Esta proposta de atividade de História tem como base o DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais.
Marcadores culturais do município de Goiânia
Olá estudante!
O patrimônio histórico refere-se a bens culturais, materiais ou imateriais, que possuem significado cultural, histórico, arqueológico, arquitetônico, artístico, religioso, social ou científico para uma determinada comunidade, região ou país.
Esses bens são considerados parte da identidade e da memória coletiva de uma sociedade e, como tal, são protegidos e preservados para as gerações futuras.
A preservação do patrimônio histórico é importante para manter viva a identidade e a história de uma sociedade, promover o turismo cultural, fomentar o desenvolvimento local e regional, e contribuir para a educação e a conscientização da população sobre sua própria história e cultura.
Para que ocorra esta preservação, são desenvolvidas políticas de conservação, restauração, documentação e divulgação do patrimônio histórico, com o objetivo de garantir sua proteção e acesso público.
Os marcadores culturais do município de Goiânia são variados e refletem a rica história e diversidade cultural da região. Aqui estão alguns exemplos:
- Centro Cultural Oscar Niemeyer: Projetado pelo renomado arquiteto Oscar Niemeyer, o Centro Cultural é um dos principais pontos turísticos da cidade. Abriga o Museu de Arte Contemporânea e o Museu de Arte de Goiânia, além de sediar eventos culturais e exposições.
- Parque Flamboyant: Além de ser um dos maiores parques urbanos da cidade, o Parque Flamboyant também abriga o Memorial do Cerrado, um espaço dedicado à preservação da cultura e história da região.
- Mercado Municipal de Goiânia: Inaugurado em 1942, o Mercado Municipal é um dos locais mais tradicionais da cidade, oferecendo uma variedade de produtos típicos da região, como frutas, verduras, queijos e doces.
- Monumento às Três Raças: Localizado na Praça Cívica, o monumento simboliza a miscigenação das três raças que formaram o povo goiano: o índio, o branco e o negro.
- Museu Pedro Ludovico Teixeira: Localizado no Palácio das Esmeraldas, o museu conta a história política e cultural de Goiás, com ênfase na vida e obra de Pedro Ludovico Teixeira, fundador de Goiânia.
- Catedral Metropolitana de Goiânia: Inaugurada em 1973, é uma das maiores igrejas de Goiânia e um marco da arquitetura religiosa moderna na cidade.
ATIVIDADES
QUESTÃO 1
Complete com as palavras do quadro seguinte:
futuras patrimônio histórico bens identidade materiais ou imateriais comunidade preservados
A) O _______________ refere-se a bens culturais, _____________, que possuem significado cultural, histórico, arqueológico, arquitetônico, artístico, religioso, social ou científico para uma determinada ______________, região ou país.
B) Esses __________ são considerados parte da _____________ e da memória coletiva de uma sociedade e, como tal, são protegidos e ___________ para as gerações _____________.
QUESTÃO 2
A preservação do patrimônio histórico é importante pois
(A) mantém viva a identidade e história de uma sociedade.
(B) promove o crescimento da consciência ambiental.
(C) contribui para o declínio econômico da região
(D) promove a extinção de tradições culturais locais.
QUESTÃO 3
Para garantir a proteção e o acesso público ao patrimônio histórico, são desenvolvidas políticas de
(A) recursos para o desenvolvimento agrícola.
(B) conservação, restauração, documentação e divulgação.
(C) educação financeira e gestão de patrimônio pessoal.
(D) criação de zonas industriais para apoiar o turismo.
QUESTÃO 4
Pesquise e escreva, o nome de 2 patrimônios históricos culturais de Goiânia que você conhece.
Autoria: | Gabriele Leandro Dias |
Formação: | Pedagogia/ Psicologia |
Componente Curricular: | História |
Habilidades: | (EF03HI04) Identificar os patrimônios históricos e culturais de sua cidade ou região e discutir as razões culturais, sociais e políticas para que assim sejam considerados. (EF03HI04-A) Identificar os patrimônios históricos materiais e imateriais da cidade e/ou do município em que vive. |
Referências: | 2020. Documento Curricular para Goiás (DC-GO). Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. Disponível em: https://cee.go.gov.br Pintangá Mais História. (Coleção do 2º ao 5º ano). São Paulo: Moderna, 2021. |