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História – Humanismos, Renascimentos e o Novo Mundo: Humanismos, renascimentos e reforma.

Olá, educando (a)! Esta videoaula de História foi veiculada na TV no dia 01 de Junho de 2021 (Terça-Feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.

Nesta aula será identificado e discutido o significado de Renascimento cultural e apontar as causas da Reforma religiosa: a cristandade fragmentada. Será utilizado textos, imagens, vídeos e atividades para que se chegue a estes objetivos.

Temática – História – Humanismos, Renascimentos e o Novo Mundo: Humanismos, renascimentos e reforma. Disponível em: <https://pixabay.com/pt/illustrations/a-cria%C3%A7%C3%A3o-de-ad%C3%A3o-michelangelo-4889767/>. Acesso em 29 de Março de 2021.

Assista a videoaula abaixo, com a temática – História – Humanismos, Renascimentos e o Novo Mundo: Humanismos, renascimentos e reforma.

AGRUPAMENTO G | 7º ANO | CICLO DA ADOLESCÊNCIA |HISTÓRIA | PROF.: UILSON

Humanismos e  Renascimentos

Para começar esta aula vamos buscar o significado da palavra Renascimento: Ação de renascer, de nascer novamente, de dar nova vida, existência ou vigor a.

Disponível em: https://www.dicio.com.br/renascimento/ acesso em 22 abril 2021.

Sobre o Conceito de Renascimento, (MARCONDES, 2016 p.1) :

“[…]Foi Giorgio Vasari em sua obra “Vida dos mais excelentes pintores, escultores e arquitetos (1550) quem primeiro empregou o termo “Renascimento” (rinascitá) para designar a retomada do estilo clássico na pintura – pelo pintor Giotto (séc. XIV), influenciando um novo estilo, que rompe com a arte gótica, característica do final do período medieval. […] O conceito de Renascimento designando um período histórico, intermediário entre o medieval e o moderno, e abrangendo os sécs. XV a XVI origina-se, entretanto, da obra do historiador da arte Jacob Burkhardt, A civilização do Renascimento na Itália (1860).

[…] O Renascimento, fiel a sua valorização dos clássicos, foi buscar o lema do humanismo no filósofo grego da sofística, Protágoras, […] “o homem é a medida de todas as coisas.” […] Assim […] o humanismo renascentista retoma a herança greco-romana como base da nova identidade cultural. […]”

O Renascimento então foi um movimento cultural e artístico que rompeu com o padrão de pensamento vigente no mundo medieval, introduzindo a cultura laica (não religiosa).

Analisemos algumas de suas diferenciações entre a forma de pensar na Idade Média e no Período Renascentista e também algumas das características mais importantes do Renascimento por meio de uma tabela comparativa.

Observem agora características do movimento renascentista na Arte: escultura.

Anjo escultura Idade Média

Disponível em: <https://pixabay.com/pt/photos/anjo-escultura-a-idade-m%C3%A9dia-679161/>. Acesso em: 22 abril 2021.

O classicismo ao qual os renascentistas recorrem é um estilo bastante detalhista quanto às técnicas e às formas, e que seu realismo e o nu (em contraposição à estética medieval chapada) mexia com a emoção do espectador tamanha a capacidade dos artistas em dar volume, forma e simetria ao homem sob a luz da máxima perfeição.

Por fim que todos os detalhes que veem eram esculpidos à mão, estes especialmente em mármore – seu entalhe era realizado com técnicas delicadíssimas, e que não havia energia elétrica, máquinas de corte a laser ou outros instrumentos além dos manuais. Que eram caríssimos os blocos em que trabalhavam e que o trabalho neles era muitas vezes definidos por meio de conselhos onde se escolhia quem seria o artista ideal para realizar a encomenda.

Disponível em: <https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/KcMJWMWKUVY88XDvCAYAhyaefmwSkdq5DzkWKtQfzWwKUuvfZTjtsasT4sWP/his7-04und-03-fonte-visual-3-pieta-michelangelo.pdf>. Acesso em: 24 abril 2021.

Características do movimento renascentista na Arte: na Arquitetura.

Disponível em: <https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/3E8X4j64prxKhXB8y38QaVARCDNNXTrxRuMqgCkAV65EM5WmyeZgcwuqAq3S/his7-04und04-fonte-visual-4-gotico-catedral-notre-dame-de-paris.pdf>. Acesso em: 24 abril 2021.

Disponível em: <https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/btuDthMvVVHfu483v4cm7H3HgNQ6N2CGy3g8W6m6ejkr5gtcUQGucUfWwu87/his7-04und04-fonte-visual-5-renascentista-catedral-san-lorenzo.pdf>. Acesso em: 24 abril 2021.

Disponível em: <https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/hR8ukPEvjHHfyJ8D6Z2jzBvz5QC5tQpxWgEeaMQpnUxYDjH3azHWnfbvZnUF/his7-04und04-fonte-visual-6-ecletico-palacio-tiradentes-alerj.pdf>. Acesso em: 24 abril 2021.

Características do movimento renascentista: Revolução Científica: 

É preciso compreender e acima disso apreender a importância da chamada Revolução Científica para nossa sociedade atual. Compreender como se deu essa revolução, seus desdobramentos e consequências.

Disponível em: <https://novaescola.org.br/plano-de-aula/6207/revolucao-cientifica>. Acesso em: 22 abril 2021.

As sociedades elaboram teses sobre vários assuntos e formas, mas no período renascentista acontece uma renovação no modo de explicar o que é verdade. A confirmação delas se dá por meio de evidências inquestionáveis: tem-se uma pergunta inicial, depois criam-se hipóteses que são examinadas pela observação e comprovadas ou não pela experimentação, e que a solução de uma confirmação e a transformação da teoria em tese. E neste método de investigação usado a incerteza é um elemento importante para o homem poder englobar a realidade.

Disponível em: DIAS, Adriana Machado Vontade de saber: história: 6° ano: ensino fundamental: anos finais / Adriana Machado Dias, Keila Grinberg, Marco César Pellegrini. — 1. ed. — São Paulo: Quinteto Editorial, 2018.pp. 90-91.

NICOLAU COPÉRNICO: teoria heliocêntrica; 

JOHAN KEPLER: órbitas elípticas dos planetas;

GALILEU GALILEI: confirmação da teoria heliocêntrica; 

ANDRÉ VESÁLIO: “pai” da moderna anatomia; 

MIGUEL SERVET e WILLIAM HARVEY: mecanismo de circulação sanguínea;

GIORDANO BRUNO: afirmou que o universo não era estático e a Terra não era o centro dele. Foi queimado na fogueira a mando da Inquisição.

Disponível em: <https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/6xD9vy2UMMqMctG75rC3fHJUb3UmMmJdmVqxUUuT9pFjKxx5yEFAkj8ybBv8/his7-04und-05-contextualizacao-as-teorias-de-giordano-bruno.pdf>. Acesso em: 22 abril 2021.

Para não ser morto Copérnico renuncia sua teoria e Giordano morre na fogueira por não fazer o mesmo. Ainda que a perseguição fosse grande, houve quem se mantivesse firme sobre suas ideias, desafiando o poder absoluto da Igreja A repressão e as mortes não foram suficientes para que se detivesse o surgimento de outra forma de ver e perceber o mundo. 

Reformas religiosas: a cristandade fragmentada

Movimento religioso que rompeu com a autoridade da Igreja Católica, dando origem a novas religiões cristãs. 

Antecedentes/Causas:

Corrupção do clero e afastamento de seus membros das concepções originais do cristianismo (humildade, fraternidade, caridade).

  • Venda de indulgências.
  • Venda de relíquias sagradas.
  • Venda de cargos no clero.

Fortalecimento da burguesia X condenação do lucro pela Igreja.

Fortalecimento das monarquias nacionais X poder clerical + abundância de terras da Igreja. 

Renascimento cultural (questionamento de alguns valores tipicamente medievais).

Leitura e interpretação da Bíblia restrita aos membros do clero (Bíblia só em latim).

O Luteranismo – ALE:

Martinho Lutero (monge agostiniano) critica costumes clericais (luxo, corrupção…).

O Calvinismo – SUI:

João Calvino (francês influenciado por Lutero, radicado na Suíça).

O Anglicanismo – ING:

Atrito entre o rei da Inglaterra e o papa.

Henrique VIII* (ING) X Clemente VII (Papa).

Interesse do rei em terras eclesiásticas.

Negação do papa para o rei conseguir anulação de seu casamento com Catarina de Aragão para casar-se com Ana Bolena.

Ato de Supremacia: Rei = chefe da Igreja na ING

A Contrarreforma

Inconformados com a grande aceitação das ideias de Lutero na Europa, a Igreja Católica iniciou uma reação, que ficou conhecida como Contrarreforma. Assim, as principais autoridades católicas participaram de reuniões, entre 1545 e 1563, para discutir formas de combater o movimento protestante e reavaliar a conduta dos líderes do catolicismo.

Esses encontros ocorreram na cidade italiana de Trento, por isso ficaram conhecidos como Concílio de Trento.

O Concílio de Trento (1545 – 1563): reafirmação dos dogmas do catolicismo, criação de seminários e do catecismo, criação do INDEX, reativação dos Tribunais do Santo Ofício.

Companhia de Jesus (Inácio de Loyola – ESP): ordem dos jesuítas, busca de novos fiéis (América), educação e catequese. Tribunais do Santo Ofício ou da Santa Inquisição: tribunais religiosos que julgavam e condenavam “hereges” ou “infiéis” (não católicos) com extrema violência. Atuaram principalmente na ESP, POR e ITA.

Disponível em: DIAS, Adriana Machado Vontade de saber: história: 6° ano: ensino fundamental: anos finais / Adriana Machado Dias, Keila Grinberg, Marco César Pellegrini. — 1. ed. — São Paulo: Quinteto Editorial, 2018.p. 119.

Revisão da aula (Pontos importantes) 

• O Renascimento foi um movimento que buscou rever as concepções medievais europeias do mundo.

• Após se desenvolver na região da Itália, o Renascimento se difundiu para outras regiões europeias, gerando transformações nas produções artísticas do período.

• Os humanistas utilizavam diversos valores da Antiguidade clássica como referências para seus estudos.

• O movimento renascentista provocou grandes transformações em diversas áreas, entre elas a ciência e a arte.

• O movimento da Reforma chegou ao Brasil ainda no século XVI, com os calvinistas.

• A Contrarreforma foi uma reação da Igreja Católica contra o avanço do protestantismo.

• A Inquisição, tribunal da Igreja Católica durante a Contrarreforma, atuou na Europa e em outros continentes, atingindo inclusive o Brasil.

Atividades

Questão 1 – Explique por que os filósofos do século XVI chamavam de Renascimento a época em que estavam vivendo.

Questão 2 – O que é um mecenas? Qual sua importância no Renascimento?

Questão 3 – Cite algumas conquistas científicas da época do Renascimento.

Questão 4 – O que é heliocentrismo?

Questão 5 – Caracterize Reformas Religiosas.

Questão 6 – O que foi a Contrarreforma?

Questão 7 – Explique o que foi a Inquisição.


Habilidades estruturantes:(EF07HI04) Identificar as principais características dos Humanismos e dos Renascimentos e analisar seus significados.
(EF07HI05) Identificar e relacionar as vinculações entre as reformas religiosas e os processos culturais e sociais do período moderno na Europa e na América.
Referências: BOULOS JÚNIOR, Alfredo. Sociedade e Cidadania. São Paulo: FTD, 2015.
DIAS, Adriana Machado Vontade de saber: história: 6° ano: ensino fundamental: anos finais / Adriana Machado Dias, Keila Grinberg, Marco César Pellegrini. — 1. ed. — São Paulo: Quinteto Editorial, 2018.
MARCONDES, Danilo. As origens do pensamento moderno e a ideia de modernidade. Ed. Zahar, São Paulo: 2016, 23 páginas. Disponível em: <https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/BRGZmz3Uasacru7Xb6EdqrywhK8ucy62urMK9bjAgNA6MxVyQ4ta8t6nJN5C/his7-04und-01-atividade-i-sobre-o-conceito-de-renascimento.pdf>. Acesso em 22 abril 2021.