Esta proposta de atividade de HISTÓRIA é destinada aos estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental.
O NOMADISMO FOI A PRIMEIRA FORMA DE SOBREVIVÊNCIA ADOTADO PELOS HUMANOS NO PERÍODO DA PRÉ-HISTÓRIA. A CAÇA E A COLETA CARACTERIZAVAM-SE COMO A PRINCIPAL FONTE DE OBTENÇÃO DE ALIMENTOS. SOMENTE COM A REVOLUÇÃO AGRÍCOLA É QUE OS AGRUPAMENTOS PUDERAM SE ESTABELECER EM LOCAIS FIXOS, GERANDO UMA VERDADEIRA TRANSFORMAÇÃO.
NOMADISMO
No período pré-histórico em que surgiram os primeiros seres humanos, os agrupamentos se dedicavam às atividades de caça e de coleta. Desse modo, para a sobrevivência havia a necessidade de percorrer distâncias e realizar constantes deslocamentos à procura de alimentos (vegetais e animais).
Quando um grupo não mantém um local fixo de residência há o estilo de vida nômade ou nomadismo.
O DOMÍNIO DO PLANTIO E COLHEITA
A vida nômade representa alguns desafios como, por exemplo, a não diversificação de atividades e maior exposição a eventos climáticos adversos.
Na pré história, alguns indivíduos notaram que as sementes lançadas ao chão geram novas plantas e que se cultivadas produziam frutos ou vegetais.
As observações do ciclo natural de uma espécie vegetal possibilitaram que os grupos pudessem produzir o próprio alimento. Isso representou uma grande revolução, tendo em vista que não havia mais a necessidade de se promover grandes deslocamentos.
Ademais, outras atividades como a domesticação dos animais e pecuária tornaram-se possíveis.
SEDENTARIZAÇÃO
A sedentarização é entendida como o estilo de vida em que os indivíduos fixam-se em locais determinados para estabelecer uma residência onde vivem, dormem e realizam as atividades cotidianas.
Com a sedentarização as cidades puderam crescer e atividades comerciais e serviços se desenvolveram, gerando relações sociais complexas.
Agora é com vocês, vamos responder algumas questões?
QUESTÃO 1
Os registros realizados pelos povos são fundamentais para que possamos conhecer a história e modo de vida de cada época.
Os nômades que viviam no período Pré-histórico realizavam desenhos em paredes de cavernas, grutas ou rochas representando as atividades cotidianas. Atualmente, esses desenhos são chamados de arte rupestre.
Observe as imagens a seguir:
Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Pintura_rupestre_(4587509131).jpg.Acesso em 25 jan. 2022
Disponível em:https://www.flickr.com/photos/ziowoody/50969791587.Acesso em 25 jan. 2022
O que as imagens representam ou demonstram sobre as atividades realizadas pelos humanos no estilo de vida nômade?
QUESTÃO 2
Embora, atualmente, o estilo nômade não seja o predominante existem alguns agrupamentos que ainda praticam esse modo de vida.
Veja a seguir alguns exemplos:
CIGANOS
Disponível em:https://pixabay.com/pt/photos/dan%C3%A7arinos-cigano-ativo-jovem-1054002/.Acesso em 25 jan. 2022
BEDUÍNOS
Disponível em:https://pixabay.com/es/photos/camello-beduino-desierto-arena-1078123/.Acesso em 25 jan. 2022
ABORÍGENES AUSTRALIANOS
Disponível em: https://www.flickr.com/photos/hwmobs/36923880874.Acesso em 25 jan. 2022
Escolha um dos grupos nômades da atualidade e pesquise sobre o seu modo de vida e a sua cultura. Faça o registro com as informações que obteve.
QUESTÃO 3
Diferentemente do estilo de vida nômade, nossa sociedade de forma majoritária se estabelece em um lugar fixo, praticando o estilo de vida denominado:
a) Sedentarismo.
b) Mobilidade.
c) Fixação.
d) Urbanização.
QUESTÃO 4
A mudança do estilo nômade para o estabelecimento em locais fixos representou uma grande revolução na história humana.
Assinale a alternativa que representa uma descoberta que contribuiu para a superação do estilo de vida nômade:
a) Invenção da escrita.
b) Domínio das técnicas de plantio.
c) Criação do alfabeto.
d) Descoberta do fogo.
SAIBA MAIS
Assista ao vídeo e conheça um pouco mais sobre a profissão dos paleontólogos, geólogos e arqueólogos.
Canal Lorena Guimarães de Oliveira “Paleontólogos, geólogos e arqueólogos”. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Z_md6NnPpco Acesso em 13 mar 2022.
Autoria: | Lorena Guimarães |
Formação: | Formada em Pedagogia e Letras |
Componente: | História |
Habilidade: | (EF04HI04) Identificar as relações entre os indivíduos e a natureza e discutir o significado do nomadismo e da fixação das primeiras comunidades humanas. |
Referências: | AIDAR, Laura. Arte Rupestre. Disponível em https://www.todamateria.com.br/arte-rupestre/ . Acesso em 26 jan. 2022 AULASETC. Como viviam os primeiros humanos?. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=rFyub-FyN8s. Acesso em 26 jan. 2022. GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume II. Ensino Fundamental Anos Finais. CONSED; UNDIME, 2018. 433 p. Disponível em <sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/27-documentos-gerais>>. Acesso em 23/03/2023. GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Cortes Temporais. CONSED; UNDIME, 2019. p. 143. Disponível em: <sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2 > . Acesso em 23/03/2023. |