Esta proposta de atividade de História tem como base o DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais.
Nomes que contam histórias
Olá estudante!
Você já parou para pensar sobre os nomes dos bairros onde vivemos ou passamos?
Muitas vezes, passamos por ruas, praças e bairros sem nos perguntar por que eles têm aquele nome.
Mas você sabia que os nomes dos lugares não são escolhidos ao acaso? Cada nome carrega uma história ou um motivo especial por trás dele.
Quando você passeia por Goiânia, por exemplo, e passa por diferentes bairros, está caminhando por lugares cheios de histórias e significados.
Os nomes dos bairros, ruas, praças e até mesmo monumentos nos contam algo sobre a história do lugar, sobre as pessoas que viveram ali ou sobre algo importante que aconteceu naquele local.
Veja a imagem seguinte:
O bairro Urias Magalhães, localizado na região Norte de Goiânia, é um dos bairros tradicionais da cidade.
Foi fundado na década de 1970 e recebeu o nome em homenagem a Urias Magalhães, um importante fazendeiro da época, que tinha muitas terras na região, e teve grande influência no desenvolvimento da cidade.
É importante conhecer mais sobre o lugar onde vivemos e sobre nossa história.
Da próxima vez que você passar por um bairro ou uma rua, pense: “qual será a história por trás desse nome?”
ATIVIDADES
QUESTÃO 1
Os nomes dos lugares não são escolhidos ao acaso. Cada nome carrega uma história ou um motivo especial por trás dele.
Os nomes dos bairros, ruas e praças geralmente refletem
(A) apenas a localização geográfica do lugar.
(B) o número de pessoas que vivem na área.
(C) a história, pessoas ou eventos importantes relacionados ao local.
(D) sempre os elementos culturais da comunidade.
QUESTÃO 2
A escolha do nome de um bairro é condicionada por uma combinação de fatores históricos, culturais, geográficos, sociais e econômicos, que ajudam a moldar a identidade e a história de uma comunidade. Veja os exemplos seguintes e associe o nome ao seu fator:
( ) Jardim Primavera
( ) Parque das Laranjeiras
( ) Pedro Ludovico
( ) Cidade Industrial
QUESTÃO 3
Devemos conhecer a história por trás dos nomes dos bairros para
(A) encontrar novos locais turísticos.
(B) descobrir mais sobre a história da nossa cidade, compreender a identidade e a história do local em que vivemos.
(C) apenas aprender sobre Geografia.
(D) escolher o melhor lugar para morar.
QUESTÃO 4
Que tal fazer uma pesquisa sobre a história do bairro? Escolha um bairro da cidade onde vive. Pode ser o bairro onde a escola está localizada, o bairro onde mora, ou outro de interesse. Faça a pesquisa e registre!
Autoria: | Gabriele Leandro Dias |
Formação: | Pedagogia/ Psicologia |
Componente Curricular: | História |
Habilidades: | (EF03HI05-A) Compreender que os nomes dados aos locais públicos (nome de bairros, ruas, praças, monumentos, edifícios etc.) não são aleatórios, mas há uma razão que permite inferir seus significados. |
Referências: | 2020. Documento Curricular para Goiás (DC-GO). Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. Disponível em: https://cee.go.gov.br Pintangá Mais História. (Coleção do 2º ao 5º ano). São Paulo: Moderna, 2021. |