Esta proposta de atividade de História é destinada aos estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais.
Você sabia que o Brasil é um país miscigenado? Isso significa que sua formação teve a contribuição de diferentes etnias e culturas: indígena, europeia, africana e asiática. A partir das influências desses povos a nossa cultura se tornou bastante enriquecida e plural.
FORMAÇÃO DO POVO BRASILEIRO
Costuma-se dizer que o povo brasileiro é um povo miscigenado, ou seja, diferentes etnias humanas contribuíram para a construção da sociedade brasileira. Desse modo, o nosso país é detentor de uma cultura variada e rica.
Antes mesmo dos portugueses desembarcarem no território brasileiro, povos indígenas já povoavam a terra. Muitos hábitos e traços provenientes da cultura dos povos indígenas são praticados como, por exemplo, dormir em redes, além de influências na culinária (pratos que têm como base a mandioca).
No processo de colonização portuguesa, negros escravizados foram trazidos de diversas regiões do continente africano. Ao desembarcarem no Brasil, elementos próprios da cultura africana foram incorporados: danças, práticas religiosas, modos de preparo de alimentos.
No século XX d.C., o Brasil recebeu várias embarcações com imigrantes vindos de países europeus. Os imigrantes chegavam em busca de novas oportunidades tendo em vista que as guerras mundiais geraram dificuldades em seus países de origem. Além dos europeus, japoneses formaram uma importante colônia que se estabeleceu inicialmente na região Sudeste do Brasil.
NÃO À XENOFOBIA
A miscigenação faz parte da construção da identidade do povo brasileiro e, por isso, o respeito às etnias que contribuíram para a formação do nosso país é essencial.
A xenofobia, que é entendida como a discriminação ou preconceito pelo simples fato da pessoa ter nascido em um país diferente ou pertencer à outra etnia, deve ser combatida e denunciada.
Agora é com vocês, vamos responder algumas questões?
QUESTÃO 1
O Brasil, em seu processo de formação, teve a influência de portugueses europeus, povos indígenas e de indivíduos de vários países africanos que vieram até aqui na condição de escravizados. Outros povos, como os italianos, alemães e japoneses realizaram movimentos migratórios.
A contribuição desses grupos foi fundamental para que muitos hábitos, alimentos, expressões religiosas e festejos fossem incorporados no modo de vida brasileiro.
Observe as imagens a seguir e faça a correspondência informando qual a raiz cultural que deu origem a cada representação existente.
Disponível em:https://www.novosaojoaquim.mt.gov.br/fotos_educacao/1829.pdf/.Acesso em 25 jan. 2022
Disponível em: https://pixabay.com/pt/illustrations/pauzinhos-m%c3%a3o-segurando-tecnologia-2764076/ Acesso em 25 jan. 2022
|
Disponível em: https://pixabay.com/pt/vectors/viol%c3%a3o-ac%c3%bastico-show-instrumento-305194/ Acesso em 25 jan. 2022
|
Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/aredededormirnocomercioeletronico/Acesso em 25 jan. 2022
|
QUESTÃO 2
Como o Brasil é um país multicultural, ou seja, há a convivência de várias culturas em uma mesma região, o respeito às diferenças se torna fundamental. Atitudes de ódio e hostilidade devem ser condenadas.
Veja um cartaz da campanha “XENOFOBIA NÃO COMBINA” do Ministério da Justiça.
Disponível em:https://www.justica.gov.br/news/mj-lanca-campanha-de-enfrentamento-a-xenofobia-e-a-intolerancia. Acesso em 25 jan. 2022
Agora é com você: crie um texto que demonstre a necessidade de respeito às diferenças. Lembre-se da pluralidade que foi e é tão importante para a formação do povo brasileiro.
QUESTÃO 3
O Brasil é um país de riqueza cultural imensa, principalmente pelas diferentes etnias que fizeram e fazem parte da formação do país.
O termo utilizado para designar a mistura de diferentes etnias humanas é:
a) segmentação.
b) miscigenação.
c) colonialismo.
d) culturalismo.
QUESTÃO 4
Vários hábitos, vestimentas, alimentos e práticas religiosas que estão presentes na cultura brasileira tiveram influência do continente africano.
Pode-se afirmar que é uma influência africana na cultura brasileira:
a) o hábito de preparar pratos à base de bacalhau.
b) a adoção da língua portuguesa.
c) a influência de ritmos musicais como o samba.
d) a realização de festejos populares como as Cavalhadas.
SAIBA MAIS
Assista ao vídeo e se informe sobre algumas das raízes da música brasileira.
Canal Lorena Guimarães de Oliveira “Raízes da música brasileira”. Disponível em https://https://www.youtube.com/watch?v=fU51nk6GOxY&t=9s. Acesso em 05/02/2022. Acesso em 05/02/2022.
Autora: | Lorena Guimarães |
Formação: | Formada em Pedagogia e Letras |
Componente: | História |
Habilidade: | (GO-EF05HI02-B) Reconhecer e valorizar a diversidade e a pluralidade cultural, étnico-racial brasileira, demonstrando a importância do respeito e a valorização das diferenças, na perspectiva de desconstruir e eliminar estereótipos e preconceitos. |
Referências: | GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume II. Ensino Fundamental Anos Finais. CONSED; UNDIME, 2018. 433 p. Disponível em <sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/27-documentos-gerais>>. Acesso em 23/03/2023. GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Cortes Temporais. CONSED; UNDIME, 2019. p. 143. Disponível em: <sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2 > . Acesso em 23/03/2023. BRASIL ESCOLA. Etnia. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/sociologia/etnia.htm. Acesso em 28 jan. 2022. CONTROLADORIA GERAL DA UNIÃO. Turma da Mónica Povo Brasileiro. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=BUsJFsz8GQY. Acesso em 25 jan. 2022. ESCOLA EDUCAÇÃO. O que significa miscigenação?. Disponível em https://escolaeducacao.com.br/o-que-significa-miscigenacao/. Acesso em 25 jan. 2022. TURMA DA MÔNICA. Povo brasileiro, 06/04/2020. Disponível em < https://youtu.be/BUsJFsz8GQY> Acesso em 06 fev. 2022. |