You are currently viewing HISTÓRIA: HISTÓRIA DA NOSSA ESCOLA

HISTÓRIA: HISTÓRIA DA NOSSA ESCOLA

ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE HISTÓRIA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 1º ANO DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL.

OLÁ, CRIANÇAS! HOJE FALAREMOS SOBRE A HISTÓRIA DA NOSSA ESCOLA.

A HISTÓRIA DA NOSSA ESCOLA É COMO UM INCRÍVEL LIVRO DE AVENTURAS ESPERANDO PARA SER ABERTO PELAS NOSSAS MENTES.

AO EXPLORAR O PASSADO DA NOSSA ESCOLA, TEMOS A OPORTUNIDADE ÚNICA DE COMPREENDER O MUNDO AO NOSSO REDOR DE UMA MANEIRA SIGNIFICATIVA. 

EXPLORAR A HISTÓRIA DA ESCOLA TAMBÉM É UMA FORMA DE CULTIVAR O RESPEITO E A EMPATIA.

APRENDEMOS SOBRE AS PESSOAS QUE CONTRIBUÍRAM PARA A CONSTRUÇÃO DA ESCOLA E AS HISTÓRIAS DE SUCESSO DE EX-ALUNOS.

ISSO AJUDA A DESENVOLVER UM PROFUNDO RESPEITO PELA DIVERSIDADE DE EXPERIÊNCIAS E ORIGENS, PROMOVENDO UM AMBIENTE ESCOLAR INCLUSIVO E ACOLHEDOR. 

ESTUDAR A HISTÓRIA DA NOSSA ESCOLA É MAIS DO QUE UMA SIMPLES VIAGEM AO PASSADO; É UMA OPORTUNIDADE PARA AMPLIAR O NOSSO SENTIMENTO DE PERTENCIMENTO E O RESPEITO PELO ESPAÇO ESCOLAR.


VAMOS FAZER AS ATIVIDADES

QUESTÃO 1

QUESTIONÁRIO PARA CONHECER A HISTÓRIA DA NOSSA ESCOLA:

ORIGENS E FUNDAÇÃO:

1. QUANDO FOI FUNDADA A NOSSA ESCOLA?

2. QUEM FORAM OS FUNDADORES OU AS FIGURAS-CHAVE NA CRIAÇÃO DA ESCOLA?

3. QUAL ERA A VISÃO INICIAL PARA A ESCOLA?

DESENVOLVIMENTO AO LONGO DO TEMPO:

4. COMO A ESCOLA EVOLUIU DESDE A SUA FUNDAÇÃO?

5. HOUVE MUDANÇAS SIGNIFICATIVAS NA ESTRUTURA FÍSICA DA ESCOLA AO LONGO DOS ANOS?

6. QUAIS FORAM OS MOMENTOS-CHAVE QUE MARCARAM A EVOLUÇÃO DA ESCOLA?

TRADIÇÕES:

7. QUAIS SÃO ALGUMAS DAS TRADIÇÕES MAIS ANTIGAS DA ESCOLA?

8. EXISTEM EVENTOS ESPECIAIS QUE SÃO REALIZADOS REGULARMENTE NA ESCOLA?

9. QUAIS FORAM OS EVENTOS MAIS MEMORÁVEIS AO LONGO DOS ANOS?

PESSOAS NOTÁVEIS E COMUNIDADE ESCOLAR:

10. QUEM SÃO ALGUMAS PERSONALIDADES NOTÁVEIS QUE ESTIVERAM ENVOLVIDAS COM A ESCOLA AO LONGO DO TEMPO?

11. COMO A COMUNIDADE ESCOLAR CONTRIBUIU PARA O CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO DA ESCOLA?

MUDANÇAS EDUCACIONAIS E FILOSOFIA PEDAGÓGICA:

12. COMO A ABORDAGEM EDUCACIONAL DA ESCOLA MUDOU AO LONGO DOS ANOS?

13. HOUVE MOMENTOS SIGNIFICATIVOS NA HISTÓRIA DA ESCOLA QUE INFLUENCIARAM A FILOSOFIA PEDAGÓGICA?

DESAFIOS SUPERADOS:

14. HOUVE MOMENTOS DE INOVAÇÃO OU ADAPTAÇÃO NOTÁVEIS?

CONTRIBUIÇÕES DA COMUNIDADE LOCAL:

15. COMO A ESCOLA SE ENVOLVE COM A COMUNIDADE?

16. EXISTEM PARCERIAS OU COLABORAÇÕES NOTÁVEIS COM ORGANIZAÇÕES LOCAIS?

MEMÓRIAS E RELATOS PESSOAIS:

17. VOCÊ TEM ALGUMA MEMÓRIA OU RELATO PESSOAL SOBRE A ESCOLA QUE GOSTARIA DE COMPARTILHAR?

18. EXISTE ALGUMA HISTÓRIA INTERESSANTE OU ENGRAÇADA QUE TENHA SIDO TRANSMITIDA?

PROJETOS FUTUROS E VISÃO A LONGO PRAZO:

19. QUAIS SÃO OS PLANOS FUTUROS PARA A ESCOLA?

20. EXISTE UMA VISÃO A LONGO PRAZO PARA O DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL E COMUNITÁRIO?

ESTE QUESTIONÁRIO PODE SER ADAPTADO CONFORME NECESSÁRIO, ADICIONANDO PERGUNTAS ESPECÍFICAS À REALIDADE DA SUA ESCOLA. O OBJETIVO É CRIAR UM INSTRUMENTO ABRANGENTE QUE AJUDE A DESCOBRIR E PRESERVAR A RICA HISTÓRIA DA INSTITUIÇÃO.

Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-historia-1o-ano/


COMPONENTE CURRICULAR:HISTÓRIA
HABILIDADES:(GO-EF01HI08-B) CONHECER A HISTÓRIA DA INSTITUIÇÃO ESCOLAR A QUAL FAZ PARTE. COMPARAR O COTIDIANO DE INSTITUIÇÕES EM OUTRAS ÉPOCAS COM O COTIDIANO DE INSTITUIÇÕES ESCOLARES NA ATUALIDADE, UTILIZANDO DIFERENTES FONTES E DOCUMENTOS.
REFERÊNCIASGOVERNO DO ESTADO DE GOIÁS. SECRETÁRIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO – SEDUC/CONSED. DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO: VOLUME II ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS.
IMAGENS CRIADAS COM INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL DO SITE:
 CANVA