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História – Extermínio e dominação: contradições do Tio Sam

Esta proposta de atividade de HISTÓRIA é destinada aos estudantes do 8° Ano do Ensino Fundamental Anos Finais.

Ao estudarmos história não podemos ignorar o que SCHMIDT cita sobre os estudos do alemão Jorn Rusen que defende em sua teoria (2017, p. 62): “compreender como o pensamento histórico contribui para orientar, temporalmente, a vida humana para dentro (identidade) e para fora (práxis). Em nossa prática de analisar, problematizar e tornar conhecível as facetas histórico-sociais ocorridas no tempo precisamos ter em mente que o estudo histórico não pode perder a perspectiva presente-passado-presente. Então,

VAMOS RESPONDER ALGUMAS QUESTÕES?

Observe a imagem acima e em seguida faça o que se pede.

Questão 1

Após observar a imagem responda:

A) Existe um contraste entre luz e escuridão na imagem. O que esse contraste representa?

B) Quem ou o que está chegando? Quem está saindo?

C) Determine a qual período histórico a imagem nos remete.

D) Direitos foram desrespeitados nessa representação de progresso? Quais? De quem?

Questão 2

Em um discurso ao Congresso dos Estados Unidos em 1823, o presidente Monroe disse:

“devemos considerar qualquer tentativa da parte deles [europeus] de estender seu sistema para qualquer parte deste hemisfério como um perigo para a nossa paz e segurança.”

Essa frase deu origem a uma doutrina política identificada como:

A) Doutrina Truman

B) Doutrina do Big Stick

C) Doutrina Monroe

D) Doutrina Mórmon

Questão 3

Caracterize a “Doutrina do Destino Manifesto” buscando explicar seu surgimento.

Questão 4

Observe as charges e faça o que se pede. 

Identifique e marque a opção correta que demonstra explicitamente essa política:

A) “[…]o Big Stick como políticas direcionadas à América Latina, sempre associadas a uma perspectiva da própria cultura e do pensamento político estadunidense de que esse país estava “acima” dos demais países da América em uma escala política, cultural, econômica e de progresso. Tal condição lhes daria um status que consideravam o modelo de civilização a ser seguido, legitimando, por essa perspectiva, o direito à hegemonia e uma espécie de poder de polícia internacional, a quem caberia manter a ordem no continente […]

B) Doutrina Monroe – EUA 1823 “A frase que ficou conhecida na história como resumindo o espírito da chamada Doutrina Monroe – “A América para os Americanos” ajudou a consolidar a percepção de que a referida política tinha como alvo a totalidade do continente americano.

C) A expansão territorial, o crescimento demográfico e o rápido desenvolvimento econômico dos Estados Unidos foram interpretados pelos estadunidenses como a prova de um destino glorioso, traçado por Deus. Essa crença, ainda muito presente naquela sociedade contemporânea, é conhecida como Doutrina do Destino Manifesto.

D) “Deus escolheu a América para que aqui se construísse a sede do paraíso terrestre, por isso, a causa da América será sempre justa e nada de mal jamais lhe será imputado. Os colonos são os verdadeiros herdeiros do povo eleito, pois prestavam a Santa Fé. Nossa missão é liderar os exércitos de luz em direção aos futuros milênios […]”.

SAIBA MAIS

Aperte o play e venha saborear novos conhecimentos.

Canal Uilson Duarte. “Atividade 16ª 8° Ano Influência Militar tio Sam”. Disponível em:<https://www.youtube.com/watch?v=UmwhQ8Atn5c>. Acesso em: 25 nov. 2022,

Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui: https://drive.google.com/drive/folders/1Y0q1N_l2BLfHQR1PJQJwnimiEaxvd26y

Habilidade:(EF08HI25) Caracterizar e contextualizar aspectos das relações entre os Estados Unidos da América e a América Latina no século XIX.
(GO-EF08HI25-A) Analisar criticamente as políticas e práticas intervencionistas adotadas pelo governo norte- americano na América Latina, no passado e no presente.
Referencial teórico 
Karnal, Leandro. História dos Estados Unidos : das origens ao século XXI / [et al.]. – São Paulo : Contexto, 2007.