ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE HISTÓRIA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.
Goiás é um estado rico culturalmente no que diz respeito às festas populares. As festas populares integram o patrimônio histórico cultural e muitas delas expressam crenças e manifestações religiosas.
FESTAS POPULARES DE GOIÁS
Disponível em: https://pirenopolis.tur.br/cultura/folclore/festa-do-divino/cavalhadas. Acesso em 21 jun. 2023
As manifestações populares podem ocorrer por meio de festejos e celebrações, expressando crenças religiosas. Tais festejos integram o patrimônio histórico cultural que é imaterial.
Goiás possui festas populares espalhadas por todo o Estado e que são realizadas em diferentes épocas do ano.
As cavalhadas representam encenações dos conflitos, para domínio de terras, ocorridos entre mouros e cristãos na região da Península Ibérica (onde atualmente estão localizados Espanha e Portugal). Em Pirenópolis as Cavalhadas são bastante tradicionais e as dramatizações contam com cavaleiros que enfeitam seus cavalos com fitas e tecidos e os mascarados.
A Festa do Divino Pai Eterno acontece anualmente em Trindade no final de junho e início de julho. Muitos romeiros percorrem a pé longas distâncias para chegar até a cidade objetivando realizar agradecimentos ou cumprir penitências. Os desfiles de carros de boi são tradicionais durante a festa.
A Procissão do Fogaréu ocorre na cidade de Goiás, na quinta-feira da Semana Santa. Trata-se de uma encenação do momento da prisão de Jesus Cristo. Figuras encapuzadas, chamadas farricocos, interpretam o papel dos soldados que prendem Cristo e vão percorrendo as ruas da cidade com tochas acesas, seguidos por milhares de pessoas com velas.
AGORA É COM VOCÊS, VAMOS RESPONDER ALGUMAS QUESTÕES?
QUESTÃO 1
As manifestações culturais, por meio de festejos, integram o calendário religioso e movimentam cidades e a população local..
A Festa do Divino Pai Eterno ocorre tradicionalmente em que cidade goiana?
(a) Trindade.
(b) Aparecida de Goiânia.
(c) Caldas Novas.
(d) Hidrolândia.
QUESTÃO 2
A manutenção das tradições de festas culturais é essencial para a preservação da identidade de um povo.
Na procissão do Fogaréu, ocorrida na cidade de Goiás, como são chamados os personagens que representam os soldados que executam a prisão de Jesus Cristo?
(a) Mouros.
(b) Farricocos.
(c) Mascarados.
(d) Cavaleiros.
QUESTÃO 3
Observe a imagem que representa o festejo das Cavalhadas na cidade de Pirenópolis:
Disponível em: https://pirenopolis.tur.br/cultura/folclore/festa-do-divino/cavalhadas/a-encenacao-das-cavalhadas. Acesso em 21 jun. 2023
(a) Qual situação histórica é representada nas Cavalhadas?
(b) Quais personagens são encenados na festa das Cavalhadas?
QUESTÃO 4
Leia o trecho de uma notícia:
A Congada de Catalão é uma festa celebrada desde 1876 em Goiás. A manifestação cultural reúne aspectos religiosos do cristianismo católico e das religiões de matriz africana, resultando numa tradição plural comum do sincretismo religioso brasileiro. O folclore e a religiosidade presentes na encenação, além das raízes do Congo, remetem também à cultura de Angola, Moçambique e outras regiões do continente africano.
O secretário de Estado da Cultura, Marcelo Carneiro, ressalta a relevância dessas festividades no Estado, principalmente por preservar no município uma cultura significativa que resgata o sentimento de fé. “Para nós, goianos, é um privilégio vivenciarmos essas manifestações tão singulares e representativas que enaltecem e fortalecem as tradições dos nossos municípios”, conclui.
Fonte: GOVERNO DE GOIÁS. Catalão retoma a celebração das Congadas. Disponível em: https://www.goias.gov.br/servico/21-cultura/127891-com-apoio-do-governo-de-goi%C3%A1s,-catal%C3%A3o-retoma-a-celebra%C3%A7%C3%A3o-das-congadas.html. Acesso em 21 jun. 2023.
Após a leitura do texto, o que você pode concluir sobre a importância da valorização e preservação das festas populares?
Autoria: | Lorena Guimarães |
Formação: | Formada em Pedagogia e Letras |
Componente: | História |
Habilidade: | (GO-EF03HI04-C) Conhecer e valorizar o patrimônio histórico e cultural de sua cidade, por meio de fontes materiais como monumentos, obeliscos e arquitetura; fontes imateriais como as manifestações culturais e populares: festas, culinária, música, arte e literatura. |
Referências: | DIÁRIO DO ESTADO. 10 festas populares e tradicionais goianas. Disponível em: https://diariodoestadogo.com.br/10-festas-populares-e-tradicionais-goianas-122375/. Acesso em 21 jun. 2023. GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume II. Ensino Fundamental Anos Finais. CONSED; UNDIME, 2018. 433 p. Disponível em <sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/27-documentos-gerais>>. Acesso em 23/03/2023. GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Cortes Temporais. CONSED; UNDIME, 2019. p. 143. Disponível em: <sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2 > . Acesso em 23/03/2023. PIRENÓPOLIS. As Cavalhadas de Pirenópolis. Disponível em: https://pirenopolis.tur.br/cultura/folclore/festa-do-divino/cavalhadas Acesso em 21 jun. 2023. RECORD TV GOIÁS. Cavalhadas reúnem milhares de pessoas. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=SmcjT9y_t3w. Acesso em 21 jun. 2023. TV BRASIL. Tradição de 270 anos, procissão do Fogaréu reúne 50 mil em Goiás. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=nPVizcVd8Ak. Acesso em 21 jun. 2023. |