ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE HISTÓRIA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS INICIAIS.
ANTIGAMENTE AS CRIANÇAS NÃO TINHAM TANTOS BRINQUEDOS COMO AS DE HOJE E, POR ISSO, TINHAM QUE USAR MAIS A CRIATIVIDADE PARA CRIÁ-LOS.
USAVAM TOCOS DE MADEIRA, PEDRINHAS, LEGUMES E PALITOS PARA FAZER ANIMAIS E, ASSIM, SE DIVERTIRAM POR DÉCADAS E DÉCADAS.
COM OS AVANÇOS DA TECNOLOGIA SURGIRAM BRINQUEDOS QUE NÃO EXIGEM MUITO A CRIATIVIDADE DAS CRIANÇAS, POIS ELAS JÁ ENCONTRAM TUDO PRONTO.
COMO ERAM AS BRINCADEIRAS DO TEMPO DE SEUS PAIS E DE SEUS AVÓS? NO VÍDEO ABAIXO PODEMOS ACOMPANHAR UMA BRINCADEIRA MUITO DIVERTIDA: PULAR CORDA. VAMOS VÊ-LO?
QUESTÃO 1
VAMOS ESCREVER OS NOMES DESTAS BRINCADEIRAS DO TEMPO DOS NOSSOS PAIS, DOS NOSSOS AVÓS? ALGUMAS, BRINCAMOS AINDA HOJE.
__________________________________________________________ | |
__________________________________________________________ | |
__________________________________________________________ | |
___________________________________________________________ | |
__________________________________________________________ _ | |
_ |
Autoria: | Maria da Luz Santos Ramos |
Formação: | Professora Pedagoga, Doutora em Educação |
Componente Curricular: | HISTÓRIA |
Habilidade: | (EF01HI05) Identificar semelhanças e diferenças entre jogos e brincadeiras atuais e de outras épocas e lugares. (GO-EF01HI05-A) Conhecer o cotidiano de diferentes pessoas que foram crianças há mais tempo, comparando com o seu modo de vida hoje e de outras crianças, por meio de fotografias, depoimentos, entrevistas, músicas e objetos materiais. (GO-EF01HI05-B) Compreender que os brinquedos e brincadeiras são produzidos/criados em diferentes contextos, espaços e tempos, e formas artesanal e industrial. |
Referências | GOIÁS, Governo do Estado de. Secretária de Estado de Educação – Seduc/Consed. Documento Curricular para Goiás – Ampliado: Volume II Ensino Fundamental Anos Iniciais. |