You are currently viewing História – O Homem Americano: rotas e teorias

História – O Homem Americano: rotas e teorias

Esta é uma proposta de atividade de HISTÓRIA  com base no DOC GO Ampliado, é destinada aos estudantes do 6° Ano do Ensino Fundamental Anos Finais.

O Homem Americano: rotas e teorias

O povoamento das Américas é um tema fascinante que tem sido objeto de estudo e debate por muitos anos. Existem várias teorias que tentam explicar como os primeiros seres humanos chegaram ao continente americano, e embora não haja um consenso definitivo, podemos explorar as principais teorias e suas respectivas datas propostas:

1. Teoria da Ponte de Terra de Bering:

De acordo com essa teoria, os primeiros humanos teriam atravessado a Ponte de Terra de Bering, uma faixa de terra que conectava a Ásia e a América do Norte durante a última Era Glacial, quando o nível do mar estava mais baixo. Estima-se que essa migração tenha ocorrido entre 15.000 e 13.000 anos atrás.

1. Rota do Pacífico:

Essa teoria sugere que as primeiras populações humanas chegaram às Américas navegando ao longo da costa do Pacífico. As evidências arqueológicas indicam a presença de ocupação humana em sítios costeiros que remontam a mais de 20.000 anos atrás. Essa rota marítima teria sido utilizada ao longo de diferentes períodos, mas estima-se que as primeiras chegadas por essa rota tenham ocorrido há cerca de 20.000 anos.

1. Rota do Atlântico:

A teoria da rota do Atlântico sugere que as populações humanas chegaram às Américas por meio de rotas marítimas pelo Oceano Atlântico. Essa teoria é mais controversa, mas alguns estudos sugerem possíveis conexões entre grupos indígenas americanos e africanos, datando de aproximadamente 15.000 anos atrás.

1. Povoamento Múltiplo:

A teoria do povoamento múltiplo propõe que diferentes grupos humanos chegaram às Américas em momentos distintos e por rotas diversas. Essas migrações teriam ocorrido ao longo de milênios, e as datas variam dependendo das rotas e grupos específicos considerados. Estima-se que algumas migrações tenham ocorrido entre 20.000 e 10.000 anos atrás.

É importante destacar que essas datas são aproximadas e estão sujeitas a revisões e ajustes à medida que novas evidências surgem. O povoamento das Américas é um campo de pesquisa em constante evolução, impulsionado por descobertas arqueológicas, análises genéticas e outras disciplinas relacionadas. A complexidade desse processo de povoamento é fascinante e ilustra a diversidade de rotas e tempos envolvidos na colonização do continente americano. A compreensão completa dessas rotas e datas exatas ainda é um desafio, mas os estudos em andamento nos aproximam cada vez mais de uma imagem mais clara do povoamento das Américas.

QUESTÃO 1

Consulte seu livro didático, identifique as possíveis rotas para o povoamento da América e em seguida desenhe essas rotas em um mapa-mundi utilizando cores diferentes para cada rota.

QUESTÃO 2

Na sua perspectiva qual das rotas de povoamento da América faz mais sentido pra você? Justifique em seu caderno.

QUESTÃO 3

A teoria da rota do Pacífico baseia-se em evidências arqueológicas e antropológicas que indicam a presença de comunidades antigas em regiões costeiras da América do Norte e do Sul.

Qual evidência arqueológica apoia a teoria da rota do Pacífico para o povoamento das Américas?

(A) Descoberta de ossos de mamutes nas planícies centrais dos Estados Unidos.

(B) Vestígios de embarcações antigas encontrados no Estreito de Bering.

(C)Sítios arqueológicos costeiros com restos de alimentos, ferramentas e estruturas de pesca.

(D) Pinturas rupestres retratando embarcações ao longo do Rio Amazonas.

QUESTÃO 4

O processo de povoamento das Américas é um tema complexo e fascinante, envolvendo múltiplas teorias e debates. Diversos fatores, como rotas migratórias, tempos de chegada e interações entre diferentes grupos humanos, tornam esse processo uma área de estudo desafiadora. Vamos testar seu conhecimento sobre a complexidade do povoamento das Américas com a seguinte pergunta:

Qual fator contribui para a complexidade do processo de povoamento das Américas?

(A) Existência de pontes de terra entre Ásia e América.

(B) Influência direta da colonização europeia.

(C) Diferentes rotas migratórias e tempos de chegada.

(D) Isolamento completo dos povos indígenas.

SAIBA MAIS

Aperte o play e se divirta com o conhecimento, descobertas e desafios propostos neste vídeo.

Canal Uilson Duarte. “Atividade 5 O Homem Americano rotas e teorias 6° Ano,” Disponível em: <https://youtu.be/mlSSiTI7x9k>. Acesso em: 24 abr. 22.

Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-historia-6-ano/

Autoria:Prof. Esp.: Uilson Silva Duarte
Formação:História
Componente Curricular:História
Habilidade:(EF06HI04) Conhecer as teorias sobre a origem do homem americano.(EF06HI05) Descrever modificações da natureza e da paisagem realizadas por diferentes tipos de sociedade, com destaque para os povos indígenas originários.
Referência:História da América através de textos / seleção, organização  e introdução Jaime Pinsky …[et al.].5° ed. -São Paulo: Contexto, 1994-(Textos e documentos ; v.4)
Funari, Pedro Paulo e Noelli, Francisco Silva. Pré-história do Brasil. – 4° ed. 5° reimpressão. – São Paulo: Contexto,2018.
Funari, Pedro Paulo. A temática indígena na escola: subsídio para os professores / Pedro Paulo Funari, Ana Piñón. – 1. ed., 2° reimpressão; – São Paulo: Contexto, 2016.