Esta proposta de atividade de História tem como base o DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais.
![](https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/wp-content/uploads/2024/05/1-3-e1715371955378.jpg)
Marcadores culturais do município de Goiânia
Olá estudante!
![](https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/wp-content/uploads/2024/05/1-4-e1715372235804.jpg)
O patrimônio histórico refere-se a bens culturais, materiais ou imateriais, que possuem significado cultural, histórico, arqueológico, arquitetônico, artístico, religioso, social ou científico para uma determinada comunidade, região ou país.
![](https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/wp-content/uploads/2024/05/1-5-e1715372374634.jpg)
Esses bens são considerados parte da identidade e da memória coletiva de uma sociedade e, como tal, são protegidos e preservados para as gerações futuras.
A preservação do patrimônio histórico é importante para manter viva a identidade e a história de uma sociedade, promover o turismo cultural, fomentar o desenvolvimento local e regional, e contribuir para a educação e a conscientização da população sobre sua própria história e cultura.
Para que ocorra esta preservação, são desenvolvidas políticas de conservação, restauração, documentação e divulgação do patrimônio histórico, com o objetivo de garantir sua proteção e acesso público.
Os marcadores culturais do município de Goiânia são variados e refletem a rica história e diversidade cultural da região. Aqui estão alguns exemplos:
![](https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/wp-content/uploads/2024/05/1-6-e1715372513121.jpg)
- Centro Cultural Oscar Niemeyer: Projetado pelo renomado arquiteto Oscar Niemeyer, o Centro Cultural é um dos principais pontos turísticos da cidade. Abriga o Museu de Arte Contemporânea e o Museu de Arte de Goiânia, além de sediar eventos culturais e exposições.
- Parque Flamboyant: Além de ser um dos maiores parques urbanos da cidade, o Parque Flamboyant também abriga o Memorial do Cerrado, um espaço dedicado à preservação da cultura e história da região.
- Mercado Municipal de Goiânia: Inaugurado em 1942, o Mercado Municipal é um dos locais mais tradicionais da cidade, oferecendo uma variedade de produtos típicos da região, como frutas, verduras, queijos e doces.
- Monumento às Três Raças: Localizado na Praça Cívica, o monumento simboliza a miscigenação das três raças que formaram o povo goiano: o índio, o branco e o negro.
- Museu Pedro Ludovico Teixeira: Localizado no Palácio das Esmeraldas, o museu conta a história política e cultural de Goiás, com ênfase na vida e obra de Pedro Ludovico Teixeira, fundador de Goiânia.
- Catedral Metropolitana de Goiânia: Inaugurada em 1973, é uma das maiores igrejas de Goiânia e um marco da arquitetura religiosa moderna na cidade.
ATIVIDADES
QUESTÃO 1
Complete com as palavras do quadro seguinte:
futuras patrimônio histórico bens identidade materiais ou imateriais comunidade preservados
A) O _______________ refere-se a bens culturais, _____________, que possuem significado cultural, histórico, arqueológico, arquitetônico, artístico, religioso, social ou científico para uma determinada ______________, região ou país.
B) Esses __________ são considerados parte da _____________ e da memória coletiva de uma sociedade e, como tal, são protegidos e ___________ para as gerações _____________.
QUESTÃO 2
A preservação do patrimônio histórico é importante pois
(A) mantém viva a identidade e história de uma sociedade.
(B) promove o crescimento da consciência ambiental.
(C) contribui para o declínio econômico da região
(D) promove a extinção de tradições culturais locais.
QUESTÃO 3
Para garantir a proteção e o acesso público ao patrimônio histórico, são desenvolvidas políticas de
(A) recursos para o desenvolvimento agrícola.
(B) conservação, restauração, documentação e divulgação.
(C) educação financeira e gestão de patrimônio pessoal.
(D) criação de zonas industriais para apoiar o turismo.
QUESTÃO 4
Pesquise e escreva, o nome de 2 patrimônios históricos culturais de Goiânia que você conhece.
![](https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/wp-content/uploads/2024/05/1-7-e1715374919680.jpg)
Autoria: | Gabriele Leandro Dias |
Formação: | Pedagogia/ Psicologia |
Componente Curricular: | História |
Habilidades: | (EF03HI04) Identificar os patrimônios históricos e culturais de sua cidade ou região e discutir as razões culturais, sociais e políticas para que assim sejam considerados. (EF03HI04-A) Identificar os patrimônios históricos materiais e imateriais da cidade e/ou do município em que vive. |
Referências: | 2020. Documento Curricular para Goiás (DC-GO). Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. Disponível em: https://cee.go.gov.br Pintangá Mais História. (Coleção do 2º ao 5º ano). São Paulo: Moderna, 2021. |