Esta proposta de atividade de HISTÓRIA é destinada aos estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental.
A escrita é um importante meio criado pelo homem para registro de informações fundamentais, como o modo de vida, o trabalho e a cultura. Ao longo da história da humanidade no planeta Terra várias formas de escrita foram criadas: desde os registros rupestres até as modalidades modernas. A escrita não é estática, ela está em constante transformação.
INVENÇÃO DA ESCRITA
O ato de escrever é tão presente em nossas vidas que parece ser algo natural. O ser humano tem uma necessidade de registrar as informações e facilitar a comunicação.
Por meio da escrita também podemos conhecer as informações sobre fatos que aconteceram no passado, entendendo os hábitos e modos de vida.
Na pré-história os registros eram feitos em paredes de cavernas ou rochas, refletindo atividades cotidianas, fenômenos da natureza e cultos às divindades.
No período da Antiguidade, os mesopotâmios desenvolveram a escrita cuneiforme que era caracterizada por símbolos em formato de cone.
Os egípcios disseminaram a escrita com base em hieróglifos, que eram símbolos sagrados. Nesse período apenas pessoas pertencentes às classes sociais mais altas dominavam a escrita.
Os povos americanos maias e astecas desenvolveram grandes civilizações o que foi possível graças a um sistema de escrita denominado nahuatl.
As formas de escrita mais disseminadas na atualidade são os grafemas e os ideogramas. Os grafemas referem-se a sinais escritos que representam sons, enquanto nos ideogramas os sinais são símbolos de conceitos e ideias.
SUPORTES DA ESCRITA
A escrita necessita de suporte para ser replicada. Na pré-história, o registro era feito em rochas. Aos chineses é atribuída a invenção do papel, com base em matéria-prima vegetal e, que até hoje é um dos suportes mais tradicionais de escrita.
Na atualidade os meios digitais e computadores têm avançado bastante no registro de informações e arquivamento de documentos escritos. Antes das máquinas mais modernas era bastante comum o uso de máquinas de escrever. Você já viu alguma?
Agora é com vocês, vamos responder algumas questões?
QUESTÃO 1
Observe a seguir algumas representações de registro rupestre:
Disponível em: https://pixabay.com/pt/photos/arte-rupestre-pintura-%C3%A1frica-2912463//.Acesso em 22 fev. 2022
Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Grafismo_Rupestre_(4587508249).jpg.Acesso em 22 fev. 2022
Após a análise das imagens, responda as questões:
a) Quais atividades são representadas nas imagens?
b) Quais os recursos ou suportes os seres humanos que fizeram esses registros utilizaram?
QUESTÃO 2
Leia um trecho a seguir da carta de Pero Vaz de Caminha, que era o escrivão de Pedro Álvares Cabral quando ocorreu o descobrimento do Brasil, no ano de 1500 d.C..
“De ponta a ponta, é tudo praia-palma, muito chã e muito formosa. Pelo sertão nos pareceu, vista do mar, muito grande, porque, a estender olhos, não podíamos ver senão terra com arvoredos, que nos parecia muito longa. Nela, até agora, não pudemos saber que haja ouro, nem prata, nem coisa alguma de metal ou ferro; nem lho vimos. Porém a terra em si é de muito bons ares […]. Porém o melhor fruto que dela se pode tirar me parece que será salvar esta gente.”
MARQUES, A.; BERUTTI, F.; FARIA, R. História moderna através de textos. São Paulo: Contexto, 2001.
a) Quais são as informações transmitidas no trecho da carta?
b) O estilo da escrita da carta de Pero Vaz de Caminha é o mesmo que utilizamos nos dias de hoje? Como você concluiu isso?
c) Circule no texto palavras ou expressões que você desconhece, procure no dicionário o significado e faça o registro.
QUESTÃO 3
A escrita é dinâmica, ou seja ela vai se modificando com o passar dos tempos. Fatores como hábitos, culturas e tecnologias podem influenciar no modo como escrevemos e até mesmo fazer com que palavras e expressões caiam em desuso.
A escrita comumente utilizada na Mesopotâmia antiga é:
a) a escrita cuneiforme.
b) a escrita romana.
c) a escrita mandarim.
d) a escrita hierática.
QUESTÃO 4
A escrita depende de suportes para ser registrada. O papel é um dos meios mais tradicionais de registro da escrita.
A invenção e difusão do papel é atribuída:
a) aos chineses.
b) aos maias.
c) aos beduínos.
d) aos incas.
SAIBA MAIS
Assista ao vídeo e conheça um pouco mais sobre a ARTE RUPESTRE! Vamos lá?
Autoria: | Lorena Guimarães |
Formação: | Formada em Pedagogia e Letras |
Componente: | História |
Habilidade: | (GO-EF05HI06-B) Compreender a importância da invenção da escrita para o registro da História em seus diferentes tempos e suportes, e sua relação com a difusão do conhecimento e da cultura. |
Referências: | EBC NA REDE. Piauí abriga rica arte rupestre. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=ByDjGDSK04M. Acesso em 13 mar. 2022. Empresa Brasil de Comunicação – EBC. Como se deu o desenvolvimento da escrita?. Disponível em: https://memoria.ebc.com.br/infantil/voce-sabia/2015/08/como-se-deu-o-desenvolvimento-da-escrita. Acesso em 27 fev. 2022. GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume II. Ensino Fundamental Anos Finais. CONSED; UNDIME, 2018. 433 p. Disponível em <sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/27-documentos-gerais>>. Acesso em 23/03/2023. GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Cortes Temporais. CONSED; UNDIME, 2019. p. 143. Disponível em: <sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2 > . Acesso em 23/03/2023. UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS. Uma breve história da escrita. Disponível em: https://www.ufmg.br/espacodoconhecimento/historia-escrita/. Acesso em 27 fev. 2022. |