Esta proposta de atividade de História tem como base o DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais.
Exploradores do bairro
Você sabe por que as cidades têm bairros?
Com o passar do tempo, as cidades ficaram maiores, e, por isso, precisaram ser divididas em bairros. Isso ajuda as pessoas a encontrarem os endereços mais facilmente.
Os bairros são formados por ruas, avenidas e praças. Eles são lugares de convivência onde podemos brincar, visitar amigos, fazer compras em padarias, supermercados, farmácias.
O que você encontra em um bairro?
Residências: Casas e apartamentos.
Comércios: Lojas, padarias, farmácias e supermercados.
Escolas: Instituições de ensino.
Praças e Parques: Espaços para lazer e atividades.
Igrejas e Centros Comunitários: Locais de prática religiosa e eventos.
Postos de Saúde: Atendimento médico.
Serviços Públicos: Delegacias, bombeiros e coleta de lixo.
Transporte: Linhas de ônibus e estações.
Áreas de Lazer: Centros esportivos e quadras.
Esses elementos são essenciais para o funcionamento e a qualidade de vida em um bairro.
É importante saber também, que os bairros podem ser de quatro tipos:
Cada bairro tem seu próprio nome e história. Veja agora a imagem de um bairro conhecido em Goiânia:
ATIVIDADES
QUESTÃO 1
Os bairros são compostos por ruas, avenidas e praças, cada um com seu próprio nome e história. Sobre este assunto responda:
A) Você sabe por que as cidades são divididas em bairros? Explique.
B) Como um bairro pode surgir?
C) O que está presente em um bairro?
QUESTÃO 2
A importância da divisão das cidades em bairros deve-se a necessidade de
(A) permitir que as pessoas possam encontrar endereços e acessar serviços públicos e privados de maneira mais organizada.
(B) possibilitar que todos os bairros tenham o mesmo nome e a mesma estrutura, facilitando a localização.
(C) que cada bairro tenha menos áreas de lazer e serviços públicos, promovendo a economia de recursos.
(D) que apenas as áreas comerciais sejam bem definidas, deixando as áreas residenciais sem organização específica.
QUESTÃO 3
Os elementos essenciais para o funcionamento e a qualidade de vida em um bairro são
(A) residências, comércios, escolas, praças, e áreas de lazer.
(B) apenas residências, escolas e estabelecimentos comerciais.
(C) somente igrejas, centros comunitários e escolas municipais.
(D) apenas serviços públicos como postos de saúde e transporte.
QUESTÃO 4
Veja o mapa do Bairro Aliança:
Que tal agora, desenhar um mapa simples do seu bairro, marcando os principais lugares? Inclua residências, comércios, escolas e praças. Você poderá mostrar o seu desenho para um colega ou familiar e explicar o que você aprendeu sobre o seu bairro.
Autoria: | Gabriele Leandro Dias |
Formação: | Pedagogia/ Psicologia |
Componente Curricular: | História |
Habilidades: | (EF03HI05-A) Compreender que os nomes dados aos locais públicos (nome de bairros, ruas, praças, monumentos, edifícios etc.) não são aleatórios, mas há uma razão que permite inferir seus significados. |
Referências: | 2020. Documento Curricular para Goiás (DC-GO). Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. Disponível em: https://cee.go.gov.br Pintangá Mais História. (Coleção do 2º ao 5º ano). São Paulo: Moderna, 2021. |