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História – Meu nome, minha história

Esta proposta de atividade de HISTÓRIA é destinada aos estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental.

VOCÊ SABIA QUE O NOME É UM DIREITO FUNDAMENTAL GARANTIDO A TODAS AS CRIANÇAS? COM O REGISTRO DO NOME PODEMOS EXERCER A CIDADANIA, RECONHECENDO-SE OS NOSSOS DIREITOS E OBRIGAÇÕES NA VIDA EM COMUNIDADE. O NOME TAMBÉM POSSIBILITA IDENTIFICAR AS LIGAÇÕES FAMILIARES E AS ORIGENS DE NOSSOS ANCESTRAIS.

MEU NOME, MINHA HISTÓRIA

Fonte: pixabay.com

TODO MUNDO TEM O DIREITO DE RECEBER UM NOME, POIS DESSE MODO AS PESSOAS PODEM SER IDENTIFICADAS E USUFRUIR DE DIVERSAS GARANTIAS COMO, POR EXEMPLO, MATRICULAR-SE EM UMA ESCOLA PARA ESTUDAR.

QUANDO NASCEMOS, NOSSOS PAIS OU RESPONSÁVEIS DEVEM PROCURAR UM LOCAL CHAMADO CARTÓRIO DE REGISTRO CIVIL PARA REGISTRAR O NOME DA CRIANÇA EM UM DOCUMENTO, QUE É A CERTIDÃO DE NASCIMENTO.

O NOME É FUNDAMENTAL PARA GARANTIR A CIDADANIA, OU SEJA, POR MEIO DELE A PESSOA TEM DIREITOS QUE DEVEM SER RESPEITADOS E OBRIGAÇÕES A CUMPRIR NA SOCIEDADE. 

OS NOMES E SOBRENOMES PODEM IDENTIFICAR A HISTÓRIA DE UMA FAMÍLIA OU SUA ANCESTRALIDADE, FORNECENDO ELEMENTOS DO LOCAL DE ORIGEM FAMILIAR E POSSIBILITANDO SABER QUEM ERAM OS NOSSOS ANTEPASSADOS.

AGORA É COM VOCÊ, VAMOS RESPONDER ALGUMAS QUESTÕES?

QUESTÃO 1

CADA NOME TEM UMA HISTÓRIA DIFERENTE! E QUE TAL DESCOBRIR MAIS SOBRE O SEU? FAÇA UMA DIVERTIDA INVESTIGAÇÃO COM SEUS FAMILIARES E RESPONDA:

(A) QUEM ESCOLHEU O SEU NOME?

(B) POR QUE VOCÊ TEM ESSE NOME E SOBRENOME?

(C) O QUE SIGNIFICA O SEU NOME?

(D) EM QUAL CARTÓRIO O SEU NOME FOI REGISTRADO? SE NECESSITAR, CONSULTE A CERTIDÃO DE NASCIMENTO, ESSA RESPOSTA ESTÁ POR LÁ!

QUESTÃO 2

A ÁRVORE GENEALÓGICA É UM ÓTIMO INSTRUMENTO PARA QUE POSSAMOS ENXERGAR E IDENTIFICAR NOSSOS LAÇOS E LIGAÇÕES FAMILIARES. POR MEIO DELA, REGISTRAMOS QUEM SÃO OS NOSSOS ANCESTRAIS E COMPREENDEMOS A HISTÓRIA DA FAMÍLIA.

VOCÊ SABE DE ONDE SUA FAMÍLIA É ORIGINÁRIA? QUAL O SOBRENOME QUE IDENTIFICA SEUS FAMILIARES?

FAÇA UMA PESQUISA A RESPEITO DESSAS INFORMAÇÕES, PROCURANDO SABER O NOME DE SEUS AVÓS PATERNOS E MATERNOS. COM OS RESULTADOS OBTIDOS PREENCHA A ÁRVORE GENEALÓGICA, SEGUINDO AS ORIENTAÇÕES:

– NO QUADRO QUE ESTÁ NO TOPO DA ÁRVORE, COLOQUE O SEU NOME; LOGO ABAIXO ESCREVA O NOME E SOBRENOME DE SEU PAI E DE SUA MÃE E, POR FIM, OS NOMES DE SEUS AVÓS PATERNOS E MATERNOS. APÓS COMPLETAR A ÁRVORE GENEALÓGICA REGISTRE A HISTÓRIA DE SUA FAMÍLIA.

FONTE: pixabay.com

QUESTÃO 3

O REGISTRO DAS CRIANÇAS É FUNDAMENTAL PARA QUE OS DIREITOS POSSAM SER EXERCIDOS. 

MARQUE A ALTERNATIVA QUE INDICA O DOCUMENTO EM QUE A CRIANÇA É REGISTRADA E NO QUAL APARECE O NOSSO NOME:

(A) CERTIDÃO DE NASCIMENTO

(B) CARTEIRA DE TRABALHO

(C) CARTEIRA DE MOTORISTA

(D) CERTIDÃO DE CASAMENTO

QUESTÃO 4

O REGISTRO DO NOME POSSIBILITA QUE A PESSOA NÃO FIQUE INVISÍVEL PERANTE O ESTADO E O GOVERNO. O NOME NOS IDENTIFICA E CONTA A NOSSA HISTÓRIA.

A CIDADANIA É ENTENDIDA COMO:

(A) O RECONHECIMENTO DE QUE A PESSOA POSSUI DIREITOS E OBRIGAÇÕES.

(B) O ATO DE SE DIZER QUE A PESSOA PODE MORAR EM UMA CIDADE.

(C) UMA QUALIDADE QUE A PESSOA ADQUIRE AOS DEZOITO ANOS.

(D) UMA QUALIDADE DAS PESSOAS QUE SÃO MAIORES DE IDADE.

SAIBA MAIS

CONHEÇA UMA ESCREVENTE DE UM CARTÓRIO CIVIL E SAIBA MAIS SOBRE O PROCESSO DE REGISTRO DO NOME.

Canal Lorena Guimarães de Oliveira. O processo de registro do nome. < https://www.youtube.com/watch?v=KLus-5qy0R4&t=65s> Acesso em: 05/02/2022

QUE TAL APRENDER UM NOVO JOGO? ASSISTA AO VÍDEO E EXPERIMENTE UMA NOVA FORMA DE BRINCAR UTILIZANDO O SEU NOME.

Canal Lorena Guimarães de Oliveira. O processo de registro do nome. < https://www.youtube.com/watch?v=dfkmxGzTAd8&t=3s> Acesso em: 05/02/2022

Autoria:Lorena Guimarães
Formação:Formada em Pedagogia e Letras
Componente:História
Habilidades:(GO-EF02HI01-A) Compreender o significado, a ancestralidade do seu nome e sobrenome como construção de sua própria identidade e da identidade dos outros, comparando as semelhanças e diferenças entre ambas.
(GO-EF02HI01-B) Compreender a relação entre identidades, por meio de nome, apelido e nome social, discutindo semelhanças e diferenças na relação a si e ao outro, em diferentes culturas.
Referências:DICIONÁRIO MICHAELIS. Ancestralidade. Disponível em: https:// michaelis.uol.com.br. Acesso em 25 jan. 2022.

FIOCRUZ. A Declaração dos Direitos da Criança. Disponível em http://www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/infantil/direitodacrianca.htm. Acesso em 25 jan. 2022.

GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume II. Ensino Fundamental Anos Finais. CONSED; UNDIME, 2018. 433 p. Disponível em <sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/27-documentos-gerais&gt&gt;. Acesso em 23/03/2023.

GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Cortes Temporais. CONSED; UNDIME, 2019. p. 143. Disponível em: <sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2 > . Acesso em 23/03/2023.

HAILER, Marco. Todo mundo tem um nome lyric vídeo, 21/05/2020. Disponível em: <
https://www.youtube.com/watch?v=wU_BHNGOsvY>. Acesso em 25 jan. 2022

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. Declaração Universal dos Direitos da Criança. Disponível em: https://crianca.mppr.mp.br/pagina-1069.html. Acesso em 25 jan. 2022.

SENADO FEDERAL. Conheça os tipos de bullyng que devem ser evitados na escola, 07/04/2017. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=RAfbbbALALY>. Acesso em 25 jan. 2022.