You are currently viewing História – Exploradores do bairro

História – Exploradores do bairro

Esta proposta de atividade de História tem como base o DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais.

Disponível em: <https://www.canva.com>.  Acesso em: 17 de agosto de 2024.

Exploradores do bairro

Você sabe por que as cidades têm bairros?

Disponível em: <https://www.canva.com>.  Acesso em: 17 de agosto de 2024.

Com o passar do tempo, as cidades ficaram maiores, e, por isso, precisaram ser divididas em bairros. Isso ajuda as pessoas a encontrarem os endereços mais facilmente.

Os bairros são formados por ruas, avenidas e praças. Eles são lugares de convivência onde podemos brincar, visitar amigos,  fazer compras em padarias, supermercados, farmácias.

O que você encontra em um bairro?

Residências: Casas e apartamentos.

Comércios: Lojas, padarias, farmácias e supermercados.

Escolas: Instituições de ensino.

Praças e Parques: Espaços para lazer e atividades.

Igrejas e Centros Comunitários: Locais de prática religiosa e eventos.

Postos de Saúde: Atendimento médico.

Serviços Públicos: Delegacias, bombeiros e coleta de lixo.

Transporte: Linhas de ônibus e estações.

Áreas de Lazer: Centros esportivos e quadras.

Esses elementos são essenciais para o funcionamento e a qualidade de vida em um bairro.

É importante saber também, que os bairros podem ser de quatro tipos:

Disponível em: <https://www.canva.com>.  Acesso em: 17 de agosto de 2024.

Cada bairro tem seu próprio nome e história. Veja agora a imagem de um bairro conhecido em Goiânia:

Disponível em: <https://www.google.com/maps/place/Jardim+Nova+Esperanca,+Goi%C3%A2nia+-+GO/@-16.6421178,-49.3484332,14z/data=!3m1!4b1!4m6!3m5!1s0x935ef51cdca6f1fd:0xe3950e6777aacabd!8m2!3d-16.6452914!4d-49.3272514!16s%2Fg%2F1hb_gjp0t?entry=ttu&g_ep=EgoyMDI0MDgyMy4wIKXMDSoASAFQAw%3D%3D>.  Acesso em: 17 de agosto de 2024.

ATIVIDADES

QUESTÃO 1

Os bairros são compostos por ruas, avenidas e praças, cada um com seu próprio nome e história. Sobre este assunto responda:

A) Você sabe por que as cidades são divididas em bairros? Explique.



    B) Como um bairro pode surgir?



      C) O que está presente em um bairro?



        QUESTÃO 2

        A importância da divisão das cidades em bairros deve-se a necessidade de

        (A) permitir que as pessoas possam encontrar endereços e acessar serviços públicos e privados de maneira mais organizada.

        (B) possibilitar que todos os bairros tenham o mesmo nome e a mesma estrutura, facilitando a localização.

        (C) que cada bairro tenha menos áreas de lazer e serviços públicos, promovendo a economia de recursos.

        (D) que apenas as áreas comerciais sejam bem definidas, deixando as áreas residenciais sem organização específica.

        QUESTÃO 3

        Os elementos essenciais para o funcionamento e a qualidade de vida em um bairro são

        (A) residências, comércios, escolas, praças, e áreas de lazer.

        (B) apenas residências, escolas e estabelecimentos comerciais.

        (C) somente igrejas, centros comunitários e escolas municipais.

        (D) apenas serviços públicos como postos de saúde e transporte.

        QUESTÃO 4

        Veja o mapa do Bairro Aliança:

        Disponível em: <https://www.canva.com>.  Acesso em: 17 de agosto de 2024.

        Que tal agora, desenhar um mapa simples do seu bairro, marcando os principais lugares? Inclua residências, comércios, escolas e praças. Você poderá mostrar o seu desenho para um colega ou familiar e explicar o que você aprendeu sobre o seu bairro.



















        Autoria:Gabriele Leandro Dias
        Formação: Pedagogia/ Psicologia
        Componente Curricular:História
        Habilidades:(EF03HI05-A) Compreender que os nomes dados aos locais públicos (nome de bairros, ruas, praças, monumentos, edifícios etc.) não são aleatórios, mas há uma razão que permite inferir seus significados.
        Referências: 2020. Documento Curricular para Goiás (DC-GO). Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. Disponível em: https://cee.go.gov.br
        Pintangá Mais História. (Coleção do 2º ao 5º ano). São Paulo: Moderna, 2021.