You are currently viewing HISTÓRIA – MUNDO PESSOAL: JOGOS E BRINCADEIRAS ATUAIS E DE OUTRAS ÉPOCAS

HISTÓRIA – MUNDO PESSOAL: JOGOS E BRINCADEIRAS ATUAIS E DE OUTRAS ÉPOCAS

ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE HISTÓRIA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS INICIAIS.

ANTIGAMENTE AS CRIANÇAS NÃO TINHAM TANTOS BRINQUEDOS COMO AS DE HOJE E, POR ISSO, TINHAM QUE USAR MAIS A CRIATIVIDADE PARA CRIÁ-LOS.

USAVAM TOCOS DE MADEIRA, PEDRINHAS, LEGUMES E PALITOS PARA FAZER ANIMAIS E, ASSIM, SE DIVERTIRAM POR DÉCADAS E DÉCADAS.

COM OS AVANÇOS DA TECNOLOGIA SURGIRAM BRINQUEDOS QUE NÃO EXIGEM MUITO A CRIATIVIDADE DAS CRIANÇAS, POIS ELAS JÁ ENCONTRAM TUDO PRONTO.

COMO ERAM AS BRINCADEIRAS DO TEMPO DE SEUS PAIS E DE SEUS AVÓS? NO VÍDEO ABAIXO PODEMOS ACOMPANHAR UMA BRINCADEIRA MUITO DIVERTIDA: PULAR CORDA. VAMOS VÊ-LO?

Canal Palavra Cantada Oficial “Palavra Cantada | Brincadeiras de Corda – Pauleco e Sandreca Entraram na Corda” Disponível em <https://youtu.be/2PBlFdokHXw> acesso em 28 mar. 2022.

QUESTÃO 1

VAMOS ESCREVER OS NOMES DESTAS BRINCADEIRAS DO TEMPO DOS NOSSOS PAIS, DOS NOSSOS AVÓS? ALGUMAS, BRINCAMOS AINDA HOJE.

__________________________________________________________
__________________________________________________________
__________________________________________________________
___________________________________________________________
__________________________________________________________ _
_
IMAGENS CANVA.COM


Autoria:
Maria da Luz Santos Ramos
Formação:Professora Pedagoga, Doutora em Educação
Componente Curricular:HISTÓRIA
Habilidade:(EF01HI05) Identificar semelhanças e diferenças entre jogos e brincadeiras atuais e de outras épocas e lugares. 
(GO-EF01HI05-A) Conhecer o cotidiano de diferentes pessoas que foram crianças há mais tempo, comparando com o seu modo de vida hoje e de outras crianças, por meio de fotografias, depoimentos, entrevistas, músicas e objetos materiais.
(GO-EF01HI05-B) Compreender que os brinquedos e brincadeiras são produzidos/criados em diferentes contextos, espaços e tempos, e formas artesanal e industrial. 
ReferênciasGOIÁS, Governo do Estado de. Secretária de Estado de Educação – Seduc/Consed. Documento Curricular para Goiás – Ampliado: Volume II Ensino Fundamental Anos Iniciais.