Esta proposta de atividade de História é destinada aos estudantes do 7º Ano do Ensino Fundamental.
O lado oculto da modernidade
O lado oculto da modernidade, inserido no processo colonizatório, é um aspecto complexo e muitas vezes negligenciado da história. Enquanto a modernidade é frequentemente celebrada por seu progresso tecnológico, desenvolvimento científico e avanços econômicos, ela também está intrinsecamente ligada a um legado sombrio de exploração, opressão e desumanização que foi perpetuado durante o período colonial. Neste texto, exploraremos alguns dos aspectos mais sombrios e ocultos desse capítulo da história.
Disponível em:<https://gepeci.unifesspa.edu.br/noticias/130-i-encontro-de-educa%C3%A7%C3%A3o,-curr%C3%ADculo-e-interculturalidade-decolonialidade-resist%C3%AAncia-pol%C3%ADtica-em-educa%C3%A7%C3%A3o.html>. Acesso em: 27 set. 2023.
O lado oculto da modernidade, inserido no processo colonizatório, é um aspecto complexo e muitas vezes negligenciado da história. Enquanto a modernidade é frequentemente celebrada por seu progresso tecnológico, desenvolvimento científico e avanços econômicos, ela também está intrinsecamente ligada a um legado sombrio de exploração, opressão e desumanização que foi perpetuado durante o período colonial. Neste texto, exploraremos alguns dos aspectos mais sombrios e ocultos desse capítulo da história.
1. Exploração de Recursos Naturais: A modernidade trouxe consigo uma sede insaciável por recursos naturais, como minerais, madeira, e cultivos agrícolas. Isso levou ao saque de terras e recursos preciosos nas colônias em benefício das metrópoles colonizadoras. A extração desenfreada de recursos frequentemente resultava na degradação do meio ambiente e na exploração dos povos indígenas que habitavam essas regiões.2. Escravização e Exploração Humana: A modernidade também viu a proliferação do comércio de escravizados, uma prática cruel que desumanizou milhões de pessoas, principalmente africanas, tratando-as como meras mercadorias. A escravidão fornecia mão de obra barata e foi fundamental para o enriquecimento das potências coloniais, mas à custa do sofrimento humano inimaginável.
Disponível em:<https://minionupucmg.wordpress.com/2017/08/16/a-escravidao-moderna-na-agricultura/>. Acesso em: 27 set. 2023.
3. Genocídio e Subjugação Cultural: A busca por recursos e territórios muitas vezes resultava em conflitos violentos e até mesmo genocídios de populações indígenas. Além disso, os colonizadores frequentemente impunham suas línguas, religiões e sistemas culturais sobre os povos nativos, suprimindo e apagando culturas e tradições ancestrais.
Disponível em:<https://www.brasildefato.com.br/2019/11/20/dia-de-la-conciencia-negra-brasilenos-marchan-por-los-derechos-y-fin-del-genocidio>. Acesso em: 27 set. 2023.
4. Desigualdade Econômica Duradoura: A modernidade colonial deixou para trás uma herança de desigualdade econômica. As colônias frequentemente eram exploradas economicamente em benefício das metrópoles colonizadoras, deixando as nações recém-independentes com sistemas econômicos frágeis e dependentes.
5. A Continuidade do Neocolonialismo: Mesmo após a independência formal de muitas nações colonizadas, o legado do colonialismo persiste em formas contemporâneas de neocolonialismo. Isso envolve o controle econômico, político e cultural exercido por países desenvolvidos sobre nações em desenvolvimento, frequentemente através de acordos comerciais desiguais e influência geopolítica.
Disponível em:<https://informecritica.blogspot.com/2011/05/modernidade-e-pos-modernidade.html>. Acesso em: 27 set. 2023.
Conclusão: A modernidade, muitas vezes celebrada pelo seu avanço, também carrega o peso de um lado oculto que é crucial reconhecer e enfrentar. O processo colonizatório foi marcado por exploração brutal, injustiças e opressão, e seu impacto continua a ser sentido em muitas partes do mundo hoje. É vital para a nossa compreensão da história e da justiça global reconhecer esses aspectos sombrios da modernidade e trabalhar para um futuro mais equitativo e justo. Isso inclui reparação de danos históricos e a promoção de uma verdadeira igualdade entre nações e povos.
Responda às Questões
QUESTÃO 1
O que a imagem procura demonstrar?
QUESTÃO 2
O período colonial foi marcado por inúmeros casos de genocídio e subjugação cultural, à medida que os colonizadores europeus estabeleciam seu domínio em várias partes do mundo.
(A) Maoris na Nova Zelândia
(B) Aborígenes na Austrália
(C) Nativos Americanos
(D) Zulus na África do Sul
QUESTÃO 3
Na Constituição brasileira de 1988 lemos:
Art. 3º Constituem objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil:
I – construir uma sociedade livre, justa e solidária;
II – garantir o desenvolvimento nacional;
III – erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais;
IV – promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.
Disponível em:<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm>. Acesso em: 12, fev. 2022..
Releia o inciso IV do Art. 3° da Constituição Federal e em seguida escreva um texto relacionando: o inciso IV, preconceito, eurocentrismo, xenofobia e o sentido da imagem apresentado nesta atividade. Crie um título para seu texto.
Questão 4
A era moderna colonial deixou um impacto duradouro na distribuição de riqueza e poder em muitas regiões colonizadas.
Durante a modernidade colonial, qual das seguintes políticas contribuiu significativamente para a desigualdade econômica duradoura nas regiões colonizadas?
(A) Implementação de sistemas de saúde pública abrangentes
(B) Promoção de reformas agrárias e distribuição de terras
(C) Monopólio comercial imposto pelas potências colonizadoras
(D) Investimentos significativos em educação universal
SAIBA MAIS
Vídeos destinado aos alunos do 7° Ano para ajudar na compreensão do conceito de Eurocentrismo e Etnocentrismo. Dois conceitos Antropológcos necessários para o entendimento das contradições da Modernidade
Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui: https://drive.google.com/drive/folders/1VJ7vZuTmAQNwKkfflnmuD3sA71GVUdfP?usp=sharing
Autoria: | Prof. Esp.: Uilson Silva Duarte |
Formação: | História |
Componente Curricular: | História |
Habilidade: | (EF07HI01) Explicar o significado de “Modernidade” e suas lógicas de inclusão e exclusão, com base em uma concepção européia.(GO-EF07HI01-B) Problematizar a ideia de Modernidade como padrão de desenvolvimento civilizatório europeu em relação à cultura dos povos africanos, ameríndios e asiáticos. |
Referências: | ACKER, Maria Teresa Vianna Van. Renascimento e humanismo: o homem e o mundo europeu do século XIX ao século XVI. São Paulo: Atual, 1992. p. 6-7. (História geral em documentos).Revista Crítica de Ciências Sociais. 80, Março 2008: 115-147. MIGNOLO, Walter. Colonialidade: O lado mais obscuro da modernidade. TERNES, José. Michel Foucault e o nascimento da modernidade. Tempo Social; Rev. Sociol. USP, S. Paulo, 7(1-2): 45-52, outubro de 1995. |