressão e desumanização que foi perpetuado durante o período colonial. Neste texto, exploraremos alguns dos aspectos mais sombrios e ocultos desse capítulo da história.

Disponível em:<https://gepeci.unifesspa.edu.br/noticias/130-i-encontro-de-educa%C3%A7%C3%A3o,-curr%C3%ADculo-e-interculturalidade-decolonialidade-resist%C3%AAncia-pol%C3%ADtica-em-educa%C3%A7%C3%A3o.html>. Acesso em: 27 set. 2023.

1. Exploração de Recursos Naturais: A modernidade trouxe consigo uma sede insaciável por recursos naturais, como minerais, madeira, e cultivos agrícolas. Isso levou ao saque de terras e recursos preciosos nas colônias em benefício das metrópoles colonizadoras. A extração desenfreada de recursos frequentemente resultava na degradação do meio ambiente e na exploração dos povos indígenas que habitavam essas regiões.2. Escravização e Exploração Humana: A modernidade também viu a proliferação do comércio de escravizados, uma prática cruel que desumanizou milhões de pessoas, principalmente africanas, tratando-as como meras mercadorias. A escravidão fornecia mão de obra barata e foi fundamental para o enriquecimento das potências coloniais, mas à custa do sofrimento humano inimaginável.

Disponível em:<https://minionupucmg.wordpress.com/2017/08/16/a-escravidao-moderna-na-agricultura/>. Acesso em: 27 set. 2023.

3. Genocídio e Subjugação Cultural: A busca por recursos e territórios muitas vezes resultava em conflitos violentos e até mesmo genocídios de populações indígenas. Além disso, os colonizadores frequentemente impunham suas línguas, religiões e sistemas culturais sobre os povos nativos, suprimindo e apagando culturas e tradições ancestrais.

Disponível em:<https://www.brasildefato.com.br/2019/11/20/dia-de-la-conciencia-negra-brasilenos-marchan-por-los-derechos-y-fin-del-genocidio>. Acesso em: 27 set. 2023.

4. Desigualdade Econômica Duradoura: A modernidade colonial deixou para trás uma herança de desigualdade econômica. As colônias frequentemente eram exploradas economicamente em benefício das metrópoles colonizadoras, deixando as nações recém-independentes com sistemas econômicos frágeis e dependentes.

5. A Continuidade do Neocolonialismo: Mesmo após a independência formal de muitas nações colonizadas, o legado do colonialismo persiste em formas contemporâneas de neocolonialismo. Isso envolve o controle econômico, político e cultural exercido por países desenvolvidos sobre nações em desenvolvimento, frequentemente através de acordos comerciais desiguais e influência geopolítica.

Disponível em:<https://informecritica.blogspot.com/2011/05/modernidade-e-pos-modernidade.html>. Acesso em: 27 set. 2023.

Conclusão: A modernidade, muitas vezes celebrada pelo seu avanço, também carrega o peso de um lado oculto que é crucial reconhecer e enfrentar. O processo colonizatório foi marcado por exploração brutal, injustiças e opressão, e seu impacto continua a ser sentido em muitas partes do mundo hoje. É vital para a nossa compreensão da história e da justiça global reconhecer esses aspectos sombrios da modernidade e trabalhar para um futuro mais equitativo e justo. Isso inclui reparação de danos históricos e a promoção de uma verdadeira igualdade entre nações e povos.

Responda às Questões

QUESTÃO 1

O que a imagem procura demonstrar?

QUESTÃO 2

O período colonial foi marcado por inúmeros casos de genocídio e subjugação cultural, à medida que os colonizadores europeus estabeleciam seu domínio em várias partes do mundo.

(A) Maoris na Nova Zelândia

(B) Aborígenes na Austrália