Esta proposta de atividade de HISTÓRIA é destinada aos estudantes do 7° Ano do Ensino Fundamental Anos Finais.
Estudar história não é memorizar datas, locais ou acontecimentos. SCHMIDT cita o alemão Jorn Rusen que defende em sua teoria que o estudante de história deve (2017, p. 62): “compreender como o pensamento histórico contribui para orientar, temporalmente, a vida humana para dentro (identidade) e para fora (práxis).
Como bem diz o Historiador March Bloch: a História não é a ciência que estuda os acontecimentos passados, mas sim a ciência que estuda o homem e sua ação no tempo. Pois bem, é isso que estudaremos. De acordo com o historiador citado acima, a história é a ciência que estuda o homem e sua ação no tempo eu acrescento e no espaço. Mas, qual o significado disso? Como isso é feito? Ao analisar e problematizar os assuntos desta atividade você experimentará como a história está presente em sua vida e como ela é necessária para nossa atuação na sociedade em que estamos inseridos, então …
VAMOS RESPONDER ALGUMAS QUESTÕES?
Observe o diagrama abaixo para responder as questões 1 e 2.
Questão 1
Descreva quais eram os objetivos do mercantilismo.
Questão 2
Identifique dois meios pelos quais o Estado Mercantilista atingiria seus objetivos e explique-os, anotando em seu caderno.
Questão 3
Observe a imagem e depois responda a questão.
Disponível em: DIAS, Adriana Machado Vontade de saber: história: 7° ano: ensino fundamental: anos finais / Adriana Machado Dias, Keila Grinberg, Marco César Pellegrini. — 1. ed. — São Paulo: Quinteto Editorial, 2018.p. 124. PNLD 2020.
SAIBA MAIS
Aperte o play e descubra mais sobre o mercantilismo.
Acesse os materiais referenstes a essa atividade clicando aqui:https://drive.google.com/drive/folders/1fAvDtSzDpRCTiRvSpgI5YDNIATjcBWJ3
Habilidade: | (EF07HI13) Caracterizar a ação dos europeus e suas lógicas mercantis visando ao domínio no mundo atlântico. (EF07HI14) Descrever as dinâmicas comerciais das sociedades americanas e africanas e analisar suas interações com outras sociedades do Ocidente e do Oriente. |
Referencial teórico | DEYON, Pierre – O Mercantilismo, trad. port., Gradiva, Lisboa, 1983. |